“Chega de representantes que, ou estão preocupados consigo mesmo, ou com temas que não têm a ver com uma Câmara Municipal da envergadura da capital”, afirma Cipriano em entrevista ao JORNAL CIDADE.
Primeiro-suplente de vereador nas eleições municipais de 2020 em Goiânia, o advogado trabalhista e economiário da Caixa, Eurípedes Cipriano Mota, um uruaçuense da gema, está a todo vapor na pré-campanha por uma vaga na Câmara Municipal da capital neste ano. Entre as estratégias, revela ele ao JC, Cipriano tem dialogado com muitos conterrâneos de Uruaçu que residem ou têm parentes em Goiânia, ouvindo também deles propostas para sua pré-candidatura.
“Estamos construindo um projeto de mandato. É preciso chegar no Legislativo com propostas concretas que correspondam com os interesses da população. Chega de representantes que, ou estão preocupados consigo mesmo, ou com temas que não têm a ver com uma Câmara Municipal da envergadura da capital”, afirma.
Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1982, Cipriano se especializou em Direito Trabalhista e Previdenciário. Também fez várias outras especializações em Direito e sobre dependência química, por exemplo.
Mas foi como servidor concursado da Caixa Econômica Federal que definiu boa parte de sua trajetória. “A Caixa é o banco que mais atende a população mais necessitada e em questões vitais como moradia, FGTS ou seguro desemprego, por exemplo. E isto nos ensina muito sobre as necessidades da nossa gente”, destaca.
Lá também se alinhou nas atividades de classe, se tornando dirigente sindical há vários anos. Atualmente preside o Conselho Deliberativo da Associação do Pessoal da Caixa (Apcef).
Há cerca de 30 anos Cipriano fundou o Grupo Associação Espírita Ajudantes Anônimos com Jesus (Grupo AJA). Nele promove ações de solidariedade em setores mais vulneráveis de Goiânia e da região metropolitana. “Gosto de ações práticas, então promovo muitas palestras de orientação contra as drogas, prevenção do alcoolismo, fornecimento de alimentos, trabalhos voluntários de vários gêneros”, exemplifica.
‘Prêmio Betinho’
Esse trabalho social rendeu ao uruaçuense reconhecimento nacional. Em 2011, por votação popular, Cipriano recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã. No mesmo ano, também foi agraciado com o Prêmio Ações pela Cidadania da Global Peace Foundation. “Até hoje me emociono com isso. Só me estimularam a não parar mais”, conta sorridente.
Consequentemente, foi um dos fundadores da Associação Brasileira Espírita de Direitos Humanos e Cultura de Paz (ABREPAZ). Assim promove palestras gratuitas presenciais ou virtuais em Congressos, Seminários e Simpósios sobre prevenção às drogas em Goiás e outros Estados. Além disso, é membro da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO).
Filiado ao PT, pelo qual vai concorrer, Euripedes Cipriano também é Mestre Maçom instalado – Grau 33°, e membro da Loja Lealdade e Fraternidade 162, onde ocupou o posto de Venerável entre 2018 e 2019. Na campanha, está totalmente alinhado com a pré-candidata do seu partido a prefeita da cidade, Adriana Accorsi.
Ouvindo a população, Cipriano conta que já definiu que deverá propor emendas parlamentares para organizações que realizam trabalhos sociais importantes e que não têm sido contempladas pelos atuais parlamentares. “Também espero criar um conselho do mandato para que os setores organizados ajudem a propor e identificar projetos de interesse coletivo para que eu possa apresentar e defender caso seja eleito”, observa ao finalizar.
(Informações: Redação. Com Comunicação. Com atualizações)