‘Festival’ celebra os sabores regionais, reúne ‘chefs’, cultura e produtores locais, gera oportunidades econômicas e fortalece o calendário turístico, com entrada solidária.

Evento promete transformar Goiânia na capital da culinária brasileira – Fotos, inclusive da home: Divulgação/Secult Goiás

Idealização visa reunir experiências gastronômicas, apresentações culturais e ações de valorização do turismo regional
Goiânia se prepara para receber um dos maiores encontros de gastronomia e cultura do País: o festival Goiás Gastronomia. Lançado oficialmente em 8 de julho, o evento ocupará a sede do Parque Agropecuário em dois finais de semana, de 31 de julho a 3 de agosto, e de 7 a 10 de agosto, reunindo experiências gastronômicas, apresentações culturais e ações de valorização do turismo regional. Com apoio do Governo de Goiás, a iniciativa promete movimentar a economia local e consolidar o Estado no mapa dos grandes Festivais nacionais.
Promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização da Goiás Turismo, revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e recursos do Programa Goyazes, mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), o atrativo tem como objetivo impulsionar o setor de gastronomia, valorizar as tradições goianas e fomentar o desenvolvimento econômico regional. A iniciativa também conta com apoio da Vice-Governadoria de Goiás, sendo considerada um “evento piloto” de promoção para o MotoGP 2026, previsto para o Estado.
“Com o apoio do Governo de Goiás, teremos um momento grandioso reunindo profissionais e empresas experientes, compartilhando novidades e iniciativas que alavancam o desenvolvimento econômico e turístico do nosso Estado”, afirma Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Serão mais de 3 mil metros quadrados dedicados à gastronomia regional, com 30 operações de alimentação, da alta gastronomia à comida de rua, além de produtores artesanais de queijos, vinhos, cachaças, licores, geleias e mel. Destaques da programação incluem o consagrado Mesa ao Vivo Goiás e as experiências do Goiás Queijo e Vinho.
Mais de 50 chefs renomados de todo o Brasil participarão do evento com Oficinas práticas, cozinhas-shows, debates e atividades para adultos e crianças, incluindo aulas promovidas pela Escola de Gastronomia do Senac Goiás e pelo Cora Restaurante Escola.
Programação cultural
A programação cultural também é robusta: 50 apresentações folclóricas e artísticas, entre elas, a Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra de Violeiros (unidade da Secult Goiás), espetáculos de dança e teatro, e 12 shows com artistas goianos em dois palcos. O evento contará ainda com espaços inclusivos como sala azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), brinquedoteca, parque de diversões e Mesas-Redondas temáticas.
“Esse é mais um evento onde cultura, tradição, boa comida e grandes negócios se encontram. Temos certeza que o Goiás Gastronomia será um sucesso e contribuirá para consolidar o Estado no calendário nacional de turismo e gastronomia”, reforça Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac Goiás.
Os ingressos do Festival, que terá estacionamento gratuito e privado no local, são solidários e podem ser retirados gratuitamente pelo site ou aplicativo do Sympla, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao programa Sesc Mesa Brasil, que atende organizações sociais em Goiás.
Contato: (62) 99320-9720, @circuitogastronomicosenac e @senacgoias.

Na programação, 30 operações de alimentação, da alta gastronomia à comida de rua, além de produtores artesanais de queijos, vinhos, cachaças, licores, geleias e mel
(Informações, sob adaptações: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás)