Consenso marcou o pleito, realizado no plenário da Casa de Leis, na noite da quarta-feira 1º de janeiro, quando também foram escolhidos os presidentes das Comissões Permanentes e Ouvidorias.
O vereador GCM Romário Policarpo (PRD) é, pela quarta vez consecutiva, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, ao ser eleito de forma unânime pelos colegas parlamentares para comandar o Poder Legislativo da capital Goiânia neste primeiro biênio – 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026 –, da 20ª legislatura do órgão.
Os vereadores recém-empossados destacaram, durante votação nominal em plenário a confiança que depositam no presidente eleito, além de sua capacidade de agregar. Lealdade e competência na condução do Poder Legislativo foram outras qualidades de Policarpo apontadas pelos parlamentares.
A eleição da mesa diretora da Câmara foi realizada logo após a sessão solene que empossou – na sede do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) –, o prefeito Sandro Mabel (UB); a vice-prefeita Coronel Cláudia Silva Lira (Avante); e, os 37 vereadores eleitos no mês de outubro. Na ocasião, antes de os pares seguirem para a sede do Legislativo, foi formalmente instalada a 20ª legislatura, correspondente ao período de exercício dos mandatos dos eleitos – de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.
Inédito
É a primeira vez na história da Câmara que um vereador é eleito presidente da Casa por quatro vezes seguidas. Nesse pleito, não houve chapa concorrente à mesa diretora. A chapa única, encabeçada por Romário Policarpo, foi apresentada e aprovada integralmente por todos os 37 vereadores, demonstrando, conforme afirmou a maioria, “maturidade” na construção do processo.
“Me sinto honrado por ter conseguido construir esse consenso; por ter colegas de partidos de extremos opostos, como o PL e o PT, votando em mim”, destacou Policarpo em seu pronunciamento. “Entendo que todos os vereadores, independentemente de siglas partidárias ou de bandeiras, têm de ser tratados de forma igualitária. Acredito que o respeito com o qual tratamos cada vereador, cada partido, cada ideal, foi o que me levou a ser reconduzido ao cargo de presidente desta Casa”, acrescentou.
Nascido na Região Administrativa Gama-DF, Romário Barbosa Policarpo é guarda civil metropolitano em Goiânia. Formado em Gestão de Segurança Pública pela Uni-Anhanguera, com forte atuação no meio sindical, ocupou a presidência do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia). Também foi presidente da Associação dos Servidores da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (ASGMG). Em 2016, conquistou o seu primeiro mandato de vereador pela capital.
Das quatro eleições em que concorreu à presidência da mesa diretora da Câmara, esta foi a primeira vez em que o mesmo foi eleito por unanimidade. Em entrevista, Policarpo declarou sentir-se orgulhoso por causa disso e apontou a saúde, em Goiânia, como um dos principais desafios da atual gestão. Segundo informou, o prefeito Sandro Mabel (UB) deverá enviar projetos à Casa dentro da próxima semana, o que poderá resultar na suspensão do recesso legislativo, com convocação de sessões extraordinárias.
Composição
Confira, a seguir, como ficou a composição da mesa diretora para o biênio 2025/2026:
Presidente: Romário Policarpo (PRD)
1º vice-presidente: Anselmo Pereira (MDB)
2º vice-presidente: Isaías Ribeiro (Republicanos)
3º vice-presidente: Sargento Novandir (MDB)
4ª vice-presidente: Leia Klébia (Podemos)
1º secretário: Henrique Alves (MDB)
2º secretário: Juarez Lopes (PDT)
3º secretário: Thialu Guiotti (Avante)
4ª secretária: Aava Santiago (PSDB)
5º secretário: Oseias Varão (PL)
1º vice-presidente corregedor: Tião Peixoto (PSDB)
2º vice-presidente corregedor: Coronel Urzeda (PL)
Comissões
Logo após a eleição da nova mesa, encerrada pouco antes das 19h30 –, os vereadores se reuniram para eleger os titulares e suplentes das Comissões Permanentes e Ouvidorias da Casa. Os mandatos nas funções internas do Legislativo da capital têm duração de dois anos. Os nomes foram anunciados por volta das 23h, quando os trabalhos tiveram conclusão.
Veja, a seguir, quem são os presidentes das Comissões e Ouvidorias neste biênio:
Constituição e Justiça: Luan Alves
Finanças, Orçamento e Economia: Welton Lemos
Obras e Patrimônio: Heyler Leão
Educação, Ciência e Tecnologia: Professor Edward Madureira
Saúde e Assistência Social: Dr. Gustavo
Lazer: Sanches da Federal
Trabalho e Servidores Públicos: Sargento Novandir
Direitos da Criança e Adolescente: Aava Santiago
Direitos Humanos e Cidadania: Daniela da Gilka
Direitos Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano: Pedro Azulão Jr.
Legislação Participativa: Rose Cruvinel
Direitos do Consumidor: Coronel Urzeda
Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Social: Oséias Varão
Meio Ambiente – Kátia Maria
Direitos dos Idosos – Markim Goyá
Segurança Pública e Patrimonial– Major Vitor Hugo
Pessoas com Deficiência e Necessidades Especiais – William Veloso
Mista – Cabo Senna
Fiscalização do Transporte Público Coletivo – Geverson Abel
Proteção, Direitos e Defesa dos Animais – Lucas Vergílio
Direito da Mulher – Leia Klébia
Cultura – Fabrício Rosa
Ética – Ronilson Reis
Ouvidoria de Combate a Crimes Raciais – ouvidor Fabrício Rosa
Ouvidoria da Mulher – ouvidora Aava Santiago
(Informações, sob adaptações: Comunicação)