‘Fica’ encerra com sucesso participação no ‘1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes’

Evento, realizado entre 9 e 15 deste mês, reuniu milhares de pessoas que prestigiaram produções premiadas no ‘Festival’, exibidas no espaço Caiçara.

Presença da comitiva da Secult reforçou compromisso do Estado com a preservação ambiental e o fortalecimento das culturas tradicionais – Fotos: Divulgação/Secult Goiás

 

“Muito importante essa troca de experiências e aprendizado que, com certeza, vamos implementar em nossos ‘Festivais’”, diz a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes

 

A participação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) no 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS), realizado em Paraty, Rio de Janeiro, foi um sucesso. Durante os quatro dias de programação, milhares de pessoas passaram pelo evento, e tiveram a oportunidade de assistir a 12 filmes premiados da 25ª edição do Fica, que aconteceu em junho, na cidade de Goiás.

A presença da comitiva da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) reforçou o compromisso do Estado com a preservação ambiental e o fortalecimento das culturas tradicionais. “Para nós da Secult é muito importante essa troca de experiências e aprendizado que, com certeza, vamos implementar em nossos ‘Festivais’”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Além dos filmes do Fica, o público também teve a oportunidade de conferir produções da Mostra Fiocruz e de territórios, exibidas no espaço Caiçara. “O audiovisual se torna uma ferramenta poderosa ao dar visibilidade às lutas das comunidades e trazer à tona discussões sobre saúde e sustentabilidade, que são fundamentais para o nosso futuro”, salienta o representante da Fiocruz e pesquisador, Guilherme Franco Netto.

A participação do Fica no EITS proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre questões ambientais e culturais, com foco nas comunidades tradicionais e no desenvolvimento sustentável. O evento também serviu como plataforma importante para preparar o terreno para as discussões da COP 30, que será realizada no Brasil em 2025.

Com o encerramento da programação, a Secult Goiás celebra mais um passo na promoção das políticas culturais e ambientais, fortalecendo o papel de Goiás como referência em discussões globais sobre preservação e sustentabilidade.

 

Discussões

O Encontro foi realizado entre os dias 9 e 15 de setembro, em Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, reunindo 140 palestrantes nacionais e internacionais e cerca de 70 representantes de povos e comunidades tradicionais da América Latina e da África. Além da exibição de filmes, a programação contou ainda com Conferências, Mesas de Debate, Oficinas, vivências e visitas de campo. A iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o Colégio Pedro II (CPII) e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).

Também participam da construção do evento organizações como a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), a Coordenação Nacional de Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), principal organização de representação dos Povos Guarani no Sul e Sudeste do Brasil.

A participação do Fica no acontecimento teve como foco ampliar conexões e parceiros para o evento goiano que tem pautado diversas discussões na área do audiovisual e de meio ambiente em todo o País.

 

(Informações: Comunicação Setorial da Secult Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!