Médico há 55 anos, doutor Francisco Barroso recebeu homenagem do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), com a ‘Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2025’.

Doutor Francisco Barroso foi homenageado em 16 de outubro pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), com a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2025 – Foto (mais a da home): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

Doutor Francisco foi representado na cerimônia do Cremego por doutor Alexandre Marra, advogado e filho dele – Foto: Divulgação

20 médicos com mais de 35 anos de atuação ética na medicina e conduta ilibada receberam homenagem do Cremego, com presença de amigos, familiares e representantes de entidades médicas. Um deles, doutor Francisco Barroso, médico atuante em Uruaçu, cidade da filial do JORNAL CIDADE – Fotos: Comunicação/Cremego

Solenidade celebrou o Dia do Médico e os 20 anos da criação da Comenda, um dos mais principais reconhecimentos da medicina em Goiás

Diploma de doutor Francisco Barroso, quando da formatura dele pela Universidade Federal de Goiás. Era o início da década de 1970 – Foto: Reprodução

Especialização de doutor Francisco Barroso em Medicina do Trabalho, ganhando aprovação nacional na primeira tentativa, em São Paulo-SP – Foto: Reprodução
Médico desde 1970 – são cinco décadas e meia (55 anos) de atuação –, doutor Francisco Barroso foi homenageado em 16 de outubro pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), com a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2025.
Criada em 2005, a honraria é concedida anualmente a profissionais que se destacam pela conduta ética, dedicação ao exercício da medicina, contribuição para o ensino, pesquisa e representatividade perante a classe médica. A escolha dos homenageados, 20 no total, é feita pelos conselheiros representação.
Na cerimônia realizada na sede do Cremego, em Goiânia, duas datas especiais: a celebração do Dia do Médico (18 de outubro) e os 20 anos da criação da Comenda que se tornou um dos mais importantes reconhecimentos da medicina goiana.
Devido questão de saúde, doutor Francisco foi representado na cerimônia de condecoração por doutor Alexandre Marra, advogado e filho dele.
Neste ano, os 20 médicos e médicas agraciados têm em comum mais de 35 anos de atuação e trajetória marcada pela excelência, o respeito à ética médica, a valorização da medicina e o compromisso com a saúde da população. A solenidade ocorreu sob clima de reconhecimento público a profissionais que se tornaram referência para colegas, alunos e a sociedade, pelo exemplo de compromisso com a vida, ciência, ética médica.
Formado em 1970
Natural de Niquelândia, cidade do Norte goiano, doutor Francisco Barroso formou-se em medicina no ano de 1970 pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o CRM/GO (registro profissional) 1084 e é especialista em Medicina do Trabalho, área na qual milita há anos, após atuar por mais de três décadas no então Hospital São Vicente de Paulo.
Além da tradicional atuação de cerca de 55 anos em Uruaçu, o mesmo também trabalhou durante algum tempo, concomitantemente, em Colinas do Sul, reduto do Nordeste goiano.
Proprietário da Medical Center São Francisco (matriz em Uruaçu, filial na vizinha Alto Horizonte), se constituiu em um dos mais renomados e qualificados médicos do trabalho de Goiás. Ao memorizar os estudos dentro da especialização em Medicina do Trabalho na capital São Paulo, pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Nacional (AMB) de Medicina do Trabalho (ANAMT), chama atenção para o fato de ter sido aprovado nacionalmente já na primeira tentativa, algo possível por meio de jornadas de aprendizagens.
A clínica tem apenas doutor Francisco Barroso e a esposa Fabricia Daiane na sociedade, atendendo colaboradores de empresas em geral e renovou recentemente contrato com a Mineração Maracá (Alto Horizonte) por mais quatro anos. Tanto na matriz, estabelecida em prédio próprio no Centro e construído dor doutor Francisco, como na filial, é grande a movimentação no cotidiano.
Legado
Para o filho doutor Alexandre, aos 81 anos, doutor Francisco Barroso carrega “uma trajetória marcada pela dedicação, ética e pelo amor ao cuidado com o próximo, valores que transcendem o exercício da profissão e inspiram todos que têm o privilégio de conhecê-lo”.
Sublinhando que no mês em que é celebrado o Dia do Médico, o advogado detalha que a homenagem “simboliza não apenas o reconhecimento de uma carreira exemplar, mas também o legado de compromisso e humanidade que ele deixa à medicina e à sociedade. Parabéns, pai, por uma vida inteira dedicada a curar, aliviar e ensinar. Sua história é motivo de orgulho e gratidão!”.
Vereador enaltece trajetória
O vereador Luizim Pauferro (PSD), de Uruaçu, parabenizou em vídeo doutor Francisco Barroso pela homenagem recebida do Cremego, resumindo, dentro da trajetória profissional do médico, ações assistenciais e de solidariedade dele, narrando, por exemplo, o quanto doutor Francisco ajudava e ajuda quando solicitado.
Luizim Pauferro relembrou os avós paternos Luiz Pauferro (prefeito de Uruaçu no mandato 1989-1992) e Divina dos Santos Moreira, primeira-dama, que sempre se destacaram pela prática de ações assistenciais.
Em parte dessas iniciativas, através de parceria com doutor Francisco Barroso. Igualmente, o parlamentar parabenizou médicos em geral pelo Dia do Médico.
(Jota Marcelo. Com dados, em parte, da Comunicação/Cremego)