Abilio Wolney e Itamar de Lima: cidadãos goianienses

Destacando trajetórias dos dois profissionais do Judiciário, vereador entrega honrarias afirmando estar satisfeito com as novas cidadanias do juiz e do desembargador.

Propositor Anselmo Pereira (centro) e os homenageados Itamar de Lima (esq.) e Abilio Wolney (dir.) no  plenário da Câmara, na noite da sessão – Foto: Asmego/Divulgação

 

Juiz Abilio expressou se sentir orgulhoso com a honraria concedida por Anselmo Pereira – Foto: Aplicativo/Abilio

 

Já na condição de goianiense, Abilio usou a tribuna e discursou – Imagem: TV Câmara/Câmara Municipal de Goiânia

 

As honrarias foram propostas por Anselmo Pereira, que presidiu a sessão solene de outorga de Título Honorífico de Cidadão Goianiense concedidos dia 14 de março para o juiz Abilio Wolney Alves Neto e o desembargador Itamar de Lima, na presença de familiares, autoridades, personalidades e populares, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia. A homenagem recebeu aprovação unânime dos vereadores.

Durante a sessão, Anselmo Pereira, vice-presidente da Casa de Leis, e os dois usaram palavras deles, na tribuna, atendendo a impressa, dialogando com os presentes.

Em dados da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, o desembargador Itamar de Lima e o juiz Abilio Wolney se destacam “pela integridade, pelo compromisso com a Justiça e pela dedicação em garantir um sistema judicial mais justo e eficiente. Ambos representam o verdadeiro espírito da magistratura, sempre buscando a aplicação imparcial da lei em prol da sociedade”, afirmou a vice-presidente da Asmego, Renata Nacagami, presente na mesa diretiva representando a presidente Patrícia Carrijo.

Em informações disponibilizadas à imprensa, informações sobre a atuação de cada agraciado destacam suas histórias de vidas e atuações profissionais, conforme a seguir, em transcrições com adaptações.

 

Abilio

Abilio Wolney Aires Neto: natural de Dianópolis, atual estado do Tocantins, é filho da poetisa e escritora Irany Wolney Aires e do Cartorário Zilmar Póvoa Aires (in memoriam). Desde cedo, demonstrou vocação para a área jurídica e para a cultura das letras. Mudou para Goiânia em 1989, visando cursar Direito, e nos últimos anos, Jornalismo, História e Filosofia, a caminho das graduações. Ingressou no Ministério Público de Goiás (MP) em 1993 e, em 1999, na magistratura, onde, após atuar em diversas comarcas do interior, foi promovido à entrância final da capital em 2010. Também é escritor, com 16 títulos publicados e várias participações em antologias. Sua obra abrange história, pesquisa acadêmica, poesia e Direito, com destaque para a série O Barulho, que revisita eventos históricos do então Norte goiano. É membro de entidades culturais e acadêmicas, como o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), a União Literária Anapolina, a Academia Goianiense de Letras e a Academia de Letras de Dianópolis. Ele, que já recebeu diferentes Título de Cidadania em outros municípios e no estado de Goiás, é articulista do JORNAL CIDADE, através da coluna Pauta Cultural.

Na área jurídica, é informado que juntamente com outros colegas de trabalho, Abilio conquistou os denominados selos Ouro e Prata de Produtividade do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), destacando-se como juiz da 9ª Vara Cível de Goiânia, onde atua há 15 anos com excelentes índices de produção, atendimento à demanda e processos andamentados em média dentro de um prazo inferior a 30 dias das “conclusões” ao gabinete, destacando-se, também, no sistema do atendimento aos advogados pelo Gabinete Virtual, sem prejuízo do presencial.

 

Itamar de Lima

Itamar de Lima, natural da goiana Caldas Novas, é desembargador desde outubro de 2013, depois de atuar na advocacia, em Goiânia, na área administrativa e cível, ao longo de 26 anos. “Estou vivendo o momento mais importante de minha vida profissional”, revelou na época.

Formou-se em Direito pelo hoje Centro Universitário do Distrito Federal (UDF [Brasília-DF]), integrou os quadros da Força Aérea Brasileira (FAB) e exerceu a função de especialista no Gabinete da Vice-presidência da República, em Brasilia, durante a gestão Aureliano Chaves.

O homenageado havia assumido diferentes cargos públicos em Goiânia, inclusive como diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), além de ter trabalhado na Câmara Federal como secretário parlamentar, na função de assessor jurídico legislativo (Jota Marcelo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!