Com aprovação interna definida, tramitação envolve agora a Governadoria e a Assembleia Legislativa. Professor Edson se mostra confiante na aprovação. Veja opiniões.
Professor Edson (em cerimônia de formatura): “A participação no Conselho Estadual de Educação é uma oportunidade para consolidar o trabalho em prol da educação de qualidade” – Fotos (Arquivo) (acima/página principal; abaixo [também durante cerimônia de formatura]; e, mais abaixo): Rede social
No dia 25 de maio, ocorreu a 119ª Sessão do Conselho Universitário (CSU) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que indicou o Professor Doutor Edson Arantes Junior (Professor Edson) para o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO). Isso, em meio ao processo eleitoral da Universidade, que só terminou no início de julho.
A UEG tem três vagas no CEE-GO, uma de indicação do reitor da UEG, uma indicada pelo CSU e outra eleita entre os docentes da instituição. Após a indicação, Professor Edson teve seu nome encaminhado ao governador Ronaldo Caiado (Democratas), que deverá encaminhá-lo à Assembleia Legislativa para que os deputados estaduais o sabatinem.
Professor Edson chegou em Uruaçu no ano de 2006, atualmente é coordenador do Câmpus Norte da UEG, onde liderou a implementação do curso de bacharelado em Direito. Atua como docente no Mestrado em História da UEG e é membro da Academia Uruaçuense de Letras (AUL), presidida por Carlos Henrique Alves do Rêgo (Carzem).
Sua gestão na UEG de Uruaçu é marcada pela consolidação acadêmica da Unidade. Procurado pelo JORNAL CIDADE, ele afirmou que “a participação no Conselho Estadual de Educação é uma oportunidade para consolidar o trabalho em prol da educação de qualidade”.
Na torcida
Atualmente a composição do Conselho, presidido até 12 de dezembro próximo por Flávio Roberto de Castro, soma 26 nomes e os mandatos têm períodos com duração diversificada. A reportagem colheu opiniões a respeito da possível indicação de Professor Edson. Confira.
“O Professor Doutor Edson Arantes é um amigo e companheiro da Educação de Goiás. Professor, gestor e com uma visão que ajudou consolidar a UEG em Uruaçu. Sendo indicado membro do CEE, poderá ajudar a sugerir medidas que visem ao aperfeiçoamento do ensino e emitir pareceres sobre assuntos ou questões, que serão submetidos pelo Governo do Estado. Poderá promover correições em qualquer estabelecimento vinculado ao sistema estadual de ensino, e sugerir providências. Poderá ajudar, e muito, com suas funções consultivas, normativas e deliberativas para assessorar as Secretarias”. – PROFESSOR RICARDO PACANARO, coordenador regional de Educação de Uruaçu, representante educacional do Governo de Goiás no Município e em outros oito (Alto Horizonte, Amaralina, Campinote, Hidrolina, Mara Rosa, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás e São Luiz do Norte)
“Sei que o Professor Doutor Edson é uma pessoa ilibada, séria e ele tem condições, acredito, de representar bem, atuando no Conselho Estadual de Educação de Goiás, fortalecendo a área educacional de Uruaçu e da região. Torço para que seja aprovado!” – OZIRES RIBEIRO SILVA, presidente do Democratas de Uruaçu – Foto (Arquivo): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE
“Todo conselheiro de Educação é um mediador entre o poder público e a sociedade civil, o olhar criterioso do Professor Doutor Edson Arantes Júnior muito pode contribuir nas decisões do colegiado visando resguardar toda a diversidade cultural que temos no Estado de Goiás. Uruaçu ganharia notoriedade na área educacional tendo um representante junto ao CEE. E o Professor Edson sempre demostrou ser um amante e defensor da Educação. Fiquei muito feliz em saber da sua possível indicação ao Conselho Estadual de Educação de Goiás. Tenho certeza que nos representaria muito bem, foi uma indicação mais do que justa e, que muito engrandece nossa Uruaçu. Nosso sonho sempre foi tornar Uruaçu um grande Polo Educacional. E o Professor Edson tem demostrado que também comunga dos mesmos ideais, desde que chegou em nossa querida Uruaçu, em 2006. Parabéns Professor Edson e sucesso sempre! Viva Uruaçu”. – PROFESSORA EUNICE FARIA, profissional com atuação na área educacional de Uruaçu e do Estado; e, que foi secretária municipal de diferentes Pastas do Município de Uruaçu – Foto (Arquivo): Marcello Dantas – @levephotoart
“Educador preparado, capacitado, concursado na UEG, o Professor Edson trabalha com dedicação e sabemos do esforço dele na área. Se depender de mim e da minha torcida, ele atuará no Conselho, algo que será uma conquista não só para Uruaçu, mas para toda a região. Quanto mais forte for a nossa região, maior representação teremos em âmbito estadual. Cada vez que nos estruturarmos melhor, Uruaçu se torna ainda mais a ‘Capital do Norte’”. Educação forte, Norte sempre melhor. Desejo boa sorte ao Professor Edson e estamos com ele, pois é merecedor”. – MACHADINHO, suplente de deputado estadual – Foto (Arquivo): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE
“Parabéns ao Professor Édson pela indicação! É pessoa ímpar, muito importante para a Educação não só de Uruaçu, mas de todo o Estado de Goiás. Estou torcendo para que assuma cadeira no Conselho Estadual de Educação, ajudando ainda mais nossa região, nesse segmento tão significativo para as famílias”. – RAFAEL CASCATINHA, assessor parlamentar
“É uma função de extrema importância, pois o Conselho Estadual de Educação faz a regulação e supervisão de todo o nosso sistema estadual de Educação. O Professor Edson, por seu trabalho e trajetória acadêmica, está gabaritado a exercê-la, e certamente representaria muito bem a UEG e o nosso Município de Uruaçu”. – PROFESSOR RODRIGO GABRIEL, diretor da Faculdade Serra da Mesa (FaSem)
(Jota Marcelo e Márcia Cristina)