Goiás sedia o maior evento de ética e IA do Brasil

O evento ‘Etos.IA – 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial’ contará com discussões conduzidas por grandes nomes nacionais e internacionais da tecnologia da informação, comunicação e pesquisa.

Vint Cerf, vice-presidente do Google: um dos atrativos no evento em Goiânia – Foto: Comunicação

 

A Inteligência Artificial e os diversos aspectos que envolvem o tema, pautam as discussões da Etos.IA – 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), e organizada pelo Instituto Campus Party.

O evento ocorre paralelamente à Campus Party Goiás 2025, de 20 a 22 de novembro, na sede do Shopping Passeio das Águas, e contará com painéis e palestras. A Cúpula coloca o Estado de Goiás no centro das discussões globais sobre tecnologia e ética, reforçando o protagonismo da gestão estadual nas pautas ligadas à inovação, à ciência e ao futuro digital.

Para o governador Ronaldo Caiado (UB), sediar a Cúpula é motivo de orgulho e consolida o importante papel de Goiás na área. “A Cúpula reforça o papel de Goiás como referência em inovação e tecnologia. Discutir os rumos da inteligência artificial, seus impactos e limites éticos é fundamental para garantir que o avanço tecnológico caminhe lado a lado com o respeito aos valores humanos e à responsabilidade social”, destaca Caiado.

 

Programação

O Etos.IA vai reunir autoridades, pesquisadores, empreendedores, estudantes e representantes da sociedade civil em uma programação que combina palestras, painéis, experiências imersivas e interações sensoriais. Os debates vão unir filosofia, ciência e prática, conduzidos por especialistas que estão moldando o futuro da inteligência artificial e discutindo seus impactos sociais, éticos e políticos.

Ocasião para grandes nomes das áreas de tecnologia da informação, comunicação, filosofia e pesquisa, do Brasil e do exterior exporem conhecimentos. Entre os convidados internacionais, estão o filósofo, escritor e professor da Universidade Harvard Michael Sandel; o ex-ministro da Educação da França, filósofo e escritor Luc Ferry; o pioneiro da internet, cofundador dos protocolos TCP/IP e vice-presidente do Google, Vint Cerf; e, o especialista em governança de IA e autor do Regulamento Europeu de Inteligência Artificial, Gabriele Mazzini.

Entre os participantes brasileiros, destaque para a jornalista e analista política do grupo Globo, Natuza Nery; a advogada, professora e apresentadora Gabriela Prioli; o filósofo Clóvis de Barros Filho, referência em ética e comunicação; e, o jurista Ronaldo Lemos, coautor do Marco Civil da Internet e membro do Oversight Board da Meta. O governador também participará de um dos painéis do evento.

A programação abordará o papel do Estado, da sociedade e da inovação no setor educacional, além dos marcos técnicos e filosóficos da criação da internet, suas implicações sociais e políticas e os desafios éticos que emergem na era da hiperconectividade. Também estarão em pauta os caminhos para equilibrar inovação, proteção de dados, ética e autonomia tecnológica, e como transformar a tecnologia em vetor de desenvolvimento sustentável e democrático no País.

Secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima diz que o evento também reforça a missão do Governo goiano em promover o debate público sobre o uso responsável da tecnologia. “A ética norteia as nossas vidas e, para nós que fazemos parte do serviço público, é fundamental incitar o debate. Promover a 1ª Cúpula em Goiás é uma oportunidade de reunir grandes nomes e trocar experiências que ajudam a pensar o futuro com responsabilidade”, afirma.

 

Experiências imersivas

Serão três dias de atividades, entre palestras nacionais e internacionais, painéis, interações e experiências imersivas, somando mais de 60 horas de conteúdo. O público terá acesso a experiências que provocam reflexões reais sobre ética, propósito e impacto social.

O evento contará ainda com a Arena de Soluções em IA, vitrine de inovação que reunirá startups, empresas e centros de pesquisa. Outro destaque é a Sala do Futuro da IA, dedicada à capacitação e formação de profissionais e servidores públicos em governança e uso ético da inteligência artificial.

A entrada é gratuita, mas para participar da programação é necessário fazer inscrição antecipadamente, pois o espaço está sujeito à lotação. As inscrições podem ser feitas na plataforma 4Events ou no site do evento – 2025.etosgoias.org.

 

Sobre o Etos.IA

Criado com o propósito de aprofundar a discussão no âmbito da inteligência artificial e de ser plural e inclusivo, o Etos.IA agrupa governos, líderes públicos, empresários, fundos de investimento, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, jovens talentos e sociedade civil organizada.

O evento em Goiás conta com apoio Institucional do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e Passeio das Águas Shopping, e patrocínio da Saneago de Goiás S.A. (Saneago) e da Equatorial Energia. A coorganização é do grupo Jaime Câmara e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!