FATO RELEVANTE – ‘1ª SEMANA DA SAÚDE DE URUAÇU’

A Associação Estadual de Apoio à Saúde – Organização Cláudio Brandão realizou a 1ª SEMANA DA SAÚDE DE URUAÇU, com atendimentos entre 3 e 7 de setembro, nas zonas urbana e rural da cidade do Norte goiano.

A unidade móvel de saúde conta com acesso à rede mundial de computadores (internet) para que os cardiologistas parceiros possam emitir os laudos à distância – Fotos: Organização Cláudio Brandão

 

As atividades se iniciaram com atendimento médico no Povoado do Funil e, posteriormente na Vila Primavera I. O evento não recebeu um único centavo do governo federal, estadual ou municipal, é fruto do esforço do médico Cláudio Brandão e de um grupo de desprendidos profissionais da saúde. Doutor Cláudio Brandão adaptou uma carreta de 15 metros, transformando-a em uma moderna estrutura médica com três consultórios climatizados com ar-condicionado, sendo um consultório oftalmológico e dois consultórios clínico, cardiológico e ginecológico. Equipados os dois últimos com dois aparelhos de ultrassonografia e um aparelho de eletrocardiograma.

A unidade móvel de saúde conta com acesso à rede mundial de computadores (internet) para que os cardiologistas parceiros possam emitir os laudos à distância.

O atendimento primoroso tem no comando o médico Cláudio Brandão, que atendeu o pedido de vários amigos e ex-pacientes para não se esquecer de sua gente em Uruaçu, já que está rodando o Estado com o maravilhoso projeto social. Relatos de pacientes dão conta que nunca viram nada igual e que torcem para o retorno do projeto para mais eventos do tipo. O médico uruaçuense já avisa que no próximo mês estará no Povoado da Água Branca e em um bairro periférico de Uruaçu (a ser definido) (leia, abaixo, a sequência da reportagem).

 

 

 

 

 

 

 

 

Na etapa uruaçuense de atendimentos, foram contabilizados quatrocentas e oitenta e duas consultas médicas; trezentas e cinquenta e seis ultrassonografias de todos os tipos (endovaginal, abdômen total, ultrassom de próstata e ultrassom mamário); e, mais de mil exames laboratoriais disponibilizados para a população.

Doutor Cláudio Brandão comenta que o poder público desenvolve trabalho fundamental através do Sistema Único de Saúde (SUS), “mas toda a sociedade civil tem obrigação de dar sua contribuição. Quem tem muito, muito deve a quem pouco ou nada tem”, opina, complementando: “Eu queria fazer muito mais e, se tiver maiores condições, quero adquirir mais uma unidade móvel [carreta] para receber um aparelho de mamografia. E com isso, promover campanhas de prevenção de câncer de mama em todas as localidades onde o acesso à saúde é sabidamente precário”.

error: Conteúdo Protegido!!