Encantos culinários e culturais: a força de tradicionais ‘Festivais Gastronômicos’ e de ‘Inverno’ nos dois Estados, com vastos atrativos locais, regionais, estaduais e nacionais.
Minas Gerais e Bahia são Estados que exalam cultura, história e belezas naturais, oferecendo aos visitantes uma vasta gama de experiências ao longo de todo o ano.
Desde Festivais Gastronômicos que celebram os sabores únicos da região até os Festivais de Inverno que transformam cidades históricas em cenários mágicos, ambos os lugares são palco de variedade de eventos que enriquecem o calendário cultural e turístico neste segundo semestre.
Bahia
A cidade de Santa Cruz Cabrália, localizada na Costa do Descobrimento, é o berço do Festival Temperos de Cabrália. Em sua segunda edição, programada para julho de 2024, entre os dias 18 e 28, se dedica a preservar e celebrar a cultura gastronômica local, com destaque para os sabores dos frutos do mar e dos rios da região. O evento não apenas enriquece a experiência culinária com ingredientes locais e práticas sustentáveis. Tem muito mais!
Já a cidade de Prado se prepara para receber a 18ª edição do Festival Gastronômico que será realizada de 10 a 20 de outubro, celebrando a diversidade cultural e culinária das cidades de Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau sob o tema Sabores do Sertão ao Mar. Esse acontecimento anual não só oferece ampla programação gastronômica, mas também integra elementos culturais locais, proporcionando experiência única aos visitantes.
Minas
Entre 12 de julho e 10 de agosto, Diamantina ganha vida com seu Festival de Inverno, um dos eventos culturais mais aguardados da região. Promovido pela Pulsar Brasil, com apoio da Prefeitura local, do Sebrae, e patrocínio da Tambasa Atacadista e Cateno, a iniciativa combina música de qualidade, artes, gastronomia e atividades para toda a família. Além das renomadas apresentações da Orquestra Sinfônica e da Vesperata, haverá Oficinas, Feiras de Artesanato e espetáculos variados, destacando-se a presença de artistas como Zeca Baleiro e Adriana Araújo.
Entre 28 de junho e 28 de julho, Ouro Preto ganha mais vida com o seu Festival de Inverno, que promete encantar moradores e visitantes com celebração vibrante da cultura e da natureza da cidade histórica. Como grande marco, um cortejo artístico que sairá da praça Tiradentes em direção ao Largo do Rosário, dando início às festividades dos 313 anos do Município.
(Informações: Comunicação)