Com presença de autoridades maçônicas, desenhista projetista recebe homenagem em solenidade realizada na sede do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia.

Para a Loja Maçônica Vale do Tocantins, o trabalho de Edson Galvão ‘foi fundamental para que essa valorosa obra de caridade fosse implementada em Uruaçu, acolhendo aqueles que mais precisam de um lar’ – Fotos, inclusive da home: Acervo pessoal/Edson Galvão

Edson Galvão (dir.) relembrou e detalhou quando o visionário doutor Aderbal Teixeira (esq.) lhe solicitou o projeto arquitetônico da sede do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia. Era o ano 1980

Evento da entrega da honraria aconteceu no interior do Abrigo, contando com a participação de autoridades maçônicas (Uilton Teixeira Costa [esq.] é o presidente do Abrigo)…

…Dos idosos internos, da equipe de trabalho (a exemplo de Glênio Elias Costa [dir.]) e familiares do homenageado

“Hoje estou aqui feliz da vida”, discursou o homenageado Edson Galvão
No dia 21 de dezembro, a Loja Maçônica Vale do Tocantins, sediada em Uruaçu, prestou homenagem para Edson Galvão, profissional de tradicional ligação com o segmento da construção civil.
A alta honraria Moção de Aplausos e Agradecimentos conferida ao desenhista projetista foi possível devido a importância do agraciado para com a entidade, fundada em 7 de novembro de 1950 e atualmente presidida por Jader Frederico Abrão (Venerável Mestre).
Na justificativa, consta ser ‘pela relevante e inestimável contribuição para as atividades do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia, pois doou o seu trabalho e inteligência’ para projeções e construção de edificações pioneiras que receberam os primeiros acolhidos. Também, destacando Edson Galvão: ‘O seu trabalho foi fundamental para que essa valorosa obra de caridade fosse implementada em Uruaçu, acolhendo aqueles que mais precisam de um lar’.
‘Feliz da vida’
Ao fazer uso da palavra, Edson Galvão, acompanhado pela esposa Professora Estela Coêlho Galvão e pela filha Bárbara Siqueira no ato, comentou: no início da década de 1980, foi procurado pelo então jovem médico Aderbal Alves Teixeira, oriundo da capital Goiânia, com a informação de que havia pretensão da implantação em Uruaçu de local que pudesse acolher “pessoas mais necessitadas”. Segundo o desenhista projetista, o maçom lhe solicitou se “poderia fazer o projeto arquitetônico da casa e eu prontamente o atendi”. A resposta foi sim, sem ônus algum.
“Em vista disso, hoje estou aqui feliz da vida para receber esse ‘Diploma’ de honra ao mérito”, disse aos presentes na cerimônia realizada na sede do Abrigo.
Vieram a construção inicial, as etapas de ampliação, passados 45 anos, o mesmo doutor Aderbal fez chegar até Edson Galvão o comunicado de que a Loja, responsável pelo Abrigo (na atualidade, presidido por Uilton Teixeira Costa), o homenagearia por agora. Ele respondeu que sim, aceitaria a homenagem, agradecendo ao mesmo tempo.
Parceria é isso, fazer o bem sem olhar a quem é isso. Todo reconhecimento justo tem a sua valorosa importância. Homenagear Edson Galvão em reconhecimento e relembrança da boa vontade, do apoio concedido pelo mesmo há mais de quatro décadas e meia, foi acerto primordial da Loja, fechando 2025 com chave de ouro.
(Jota Marcelo)


