Repasse do Pafie garante autonomia financeira aos gestores, que precisam apresentar plano de aplicação dos recursos.
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, liberou mais uma parcela do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie) às escolas e creches da rede. São cerca de R$1,2 milhão provenientes do Tesouro Municipal, com a arrecadação de impostos como IPTU, ISS e ICMS.
O novo repasse garante autonomia aos gestores das unidades, possibilitando a utilização da verba para aquisição de equipamentos, materiais de limpeza e sanitizantes, manutenções e melhorias físicas, além das melhorias pedagógicas e outras demandas do dia a dia.
Autonomia destacada
Para a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, essa autonomia é fundamental para o avanço da qualidade da área educacional dentro de cada unidade. “O gestor é quem está cotidianamente na escola ou creche. Ele é quem sabe o que precisa ser adquirido. Podem ser coisas corriqueiras, mas que com o recurso são possíveis de serem viabilizadas com agilidade”, salienta.
“Para nós, enquanto gestores de uma unidade de ensino, é muito importante receber esse recurso da Prefeitura, porque isso nos dá autonomia para os ajustes, reparos e também as implementações de ações pedagógicas necessárias”, comenta Olly Heid Vargas, gestora da Escola Municipal Cecília Meireles, localizada na região Oeste.
Para receber o recurso, é necessário que cada unidade envie um plano de aplicação à Secretaria de Educação. Após passar por avaliação, é feito um cálculo do valor a ser transferido e que deverá ser utilizado em até 30 dias.
(Informações: Comunicação)