Iniciativa é fruto de parceria da OAB-GO, via Comissão da Mulher Advogada e da Comissão da Advocacia Jovem, com o objetivo de combater à pobreza menstrual.
Foi entregue, na manhã da quinta-feira 12 de maio, mais de 4 mil unidades de absorventes para a Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Elas serão distribuídas para estudantes da rede estadual de ensino em situação de vulnerabilidade social.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Fabíola Ariadne, e a secretária-geral da CMA, Sirley da Silva Oliveira, estiveram presentes na cerimônia. A secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, também compareceu.
A iniciativa é fruto de parceria da OAB-GO, por meio da CMA e da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), com o objetivo de combater à pobreza menstrual, problema de saúde pública que é uma das causas da evasão escolar e contribui para o baixo rendimento, por afastar da escola as alunas por uma semana todos os meses do ano.
“A falta de acesso a absorventes higiênicos leva inúmeras mulheres a utilizarem itens inadequados que colocam em risco a saúde íntima. Daí, a importância de iniciativas como estas”, afirma Fabíola Andrade.
Novos projetos
A presidente da CMA também confirmou que começou as tratativas para o retorno do Programa OAB nas Escolas, em parceria com a CAJ, cujo objetivo é de conscientizar alunos das escolas públicas e privadas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania e abordar temas jurídicos relevantes à vida e ao cotidiano da população.
(Informações: www.oabgo.org.br)