No final da tarde da sexta 8 de novembro, após intensa agenda e expediente na Secretaria de Estado da Educação, a secretária Fátima Gavioli liderou caminhada de Goiânia a Trindade.
A comitiva fez o trajeto entre Goiânia e a Capital da Fé em agradecimento por Goiás ter alcançado o topo do Ranking no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), conquista que garantiu ao Estado o título de Melhor Educação do País em 2024.
A secretária foi acompanhada por gerentes, coordenadores regionais de educação, superintendentes e servidores administrativos da Educação estadual, de Goiânia e do interior. A peregrinação religiosa teve início por volta das 18h, nas proximidades da sede do Terminal Padre Pelágio, e foi finalizada às 22h30, na escadaria de acesso ao Santuário do Divino Pai Eterno. O roteiro de 18 quilômetros foi percorrido com muita animação, devoção e fé.
A melhor Educação do País
Dados do Ideb, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano, colocaram Goiás no topo do Ranking nacional como a melhor Educação do Brasil.
O Estado atingiu a maior nota na comparação com as demais Unidades Federativas, se destacando com a média 4,8 no ensino médio. Goiás também ficou entre as únicas três Unidades que atingiram a meta do Ideb, junto com Pernambuco e Piauí.
Goiás também surpreendeu pelos resultados no ensino fundamental, com o primeiro lugar nos Anos Finais (média 5,5), ao lado do Ceará e do Paraná, e com nota 6,3 nos Anos Iniciais.
Idealizadora da caminhada a Trindade, Fátima Gavioli explicou que o resultado do Ideb só foi possível graças ao empenho incansável dos professores, dos servidores e dos alunos dedicados da rede estadual de ensino. “Caminhamos juntos em agradecimento a Deus por essa vitória. Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado [UB] por acreditar e investir tanto na Educação e também a todos que apoiaram essa jornada de sucesso”, disse a secretária, ao final da caminhada.
(Informações: Comunicação)