Prefeito de Trindade destacou a importância de pensar o planejamento urbano de forma integrada entre os municípios.

Encontro discutiu propostas do PDUI da Região Metropolitana de Goiânia e contou com participação de prefeitos, secretários e representantes do setor imobiliário – Foto, inclusive da home: Secom/Trindade
O prefeito de Trindade, Marden (UB), acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Pedro Otávio Alves Freire, participou na* terça 22 de abril, de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, realizada na sede do Sindicato das Imobiliárias e Condomínios de Goiás, em Goiânia. O encontro foi promovido pelo SecoviGoiás em parceria com a Associação Goiana de Municípios (AGM).
A pauta principal foi a apresentação dos principais pontos do anteprojeto de lei e o diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Goiânia, que busca harmonizar políticas públicas entre os municípios, a ser submetido à aprovação dos integrantes do Codemetro.
Crescimento
Marden destacou a importância de pensar o planejamento urbano de forma integrada entre os municípios.
“A Região Metropolitana de Goiânia cresce de maneira acelerada, e precisamos avançar com um modelo de desenvolvimento que seja harmônico, sustentável e inclusivo. Trindade tem interesse direto nesse debate, pois os desafios urbanos extrapolam fronteiras geográficas e exigem soluções coletivas”, afirmou.
O chefe do Executivo também reforçou o papel estratégico do Conselho na governança regional. “Essa articulação entre municípios é essencial para promovermos políticas públicas eficazes, principalmente nas áreas de mobilidade, habitação, uso do solo e infraestrutura. O PDUI é um instrumento que pode nos ajudar a construir uma região metropolitana mais integrada e equilibrada para todos os goianos”.
A reunião contou com a presença do prefeito de Hidrolândia e presidente da AGM, Zé Délio Jr. (UB), e do secretário municipal de Planejamento e Regularização Fundiária de Aparecida de Goiânia, Andrey Azeredo, o assessor técnico da Secretaria-Geral de Governo de Goiás, Alexandre César, além de técnicos e representantes de outras prefeituras da região.
Composição
O Codemetro foi instituído em 2000, e entre suas funções estão promover a execução de atividades locais que ultrapassem a capacidade dos municípios, coordenar a celebração de convênios articular a formação de Consórcios Intermunicipais e prestar apoio técnico e administrativo aos membros.
Presidido por Adriano da Rocha Lima, titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), o Conselho é dividido em grupos:
Grupo I: Goiânia
Grupo II: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia e Hidrolândia
Grupo III: Brazabrantes, Caturaí, Goianira, Guapó, lnhumas, Santa Bárbara de Goiás e Trindade
Grupo IV: Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Goianápolis, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Terezópolis de Goiás.
(Informações, sob* adaptações: Secom/Prefeitura e Secom/Governo de Goiás)