Em meio a atritos, convenções definem candidaturas em Uruaçu

Ao final das convenções, Uruaçu tem três chapas majoritárias e cerca de 140 nomes para disputa das 13 cadeiras do Legislativo, em cenário de buscas por reforços, conjecturas, controvérsias, trocas de farpas, envolvendo comandos municipais e estaduais. A campanha começa indefinida, sem liderança disparada na preferência e, claro, uma ‘enxurrada’ de pesquisas eleitorais.

Dia 6 de outubro, o eleitorado decidirá os rumos de Uruaçu através do voto – Fotos: Divulgação. Foto acima e da home: Divulgação/TSE

 

Convenções partidárias em Uruaçu resultam em três chapas majoritárias e quase 140 disputantes das 13 cadeiras da Câmara Municipal, num cenário de intensas buscas por reforços, conjecturas, controvérsias, farpas, englobando os comandos municipais e estaduais dos partidos.

A campanha, de abertura oficial na sexta 16 de agosto, começa indefinida, sem prefeitável disparado na preferência do eleitorado, que precisa, e muito, se valorizar.

Sem esquecer que pesquisas eleitorais continuam rendendo assunto.

A reportagem aborda as três chapas uruaçuenses. Confira!

 

 

Chapa Cristiano Solução (esq.)/Naná, do Novo, que tem o govenador de Minas, Romeu Zema, pré-candidato a presidente da República para 2026

 

Com um Plano de Governo enxuto, a chapa Cristiano Solução/Naná, ambos do partido Novo, é centrada em ideias, princípios e valores, com fundamentos na defesa de mudanças consideráveis em Uruaçu, cidade do Norte de Goiás, abrindo novas oportunidades e as mesmas chegando ao máximo de pessoas. Trata-se de construir uma nova cidade, deixar um legado de qualidade, esclarece Cristiano Ribeiro de Sousa, 48 anos, empresário que presidiu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciau), entidade da qual se licenciou no primeiro semestre, substituído por Osvando Teixeira. Também empresário, o vice Naná (registrado e batizado Denauir Pereira Cortes) é sócio do prefeitável na empresa Sollução Telecom.

Com tudo devidamente organizado (convenção, Plano e registros de candidaturas), o Novo tem cinco concorrentes ao cargo de vereador em Uruaçu. Somando seus propósitos, as chapas majoritária e de parlamentares são claras que têm força e coragem coletivas, demonstradas por Uruaçu e apresentadas com disposição e afinco pelos componentes, que não coligaram com nenhuma sigla.

Cristiano Solução destaca que eleito prefeito vai se dedicar, por exemplo, para com a qualificação profissional; geração de empregos e renda; valorização ao empresariado; desenvolver atividades de ligação com o cooperativismo.

Entre os apoiadores, o empresário Léo Açougueiro, que foi vereador em Uruaçu, político de muita atuação e que constantemente tem o nome lembrado para disputa da Prefeitura.

 

Naná

Natural de Anápolis, em 1993, o vice Naná foi morar nos Estados Unidos, onde permaneceu por 17 anos. Casado com Marisa Magalhães de Oliveira, tem quatro filhos, três deles americanos e residentes naquele País. O caçula é uruaçuense.

Ao JORNAL CIDADE, narrou: “Vim para Uruaçu em 2008, aqui construí a minha vida empresarial” e, é sócio proprietário das empresas Urugelo e Sollução.

“Me considero filho de Uruaçu, porque aqui eu construí um ciclo gigantesco de amizades e quero deixar a minha contribuição para o desenvolvimento de Uruaçu”, comenta.

 

O partido

Para o Novo, agremiação fundada no Brasil em 2011 e registrada oficialmente no ano 2015, as frentes políticas adversárias em Uruaçu simbolizam a mesmice (propostas e pessoas que se entrelaçam), razão a mais para que o eleitorado reflita e opte pela chapa Cristiano Solução/Naná.

Vivendo momento de crescimento e candidaturas em cerca de seiscentas cidades, o Novo tem Romeu Zema como governador de Minas Gerais, pré-candidato a presidente da República para 2026. Outro quadro precioso é o senador Eduardo Girão (CE). Em Goiás, o presidente é o empresário Leonardo Rizzo, candidato a vice-prefeito de Fred Rodrigues (PL), na capital Goiânia.

Limite legal de gastos declarado, em dados da Justiça Eleitoral: R$381.585,42 (mesmo valor informado pelos opositores).

 

[Leia mais sobre chapas, abaixo

 

 

Machadinho e Bia têm pautas e temas propositivos

Machadinho e Bia: amigos que trilham juntos, com atitudes propositivas e que focam a assistência social, saúde e humanidade, além de outras áreas.

Na vice, o prefeitável Machadinho (3º esq.) tem a vereadora Bia (esq.). Trabalho unido propositivo. Com eles, Zélio Horta, esposo de Bia; e, Márcia Pedrosa, esposa de Machadinho

 

Primeira chapa majoritária definida dentro de Uruaçu e com coligação de nome O melhor de Uruaçu para você (MDB, PP e Agir), Machadinho (MDB)/Bia (PP) teve homologação durante convenção realizada na manhã de 3 de agosto, na sede do Diretório emedebista.

Comerciante de atuação em diferentes ramos, Azarias Machado Neto concorre pela terceira vez ao cargo de prefeito, obtendo o segundo lugar nas disputas 2016 e 2020. Em 2018, concorreu a deputado estadual, ficando na suplência.

Atualmente ocupando o cargo de vereadora pela segunda vez, Maria Abadia Martins da Costa se tornou amiga de Machadinho e trilham juntos na política, em associação de imagens máxima. No alto de seu oitavo ano seguido trabalhando na Casa de Leis, Bia, juntamente com o colega Edimar Elias (do MDB e que vai tentar reeleição), são os dois que apoiam Machadinho, contrapondo os 11 vereadores apoiadores adversários.

Centrados em pautas propositivas, evitando ocupar tempo com causas de adversários, a dupla deixa claro querer trabalhar em benefício da assistência social, da saúde, da humanidade, além de outros opcionais da Prefeitura.

Limite legal de gastos declarado, em dados da Justiça Eleitoral: R$381.585,42.

 

Mais apoios

Lucas do Vale (MDB) e Adriano Baldy (PP), respectivamente deputados estadual e federal, participaram da convenção, usando o microfone, enaltecendo a chapa.

Adriano disse que Uruaçu sempre foi “referência na região e que a cidade precisa de mais, que agora chegou a vez e que agora é a vez de Machadinho e Bia”. Expôs também que dia 1º de janeiro estará na localidade para a posse de ambos e que um mês depois aguardará os dois no gabinete dele, no Congresso, em Brasília, para tratarem de liberação de emendas. O deputado estadual Julio Pina (Solidariedade) também é unido à chapa. Da mesma forma, entre outros, Solange Bertulino, prefeita uruaçuense na Administração 2013-2016.

Vice-governador de Goiás, presidente estadual do MDB e provável governador de Goiás por nove meses em 2026, Daniel Vilela é veemente incentivador de Machadinho e Bia. Novato no grupo, depois de cisão com outra frente política, Mauri Lemes, presidente do PP de Uruaçu, é um dos mais representativos apoiadores, chegando com a sigla forte em distintos quesitos. Outro experiente articulador é Evisio Silva, secretário municipal durante oito anos, coordenador de campanhas.

Até o fechamento da reportagem, no Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o PSD, presidido em Uruaçu pelo vereadoriável Divino Galvão, não constava como integrante da coligação. Na convenção, ele discursou e anunciou apoio, após não prosseguir então antiga parceria com hoje adversários.

Se posicionando neutra, a Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) detém vereadoriáveis que apoiam a chapa, mesmo que não oficialmente.

 

Vereadoriáveis

Em alguns exemplos de postulantes ao cargo de vereador da ala Machadinho/Bia, estão ex-ocupantes de cadeiras no Legislativo da cidade Pássaro Grande: Chapolim, Francisco do Ônibus, Joel do Salão, Raimundo Ferreira e Robson Pimentel.

Outros exemplos de casos são Professor André, vice-prefeito de Marisa Araújo no mandato 2001-2004; e, nomes que já disputaram outras vezes: Carlinhos da Luz, Carlos Instrutor, Professora Nailda, Raulzinho e Rute Ramos. Entre os estreantes nas urnas, Marcia Gleis e Sinomar Cristal.

Da maneira natural, Machadinho e Bia esperam se eleger e que seja eleita quantidade máxima de aliados para a Câmara.

 

[Outras informações sobre chapa, na submatéria final

 

 

Oziris Ribeiro e Coronel Maxwell: avanços iniciados por Valmir Pedro

Fundamentada no serviço desenvolvido pelas duas gestões Valmir Pedro (PSDB), chapa Oziris Ribeiro/Coronel Maxwell adentra campanha eleitoral confiante na vitória em 6 de outubro.

Oziris Ribeiro (esq.) e Coronel Maxwell (3º esq.): apoiados por deputados federais (inclusive José Nelto [2º esq.]) e estaduais, 11 dos 13 vereadores, pelo prefeito Valmir Pedro (4º esq.) e pelo governador Ronaldo Caiado – Foto: Juliano Moreira/Divulgação

 

O próprio nome da coligação informa o desejo da chapa Para Uruaçu continuar avançando. O prefeitável Oziris Ribeiro (UB), juntamente com o vice Coronel Maxwell (PL), destaca atuação dentro “do padrão de qualidade” das gestões 2017-2020 e 2021-2024 do incentivador maior Valmir Pedro, prefeito que surpreendeu a muitos nas conjecturas políticas. De forma destacada, ao buscar um nome para prefeito em corrente opositora e, na definição do nome do vice.

“O Valmir seguiu bons critérios, sempre foi amigo do Oziris, pessoas de respeitos mútuos. Apena eram adversários políticos! O Oziris representa sucesso total, seja na condição de pessoa, pai de família e na vida empresarial. O maior empresário com atuação em Uruaçu e, que mesmo tão ocupado, teve a ideia de expandir responsabilidades nas empresas dele e, tem vontade enorme de ajudar, ainda mais, Uruaçu, através da Prefeitura”. Palavras ditas por um articulador político e empresário do agronegócio ao JORNAL CIDADE, quando do lançamento oficial da pré-candidatura de Oziris.

Na composição da coligação, também estão Mobiliza, PDT, PRTB, PSB, Solidariedade e a Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/Cidadania).

“Queremos desenvolver grandes atividades para o povo de Uruaçu. Trabalho de excelência, dando sequência ao excelente trabalho empreendido pelo Valmir Pedro. O que for necessário aumentar, vamos aumentar, sempre visando o de melhor para o o Município e o povo!

 

Coronel Maxwell

Advogado, o vice Maxwell Franco de Moraes – popular Coronel Maxwell, em alusão ao fato de ser policial militar da reserva –, comandou o 14º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás (14º BPM), situado na cidade nortense.

É dos quadros do PL, presidido em Uruaçu por Guthierys Souza, que havia salientado ao periódico, antes das convenções: “‘Todo mundo’ queria ser o sucessor do Valmir Pedro, mas conversando, cada um se conscientizou bem do seu papel exercido no grupo, não tem o que discordar, chegou-se aqui com consenso fechado em torno do nome do Oziris, foi um acerto do Valmir a escolha do Oziris Ribeiro!… Não tem o que falar do Oziris como grande gestor, é o maior empresário de Uruaçu, amigo pessoal do governador Ronaldo Caiado [UB]”. E: “O senador Wilder Morais, o Gustavo Gayer [deputado federal], os deputados estaduais, estamos todos, do PL, juntos com o Oziris Ribeiro… O acordo com o senador Wilder Morais é que o PL indique o vice do Oziris”.

 

Governador

Dia 12 de agosto, foi publicado vídeo, com o governador de Goiás oficializando apoio para a chapa Oziris Ribeiro/Coronel Maxwell, fator avaliado pela ala como um dos mais fundamentais para a conquista da vitória em 6 de outubro.

Entre outros apoiadores, deputados federais e estaduais; e, 11 dos 13 vereadores.

 

(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Colaborou: João Felipe de Souza. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!