Na atual gestão, a política cultural é encarada como um dos pilares do desenvolvimento social e humano.

Prefeito Machadinho e secretário Divino Galvão – Foto, inclusive da home: Secom/Prefeitura
O prefeito Machadinho (MDB) anunciou Divino Galvão da Silva como novo secretário municipal de Cultura, fortalecendo a política de valorização das manifestações culturais e o apoio aos fazedores de cultura do Município nortense.
Com ampla experiência na Administração pública, Divino Galvão é tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Pitágoras/Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e acumula mais de dez anos de atuação nos Poderes Executivo e Legislativo. Ao longo da trajetória, o mesmo ocupou cargos como secretário municipal de Indústria e Comércio, superintendente de Administração e Educação, e na Câmara Municipal de Uruaçu, diretor de Gestão.
Entre as prioridades do novo auxiliar, estão o fortalecimento das ações culturais descentralizadas, o apoio a artistas locais, a preservação do patrimônio histórico e imaterial, e a integração da cultura às demais áreas da gestão pública, ampliando o acesso da população às atividades artísticas e culturais em todos os bairros e distritos uruaçuenses.
Instrumento e diálogo
O objetivo da gestão é valorizar ainda mais a cultura como instrumento de cidadania e identidade. Uruaçu é rica em talentos e tradições, e novas ações vão garantir que essa riqueza seja reconhecida e celebrada por todos, avalia Machadinho.
Divino Galvão, de grande talento através da voz e do violão (é tradicional católico participante de coral religioso), afirmou ao JORNAL CIDADE que se sente orgulhoso de atuar no governo 2025-2028 de Uruaçu e que as portas da Pasta cultural estão abertas a todos, com o secretário registrando convite para que a militância visite a sede da Secult frequentemente, ao mesmo tempo em que garante: não vai faltar diálogo em favor do segmento cultural.
(Informações, sob adaptações: Secom/Prefeitura)