Artigo em revista médica internacional destaca o potencial técnico-científico de Aparecida

Mayler Olombrada, que teve dois artigos publicados na ‘New England Journal of Medici-ne’, é médico no HMAP e pretende realizar estudos em Aparecida para aprimorar os serviços prestados à população devido ao potencial da cidade para a inovação e a ciência.

 

“A publicação desses artigos num periódico renomado como a ‘New England’ é mais uma mostra da capacidade de Aparecida e de seus profissionais em contribuir para a ciência mundial”, comenta o médico – Foto (acima/da página principal): Wigor Vieira/Prefeitura

 

O cardiologista, professor, pesquisador e diretor técnico do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), Mayler Olombrada, teve dois artigos publicados na quinta, 26 de agosto, na New England Journal of Medicine (NEJM), revista médica estadunidense reconhecida pela comunidade científica mundial, publicada pela Massachusetts Medical Society há mais de dois séculos e laureada em 1996 com o Prêmio Polk por excelência jornalística. Os trabalhos são relativos a estudos sobre a melhor estratégia para se prevenir complicações tromboembólicas em pacientes com Covid-19, e, segundo Mayler, novas pesquisas estão em andamento e poderão embasar iniciativas para aprimorar a atenção à Saúde para a população de Aparecida.

“Mayler participou como investigador e coautor dos dois artigos, embasados por três estudos, e depois que os concluiu trouxe os resultados para conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde [SMS]. Ele tem interesse em desenvolver trabalhos científicos no HMAP porque é uma unidade de excelência e destacou que Aparecida tem potencial para ter um Centro de Inovação e Pesquisa atuante com destaque nacional e até internacional”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

 

Covid-19 em foco

Os artigos Anticoagulação terapêutica com heparina em pacientes criticamente enfermos com Covid-19 e Anticoagulação terapêutica com heparina em pacientes não críticos com Covid-19, demonstram a realidade dos tratamentos com medicações já disponíveis para todos os profissionais. Mayler Olombrada destaca que “procuramos avaliar as melhores estratégias de anticoagulação, seja de profilaxia, com dose mais baixa, ou de anticoagulação plena, que seria com dosagem mais alta. Nos pacientes críticos não conseguimos evidenciar a superioridade de uma das duas possibilidades, mas nos não críticos houve um melhor resultado”.

A recepção dos artigos foi tão positiva que a New England publicou um editorial (Sobrevivendo ao Covid-19 com heparina?) comentando os trabalhos. Segundo dados da instituição, que é considerada uma das mais influentes e citadas na literatura científica do gênero no mundo, cerca de um milhão de pessoas em todo o planeta leem as publicações semanalmente.

 

Potencial científico e tecnológico de Aparecida

“Atualmente desenvolvo estudos com pesquisadores não apenas sobre a Covid-19, mas também em outras áreas e acredito que Aparecida tem um grande potencial para desenvolver pesquisas clínicas tanto na área de Saúde como também envolvendo aspectos de ciência e tecnologia, como, por exemplo, inteligência artificial. Estamos trabalhando, dentre outras coisas, num aplicativo que nos permite classificar radiografias de tórax como Covid-19 ou não, e poderíamos levar essa ferramenta para ser utilizada nas Unidades Básicas de Saúde [UBS’s] locais”, diz Mayler Olombrada.

O médico pesquisador acrescenta que também está trabalhando numa iniciativa que prevê complicações baseada no uso de inteligência artificial nas tomografias de pacientes internados com suspeita de Covid-19. A esse respeito, ele frisa que “podemos desenvolver muitos estudos do interesse do Município. A publicação desses artigos num periódico renomado como a New England é mais uma mostra da capacidade de Aparecida e de seus profissionais em contribuir para a ciência mundial”.

 

(Informações: Comunicação – Polliana Martins)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!