Parceria com o Narayana Health permitirá troca de conhecimento e implementação de tecnologias inovadoras, que incluem telemedicina e integração de prontuários médicos.

Hospital da Índia é referência global em medicina de alta complexidade a baixo custo – Fotos: Marcelo Lopes/Governo de Goiás

Secretário de Saúde Rasível Santos (esq.) e o diretor do hospital, Nitin Manjunath, durante a assinatura do termo de cooperação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB, oficializou, na segunda 17 de fevereiro, termo de cooperação entre o Governo de Goiás e o hospital indiano Narayana Health, referência mundial em medicina de alta complexidade a baixo custo. A parceria foi selada durante visita de comitiva goiana à unidade localizada em Bangalore, na Índia.
O acordo prevê a troca de conhecimento e a implementação de tecnologias inovadoras no sistema de saúde goiano. Entre as inovações estão o modelo de gestão Hub and Spoke, que melhora a eficiência dos recursos, além da expansão da telemedicina, integração de prontuários médicos e aprimoramento das cirurgias cardíacas pediátricas.
“Vamos trazer para Goiás um modelo de saúde que é referência internacional, garantindo atendimento mais ágil e eficiente para os pacientes”, afirmou Caiado. O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que a parceria ajudará a otimizar a rede hospitalar goiana. “Com essa troca de experiências, podemos agregar valor, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência na utilização dos nossos hospitais”, disse.
A comitiva contou também com o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) e o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo. Durante a visita, o grupo conheceu setores estratégicos do Hospital Narayana, como Cardiologia, Terapia Intensiva, Telemedicina e o Centro de Esterilização, além do tratamento inovador CAR-T Cell para leucemias e linfomas, desenvolvido na Índia a custos reduzidos.
Outro destaque foi a plataforma Athma, que unifica informações clínicas dos pacientes, integrando evolução médica, exames e prescrições em sistema semelhante ao WhatsApp. “Essa parceria coloca Goiás na vanguarda da inovação na saúde pública no Brasil”, conclui Rasível Santos.
(Informações, sob* adaptações: Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás)