Iniciativa integra políticas de proteção e apoio às trabalhadoras, com foco em capacitação prática, prevenção de riscos e fortalecimento da autonomia feminina.

Participantes aprenderão técnicas de defesa e prevenção que podem ser aplicadas em situações cotidianas de risco – Foto, inclusive da home: Comunicação
Com o objetivo de fortalecer a segurança, a autonomia e o bem-estar feminino, o Instituto de Assistência Familiar e Amparo Social dos Trabalhadores do Setor de Serviços (Iafas) realiza na segunda 14 de julho, curso gratuito de defesa pessoal voltado exclusivamente para mulheres. A atividade acontecerá entre às 8h e 11h, na sede do Instituto, localizado no setor Sul, capital Goiânia. As vagas são limitadas.
Durante o curso, as participantes aprenderão técnicas de defesa e prevenção que podem ser aplicadas em situações cotidianas de risco. A ação é voltada tanto para mulheres que buscam formas práticas de se proteger quanto para aquelas que desejam se sentir mais confiantes e preparadas no dia a dia.
“Nosso foco é o empoderamento por meio do conhecimento e da prática. A defesa pessoal vai muito além da resposta física: envolve consciência corporal, leitura de ambiente e atitude preventiva. É sobre ensinar a mulher a ocupar seu espaço com mais segurança e menos medo”, assinala Rubio Ferreira, responsável pela condução da atividade.
A iniciativa surge em resposta aos altos índices de violência física contra as mulheres registrados no País. De acordo com o Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a violência física representa 36,7% das notificações de casos no contexto da violência doméstica – sendo a forma mais recorrente entre os tipos de agressão. Já no estudo Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade, realizado pelos Institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da Uber e apoio técnico e institucional da ONU Mulheres, 68% das entrevistadas alegaram que têm muito medo de sair sozinha à noite no próprio bairro.
O curso faz parte das ações permanentes do Iafas voltadas à promoção da saúde, segurança e qualidade de vida das trabalhadoras e suas famílias. “O nosso papel é oferecer suporte real aos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive por meio de iniciativas que gerem autonomia, proteção e acesso à informação. A defesa pessoal é uma ferramenta concreta de prevenção à violência e uma forma de acolher as mulheres com o cuidado que elas merecem”, destaca a superintendente do Iafas, Rousilene Melo.
A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelos canais oficiais do Iafas: por meio do WhatsApp (62) 3988-3400, acessando o site iafas.org.br ou enviando e-mail para iafas@iafas.org.br. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Iafas
O Iafas é uma organização sem fins lucrativos, com o propósito de conectar trabalhadores e empresas em busca de mão de obra qualificada.
O Instituto, que atua como intermediário entre trabalhadores e empregadores, cadastra currículos para vagas de emprego nos segmentos de limpeza, conservação e de segurança privada em Goiás que estão com déficit de profissionais, oferece também benefícios como cestas básicas para alunos que concluírem os treinamentos, além de contar com farmácia própria com preços acessíveis para trabalhadores e seus familiares, distribuição de material escolar, dentre outros benefícios.
(Informações, sob adaptações: Comunicação)