Machadinho, Bia e vereadores empossados em Uruaçu. Fábio Vasconcelos reeleito presidente da Câmara

Durante sessão solene da manhã da quarta-feira 1º de janeiro, os vitoriosos das eleições de 6 de outubro de 2024 em Uruaçu tomaram posse na sede da Câmara. Prefeito, vice-prefeita, secretários municipais e vereadores comentam importância da somatória de união e forças em favor da municipalidade. Dia foi marcado também pela eleição da nova direção do Legislativo. O JORNAL CIDADE colheu opiniões abordando as posses, a nova etapa da política e da gestão pública de Uruaçu, os trabalhos. Confira, ao longo desta reportagem histórica!

Machadinho e Bia, agora prefeito e vice-prefeita uruaçuenses, empossados durante sessão solene presidida pelo vereador Josimar Nogueira (esq.) – Fotos, inclusive as duas da home: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE e Luiz Aparecido/Especial

 

Vereadores por Uruaçu,…

 

…13 representantes também…

 

…Ganharam posse

 

O juramento do prefeito Machadinho

 

Juramente da vice Bia

 

Oficialmente, Machadinho foi empossado (se tornou prefeito oficialmente) às 11h em ponto…

 

…Bia foi empossada oficialmente vice-prefeita às 10h58

 

Luciano Bordiga, servidor concursado da Câmara Municipal de Uruaçu: experiência, eficiência ao ajudar conduzir e orientar trabalhos legislativos

 

No cerimonial, Divina Lena, em mais um show de condução de evento

 

Comissão Eleitoral: Raimundo Ferreira (esq.), Jhonatha Fernandes e Michel Mindlin – Foto: Valdimir Júnior/Câmara

 

Reeleito presidente da Câmara na disputa contra Professora Nailda, Fábio Vasconcelos assegurou que o Legislativo 2025-2028 terá trabalho em sintonia com o Executivo. Nesta foto, os dois colegas disputantes

 

Sessão durante eleição do comando da Câmara no novo ano

 

Plenário lotado…

 

…Mostrando a vontade popular

 

Lembrança do JORNAL CIDADE: famílias tradicionais em Uruaçu, com nomes atuando na cena política: presidente reeleito Fábio Vasconcelos (esq.) e vice-presidente Diogo Carvalho. Mozart Vasconcelos, pai de Fábio, foi presidente da Câmara Municipal, e, entre 2 de fevereiro de 1983 e 31 de janeiro de 1989, prefeito. Octaciano de Carvalho e Silva (Dé Baiano), avô paterno de Diogo, foi prefeito entre 31 de janeiro de 1959 e 31 de janeiro de 1961 – Foto: Valdimir Júnior/Câmara

 

Diogo Carvalho (PDT), vereador/vice-presidente da Câmara – O que representa esse 1º de janeiro de 2025 na sua vida? “Momento muito importante pra mim e, acredito, para cidade de Uruaçu. Daqui para a frente é um novo marco, uma nova política. E minha gratidão a todos os votos que me foram conferidos. Gratidão a toda a cidade, a toda a população. Reafirmar o nosso compromisso de trabalho com os bairros, com a população, com a saúde, com a educação, com o social. Hoje é um dia de muita gratidão. Quero externar essa gratidão a toda a nossa população, a todo o povo de Uruaçu. Que daqui em diante possamos fazer um trabalho em unidade, com o Executivo, para o povo, a favor do povo. É um sentimento de gratidão!”.

 

Vereador Josimar Nogueira: presidente das sessões e, passando a presidência ao vice Diogo Carvalho, uso da tribuna

 

Vereadora Joveny Magalhães na tribuna, discursando em nome dos 13 parlamentares

 

Vereador Jhonatha Fernandes igualmente fez uso da tribuna, homenageando colegas da Casa de Leis

 

Escritora Sinvaline Pinheiro, representando o povo, também fez uso da tribuna, externando mensagens, focando principalmente a coletividade e o meio ambiente – Foto: Raphael Sousa/Portal Impacto (Uruaçu)

 

Vereador Michel Mindlin

 

Professora Nailda: sem se sentir derrotada na disputa presidencial

 

Joana D’Arc (MDB), vereadora – “É uma data muito especial para mim, porque eu gosto de trabalhar e ajudar as pessoas. Eu estou tendo a oportunidade de fazer esse trabalho, representar as pessoas, fazer com que as pessoas tenham melhorias de vida, qualidades de vida”. No que dependendo do seu gabinete, a população e o município de Uruaçu terão muito trabalho? “Sim, a população tem a porta do meu gabinete aberta, pode vir procurar e eu vou representar com todo amor e carinho!”. Mais que saúde e educação, áreas em que já atuou, Joana D’Arc é vereadora de todos os segmentos? “Sim, em todos os segmentos quero ajudar, com o meu trabalho!”.

 

Luizim Pauferro (PSD), vereador – O que passa pela sua cabeça, envolvendo as datas 1º de janeiro de 1989 e 1º de janeiro de 2025? “Você [Jota Marcelo] me pegou de surpresa com a pergunta!… Muito emocionado, é de arrepiar tudo, da cabeça até os pés! 1º de janeiro de 89, Luiz Lourenço Moreira [Luiz Pauferro, falecido em agosto] estava assumindo a prefeitura de Uruaçu, e agora, 1º de janeiro de 2025, Luiz Lourenço Moreira Neto, eleito vereador pelo povo, aqui nessa Casa de leis, assumindo. A responsabilidade é dobrada, a emoção não está cabendo dentro do peito, queria que meu avô estivesse nesta sessão solene, mas eu tenho certeza que lá de cima ele ‘está vendo’ 100% o que está acontecendo. Acima de tudo, eu tenho certeza, pela minha postura, minha conduta, ele está orgulhoso!”. Indagado sobre a relevância da esposa Renata Borges Moreira na novata trajetória política do mesmo, o vereador respondeu: “Minha mulher, que está aqui do meu lado, é meu alicerce, ela é minha base! Você, que está nesse meio político, desde ‘menino’, é um dos mais experientes, sabe que não é fácil! Não vou negar que a gente passa por ‘frio na barriga’, fica com tremedeira, com dor de cabeça… Eu não vou estar mentindo, pois isso acontece com qualquer um! Mas, aqui, quando eu pego a mão dela, ela recarrega as minhas energias. Se não fosse a minha esposa, eu não teria chegado até este momento!”.

 

Paulo Cantor (PDT), vereador reeleito – A reportagem imagina que a emoção sua de hoje não é menor do que quatro anos atrás!: “Correto, corretamente! Eu quero, primeiramente agradecer ao JORNAL CIDADE pelo espaço, e agradecer ao eleitorado de Uruaçu pela confiança de mais quatro anos para a gente poder trabalhar, com muita transparência, honestidade e total compromisso com o povo em geral!”. Seu gabinete permanece aberto a todos os segmentos? “Com certeza, o meu gabinete é aberto ao público, o período é o dia todo, aberto ao povo, seja qual for o assunto. A gente sabe da importância desse atendimento ao público e através do público, das pessoas, é que a gente tem condição de fazer os melhores projetos para a nossa cidade!”.

 

Rones Maia (UB), vereador – Sua emoção é a mesma lá de trás, das outras posses, para as legislaturas 1993-1996, 1997-2000, 2009-2012? “É um prazer muito grande voltar a falar ao JORNAL CIDADE. Acho que a emoção hoje, é até muito maior, porque depois de 12 anos afastado da política, tinha ‘encerrado’ a minha atuação política, ainda voltei! Deus me deu isso, de eu ter ganhado mais uma eleição na minha vida, e só tenho que agradecer a Deus. Eu queria aproveitar esse espaço no JORNAL CIDADE e agradecer a toda a população, aqueles que me deram o seu voto, aqueles que torceram pra mim, dizer a eles que neste 1º de janeiro nós estamos ‘fazendo’ a presidência da Câmara, mas, estamos, toda a Câmara de Vereadores, – e eu na qualidade do mais velho, posso falar isso bem –, com a missão de cumprir um dever: sermos uruaçuenses, companheiros do Machadinho e de toda a sociedade. Fomos eleitos não para o Machadinho, nós fomos eleitos para sociedade do Uruaçu. Então, o Machadinho teve o mesmo êxito que nós, 13, e unidos, nunca seremos vencidos: Legislativo e Executivo. Sou o mais velho do Legislativo e eu tenho a missão de não deixar fazer aquela baixaria antiga que estavam fazendo, que essa última legislatura fez. Ela teve muita baixaria. É o que eu tenho que fazer: lutar pela normalidade! E, eu confio em Deus, tenho a satisfação de dizer que não vai ter baixaria, porque eu estou conversando, e vou chegar, mais, nos meus amigos e falar a eles: ‘Olha, a roupa suja lava em casa, não traga pra sessão!’. Vamos ter uma harmonia e um companheirismo e, uma Câmara respeitada, pois ela ficou desrespeitada. Ultimamente, ‘todo mundo’ estava criticando, e eu estou falando como amigo e companheiro deles. Não citei nome de ninguém, nem nada, mas a gente tem que ter respeito pela sociedade. Para a Câmara fomos eleitos, para representar o município e o povo! Quero deixar bem claro para ‘a turma’ do Machadinho, ao Machadinho e a sua turma… Bem claro!: a Câmara é sua companheira, é sua parceira, é companheira nos quatro anos. Ninguém é contra Vossa Excelência, não! Sou companheiro de todos, aqui dentro da Câmara e de Uruaçu, estou aqui para ajudar e serei um dos maiores para lutar pelo seu governo, Machadinho. E, obrigado a todos! Que Deus abençoe a todos!”.

 

Raimundo Ferreira (MDB), vereador – A emoção é mesma da posse anterior, em 1º de janeiro de 2017? “Corretíssimo, e é uma emoção muito grande, a qual eu agradeço a população da cidade de Uruaçu, por confiar em mim 588 votos, retornando à Casa legislativa. É sinal que a gente trabalhou bem. Quando a gente trabalha bem, a gente retorna à Casa para fazer o melhor de nós, aqui vereadores!”. O vereador Raimundo Ferreira vai permanecer igual sempre foi, inclusive longe de trocas de farpas e baixarias? “Sim, o Raimundo, vocês veem aí, por todas as partes, na rede social, não fala mal de nenhum vereador, não fala mal de ninguém. As críticas fazem a gente se ‘alimentar’ para ser melhor. Isso aí vai haver na cidade de Uruaçu, vai haver no Brasil inteiro, vai haver em Brasília. As críticas têm que vir para a gente poder despertar e trabalhar assim, melhor, em prol na cidade de Uruaçu!”.

 

Chiquinho (UB), vereador reeleito – O JORNAL CIDADE proclama que sua emoção não é menor que a de datas de posses anteriores. Correto? “Correto! Estou muito disposto, para ocupar mais um mandato de vereador, que a população me concedeu, meu quarto mandato de vereador [2009-2012; parte de 2017-2020; 2021-2024], e muito feliz, agradecido! Um mandato muito sofrido para ‘chegar lá’, mas agradeço a Deus, a minha família, os meus amigos, aos 572 votos que a população confiou em mim. A população confia em mim, e é um mandato que eu quero oferecer à minha mãe [Izaura Charles Dantas], que, pela quarta vez, eu como vereador, ela não teve a oportunidade de me ver fisicamente nessa função. Eu, que estou na política desde 1980, já disputei sete eleições para vereador, ganhando quatro, perdendo três! Hoje é um dos momentos importantes da minha vida, ao lado da minha esposa Marizete [Oliveira, assistente social], da minha filha Isabella [Carvalho, médica], do meu filho Mateus Charles [cirurgião dentista], para poder contribuir com a cidade de Uruaçu mais uma vez!”. E você permanece sendo o Chiquinho que sempre foi, indiferente, pelo lado positivo, às polêmicas? “Dessa forma! Eu acho que tenho uma história de vida, de luta na a política de Uruaçu, tem que ser respeitado isso. Há muitos anos, atuo na vida pública sempre respeitando as pessoas, os adversários, independente da cor partidária, da condição financeira. Tenho feito o meu trabalho e vou continuar fazendo, ajudando a população, ajudar o prefeito Machadinho nessa administração, poder contribuir para o desenvolvimento da cidade, poder contribuir para que possamos gerar emprego, renda, possamos qualificar as pessoas, prepará-las para o trabalho. É com esse pensamento, com essa determinação que venho para ajudar mais uma vez Uruaçu, e ajudar o prefeito o novo prefeito”. Questionado sobre atuação em sintonia com os interesses do município e da população, Chiquinho enfatizou: “Eu trabalho de forma coletiva, dessa forma, seja nos projetos do Executivo, dos colegas da Câmara e nos meus. Isso é para contribuir! O que for de bem para o município, prefeito e todos podem contar comigo. De qualquer forma, estou pronto, aqui, apto estar presente e votando com muita determinação, discutindo com a população no momento que for preciso, fazendo audiências públicas, ouvindo a sociedade, os segmentos organizados, e realmente aprovar os projetos de interesse da comunidade”. O JC perguntou se algum dia Chiquinho teve problema de ordem pessoal, institucional, profissional, social com Machadinho: “Não! Nem com o Machadinho, nem com ninguém, graças a Deus. Eu milito há mais de 40 anos na política, falo abertamente: eu não tenho inimizade com ninguém. Se alguém não gosta de mim, é um problema que não provoquei, eu gosto de todo mundo, e, então, dentro de mim, eu não guardo nenhum rancor. Não tenho nenhum ódio, não tem nada! Eu não tenho inimizade com ninguém. Todos são meus amigos e vou continuar trabalhando dessa forma, em prol de Uruaçu!”.

 

Machadinho, prefeito (acompanhado da primeira-dama Márcia Pedrosa Machado) – “Para mim é um marco histórico, para a gente poder mostrar nossa vontade de trabalhar no setor público. O desejo nosso é poder mostrar ao povo que nós vamos trabalhar com e para ele incansavelmente”. Ao ser lembrado pela reportagem sobre ele ter dito em entrevista ao JORNAL CIDADE, no início de 2016, que adentraria a política com a finalidade única de ajudar o município e os munícipes, o agora prefeito respondeu: “Esse pensamento continua. Continua e, meu pensamento é o mesmo em toda a vida, o intuito nosso é isso, com as nossas ações. Todos vão ver, por exemplo: até o carro de andar, se Deus quiser, vai ser nosso [o gestor não pretende usar veículo da prefeitura no cotidiano]”. Perguntado sobre parcerias com as gestões estadual e federal, a resposta: “Serão muito boas o nosso trâmite de parcerias no Governo de Goiás e no governo federal. No que depender de nossos esforços, dentro das legislações, Uruaçu vai ser beneficiado muito. Eu tenho um ‘trânsito livre’ no Senado, na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa de Goiás, no Governo de Goiás. Então, muitas coisas boas virão para o nosso município!”. Único veículo de comunicação presente na Missa da catedral, o JC quis saber, após a celebração, do prefeito se os resultados para a presidência e a mesa diretora/2025 da Câmara representaram derrotas para a administração dele, com o Machadinho esclarecendo: “De forma alguma. Eu não tenho problema com a Câmara e com nenhum vereador. Vamos trabalhar com todos e vamos atender a todos, sempre pelo bem da população!”, emendando que quem trabalhar contra uma parte ou outra, estará atuando contra o município e a população. Em coletiva, na parte da manhã, o prefeito sublinhou, após questionamento do JC sobre a relação Executivo-Legislativo: “Naturalmente, estaremos juntos, em favor da população. Eu acredito que a Câmara Municipal vai trabalhar bem. Nós vamos ter um bom convívio, legislando e executando, os dois poderes unidos, para a nossa cidade inteira. Não tem mais o Executivo, Legislativo, separados. Vamos trabalhar juntos, pois nós precisarmos de resultados. É isso que o nosso povo precisa, e acredita. Para outra pergunta do JC, Machadinho enalteceu o trabalho da imprensa em geral, especificando que a gestão dele vai levar mensagens ao público em todas as opções, inclusive através dos veículos de comunicação. “A gente, desde o começo, quer fazer uma gestão diferente, junto com a população. Eu quero a imprensa junto conosco para a gente começar a fazer um trabalho em parceria com a cidade”.

 

Bia, vice-prefeita – Assumir e trabalhar na prefeitura é muito significativo para a colega de chapa de Machadinho: “Representa tudo! Gratidão a Deus, esperança para o nosso povo de Uruaçu. Dedico esse dia, primeiro, à minha mãe. A minha mãe que sei, ‘está’ orgulhosa de mim!”, manifestou Bia. Diante da afirmação do JORNAL CIDADE de que uma homenagem poderia ser feita, emprestando o nome da mãe dela para algum espaço público a ser inaugurado, Bia aprovou a ideia, frisando que gostaria de ver isso se tornando uma realidade. “Com certeza e para mim, para minha família será uma satisfação, alegria imensa homenagear a mulher forte, guerreira que ela foi: esposa, mãe, avó, amiga!”.

 

Mauri Lemes, secretário municipal de Agricultura e Pecuária

 

Viviane Bueno da Silva, secretária municipal de Saúde – Expressando ter muitos projetos para implantar, a nova titular da Saúde pública uruaçuense categorizou ser o 1º de janeiro “um dia de muita emoção, porque estar à frente da Secretaria de Saúde é motivo de grande responsabilidade, grande desafio que eu tenho de agora em diante”. Enfermeira há 15 anos, servidora concursada do órgão desde 2015 e pronunciando abraçar a causa “com bastante amor e determinação”, disse ter recebido o convite para atuar com enorme surpresa, pois vinha trabalhando com a missão da enfermagem. “Foi independente de apoio político, não havia acordo prévio para assumir. Mas, é uma missão mesmo! Além da enfermagem, é uma missão de vida! Cuidar e, nesse momento, cuidar de mais pessoas, ao mesmo tempo. Nós estamos com boas expectativas e estamos alinhados com o prefeito e com a vice-prefeita. Temos os mesmos objetivos, e certamente, vamos colher bons frutos”. Quando a reportagem quis saber como analisa a diversidade da pasta e importância de sua equipe de colaboradores, Viviane respondeu que o “acolhimento” é fundamental. “O usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] tem que ser acolhido em qualquer setor na área da Saúde pública. Então, esse acolhimento, essa atenção, ouvir as demandas da população, com certeza vai ser nossa prioridade. E, claro, valorizar os nossos profissionais!”.

 

Secretária municipal de Habitação Camilla Christina Donegá (dir.) e familiares

 

Cristiano Ribeiro de Sousa, secretário municipal de Indústria e Comércio (ladeado pela esposa Helenilda Ribeiro) Falando sobre o aceite para assumir o cargo, Cristiano relembrou que Machadinho assumiu o compromisso de definir um nome da lista indicada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciau), entidade presidida por ele até julho, quando Osvando Teixeira, então vice-presidente, a assumiu. Perguntado sobre a possibilidade de Uruaçu receber número maior de empreendimentos, ele disse: “Esse é o ponto específico, que o Uruaçu, do ponto de vista logístico, é um dos municípios mais bem localizados do Brasil. Eu dialoguei recentemente com o prefeito, sobre isso, outros assuntos, e é um ponto crucial: por que mais empresas não se instalam em Uruaçu? Exatamente por causa da falta de mão de obra qualificada. Eu reuni, cerca de um ano atrás, com o Osvaldo Zilli, que é o dono do grupo Osvaldo Zilli, a maior transportadora do Brasil. Ele tem navio, avião, vários caminhões, e é um grande empresário, com atuação nacional. Claro, não deixe de convidá-lo para se estabelecer em Uruaçu! A primeira ‘coisa’ que eu ele falou: ‘Cristiano, é meu sonho estabelecer em Uruaçu, que está do lado da Ferrovia Norte-Sul [FNS], nas margens da BR-153. Eu vou estabelecer lá, com o maior prazer! Você me arruma 500 funcionários qualificados?’. Aí, eu falei: ‘Meu Deus!…’, que seria uma dificuldade, não teria como conseguir isso em pouco tempo. E, agora, falei com o prefeito, que concorda: uma das primeiras providências do governo 2025-2028 é tentar trazer o máximo do Sistema S: Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio], Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], Sesi [Serviço Social da Indústria], Serviço Social do Comércio [Sesc]”. [Nota da Redação: o JORNAL CIDADE destacou a importância da instalação dessas estruturas em diversas oportunidades {ao longo de seus mais de 23 anos}, inclusive na campanha eleitoral do ano passado; e, dia 1º de janeiro, diante de Machadinho. Compõem também o Sistema: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) (detém representação em Uruaçu, mas que pode ter estrutura maior), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Serviço Social de Transporte (Sest). “Porém, agora, já pedi para o presidente da Facieg [Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás] [Márcio Luís da Silva], agendar outra reunião com ele, para que possa começar a procurar o terreno. Dessa vez, mão de obra não vai faltar, não!”. A segunda jornada, realça Cristiano: “Áreas no Distrito Agroindustrial de Uruaçu [que carece ser ampliado urgentemente, e o secretário concorda com a causa] para o médio, pequeno e mini empreendedor. Por exemplo, para o marceneiro, o serralheiro, o funileiro! Todos eles, que quiserem, serem alocados nesse espaço, mas com infraestrutura bacana. Para alocar, para iniciar esse projeto, o primeiro que nós temos que fazer é qualificar esses empresários. O Sebrae é um parceiro nosso e tem pretensão de nos atender, capacitando esses microempreendedores. Logo em seguida, partir para o cadastramento deles, protocolando o projeto de cada na pasta da União, para que sejam provisionadas verbas para o ano seguinte, dando andamento nessa nova modalidade no Distrito”.

 

Robson Correia Pimentel, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude – “Nós estamos aqui para trabalhar! Tivemos esse privilégio de aceitar o convite do nosso prefeito Machadinho, para estar trabalhando em favor do esporte, lazer e da juventude. Todos podem ter certeza: nessa época em que a gente estava organizando os eventos esportivos, particularmente, procurei fazer com qualidade! Vamos, a partir de hoje, fazer bom trabalho no setor público, e quero que o governo que se inicia seja marcado como uma gestão que realmente fez muito pelo esporte na nossa querida cidade de Uruaçu!”.

 

Dona Neuza Machado, 86 anos, mãe de Machadinho, na solenidade política

 

Lideranças classistas de vários segmentos participaram dos atos públicos. Nesta imagem, destaque para advogado Bruno Henrique (esq.) e Mário Ribeiro Filho (Marinho da Prefeitura/Feira)

 

Vereador Diogo Carvalho exercendo o cargo de presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, no histórico 1º de janeiro de 2025, após o colega titular Fábio Vasconcelos se licenciar para discursar na tribuna. Com o presidente interino Diogo, a procuradora-geral da Casa de Leis, doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista – Imagem (reprodução): TV Câmara

 

Na sessão solene do primeiro dia de 2025, Júlio César da Serra Campos (esq.) (ex-presidente da Casa de Leis uruaçuense) com o prefeito Machadinho, e com os vereadores Fábio Vasconcelos e Luizim Pauferro (fotos acima e duas próximas). Júlio César sempre porta novidades públicas, inclusive sobre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), da qual é um dos diretores – Fotos: Selfies

 

 

 

Gabinete: em democrática, bela e correta atitude, Valmir Pedro passa o cargo para Machadinho – Imagem (reprodução): Rede social/Valmir Pedro

 

Casal Márcia Pedrosa/Machadinho (dir.), familiares e outras autoridades participaram da Missa de Ação de Graças

 

Na catedral, Machadinho, a primeira-dama Márcia Pedrosa Machado e outros familiares do prefeito: a mãe Dona Neuza Machado; e, a irmã Liliana Machado, com Edvarde Santana, esposo

 

Também na Missa, a vice-prefeita uruaçuense Bia (esq.). À direita, Marina Curado, superintendente municipal de trânsito

 

Vereador Raimundo Ferreira e esposa Andreia Ferreira (dir.) no decorrer a celebração católica

 

Vereador Chiquinho e esposa Marizete Carvalho durante a Missa

 

Vereadora Professora Nailda e o esposo Ary de Sousa Carneiro no ato religioso

 

Professora Nailda, com a mãe Raimunda Ramos da Silva (centro), outros familiares e o prefeito Machadinho, após a celebração religiosa de 1º de janeiro – Ana Clara/Prefeitura de Uruaçu / Acervo da família – Mais fotos: abaixo

 

Na sessão solene de 1º de janeiro da Câmara Municipal de Uruaçu, os 13 vereadores, o prefeito Machadinho (MDB) e a vice-prefeita Bia (PP) foram empossados diante de plenário lotado, mais o público que participou assistindo transmissão via telão, além dos internautas sintonizados em canais de comunicação do órgão.

Pregando união de forças, Machadinho destacou novamente querer administrar com foco no ser humano, valorizando as pessoas.

Bia disse também palavras no mesmo sentido.

Se os novos representantes do Poder Executivo da cidade da região Norte de Goiás reafirmaram que vão governar para o povo, os vereadores – que inicialmente passaram por juramento coletivo legislativo e foram oficializados edis –, enalteceram o mesmo. Usaram a palavra Josimar Nogueira (PSDB), Joveny Magalhães de Sá (PL), Jhonatha Fernandes (PSB) e Fábio Vasconcelos (PSDB).

Na abertura dos trabalhos, em cerimonial coordenado pela cerimonialista Divina Lena, houve apresentações culturais; e, orações. Classificando a época mundial atual como “quebrada”, Marcio Cleib Martins dos Santos, reverendo da Igreja Primeira Igreja Presbiteriana de Uruaçu, destacou, inclusive englobando o setor político, a gestão pública, existir carência de viabilizar a situação em que o bem do outro (população) advenha em primeiro lugar, com os objetivos pessoais dos agentes políticos ficando em segundo plano. Citando ações de Jesus Cristo, memorizou que ele abraçava a todos, com equilíbrio, justiça e igualdade. Pedindo que os empossados pensem, igualmente como cidadãos, daqui a quatro anos em melhores condições, sem conflitos, críticas infundadas, ações fruto do pecado e das falhas, pontuou sempre ser necessário colocar Deus em primeiro lugar, o agradecendo, assumindo responsabilidades e, todos, chegarem ao final do quadriênio vindouro de maneira melhor, com gestão e legislatura transparentes e limpas.

Teve ainda, canto do Hino Nacional. Na mesa, além dos 13 vereadores; e, de doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista, procuradora-geral da Casa de Leis, as presenças de outras autoridades e personalidades, a exemplo de representantes das áreas religiosa, educacional, da segurança pública, legislativa (estadual/federal) e popular. No público, pessoas de variados segmentos.

 

Discurso de Machadinho

Ao usar a palavra na sessão, Machadinho externou se sentir honrado, em momento especial, “iniciando hoje uma jornada que ao longo dos próximos quatro anos marcará a história da querida Uruaçu. Agradeço, primeiramente, a Deus, a minha família, a minha esposa [Márcia Pedrosa Machado, primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social]. Quero agradecer muito, mamãe [Dona Neuza Machado], a ‘Senhora’ ter deslocado de Itumbiara [GO] e estar aqui conosco, as minhas irmãs. Quero revelar uma coisa para vocês, e esse é o meu orgulho: nós nunca brigamos, eu e as minhas irmãs, e eu também nunca respondi à minha mãe e nem ao meu pai, e isso aqui é certo para todos nós”.

Mais: “Ao povo uruaçuense, pela confiança, muito obrigado! A vice-prefeita Bia, aos 13 vereadores, obrigado também, e a partir de agora, o Executivo e Legislativo devem reunir forças, com compromisso e responsabilidade, para atender a expectativa da população. Temos o dever de honrar a confiança que nos foi confiada. Por isso, reafirmo o meu compromisso, com o diálogo, em busca do equilíbrio, firmeza nas decisões. Vamos trabalhar, juntos, com transparência, sempre orientados por valores que façam a diferença”.

Afirmando que o novo “trabalho não será medido por palavras, mas por resultados”, Machadinho mencionou exemplos, como “ruas limpas, iluminadas, praças bem tratadas, saúde eficiente, educação de qualidade, sorrisos nos rostos”. Garantindo que a atuação ocorrerá “com muito esforço e dedicação”, completou na tribuna que “o sucesso da nossa administração será construído com muito esforço e dedicação. O compromisso é fazer de Uruaçu um lugar melhor para todos viverem. E, para isso, conto com cada um de vocês: vereadores, secretários, servidores e toda a população. Minha gratidão é imensa por cada pessoa que acreditou no nosso projeto. Temos a responsabilidade de fazermos história e faremos. Deus nos abençoe nessa missão, e nos guie. Construiremos juntos o melhor de Uruaçu. Muito obrigado e que Deus nos abençoe nessa nova gestão!”.

 

Discurso de Bia

Ao proferir suas palavras na tribuna, a vice-prefeita Bia registrou gratidão veemente, listando nomes de familiares – Sem eles, eu não estaria onde estou hoje. Eu não teria forças para continuar nessa caminhada que é tão difícil!” –, autoridades e outras pessoas. Agradecendo aos que caminharam com a frente política da qual a mesma integra, comentou: “Quem participa de uma campanha eleitoral sabe que não é fácil, são dias árduos. Eu quero deixar aqui o meu carinho, respeito e a minha admiração por vocês que estiveram junto com a gente”.

Relembrando ter começado, diretamente, na política há 20 anos, contabilizou campanhas, englobando a família: três para vereador, com o pai Idelmar Pedreiro concorrendo, eleito para a legislatura 2013-2016; e, duas dela, também disputando cadeira na Câmara (ganhou ambas: 2016 e 2020). Bia também teve participação, apoiando terceiros, em outras disputas, inclusive Machadinho, para prefeito em 2020, e deputado estadual (2018).

“Ontem foi o meu último dia atuando no cargo de vereadora. E, hoje estou aqui, como vice-prefeita de vocês. O Eloi [dos Santos, vereador na legislatura anterior] era acostumado dizer: ‘Daqui vai sair o vice ou o prefeito’. E saiu a vice-prefeita!

Pontuando estar na sessão solene “com muito orgulho, representando toda a população de Uruaçu”, destacou: “Quero agradecer a cada voto de confiança, apoio, cada ligação, mensagem que eu tive! Eu estou olhando, nesta plateia e, são tantos rostos, pessoas que chegaram até mim e falaram: ‘Não desista, nós estamos com você!’.

Ela pediu, no discurso, sabedoria a Deus para que os empossados possam conduzir bem o município no caminho do bem, com o de melhor para a população. “Não teremos anseios próprios, vamos olhar os anseios da população”.

Opinando saber “que vocês vão continuar comigo, com o Machado e todos os vereadores eleitos”, Bia pediu: “Acabou a campanha, acabaram as eleições, vamos unir, em nome da nossa população, fazer o melhor para nossa população. Nós estamos aqui hoje para trabalhar para vocês, fazer jus a vocês. Amanhã, dia 2, começa uma nova história: Machadinho e Bia, e os 13 vereadores eleitos. Vamos pensar na nossa população. Vamos pensar na nossa saúde, nossa educação. Tem muita coisa a ser feita, temos que melhorar mais. O nosso povo sofre, com a saúde [pública]! Eu sou uma representante da saúde de Uruaçu, eu tenho 33 anos de saúde […] de Uruaçu [trabalhando em unidade hospitalar], e sempre estive envolvida. Só Deus sabe o que eu passei, só Deus sabe o que eu tenho passado nesses últimos seis anos. Seis anos como vereadora. Deus sabe o que eu passei, para estar aqui, mas eu nunca desisti! [Sou] amiga de vocês, de Uruaçu. Estou aqui, para continuar sendo a Bia de sempre! Quem me conhece dessa Casa legislativa sabe da pessoa que eu sou, não ‘viro as costas’ pra ninguém, estou aberta ao diálogo, podem estar chegando até mim, me procurando, vocês têm aqui uma amiga!”.

Se voltando aos vereadores e ao prefeito, Bia narrou: “Vocês têm uma amiga. Quem me conhece sabe de onde eu vim, sabem da índole, da educação que meu pai e minha mãe me ensinaram”.

Revelando ter se lembrado de maneira especial da mãe [Divina Martins da Costa, falecida em 19 de outubro] quando se dirigia até o evento, e chegando, Bia se emocionou muito. “A minha mãe era uma das minhas maiores cabos eleitorais. E eu perdi a minha mãe 13 dias após a eleição. Hoje, pra mim, é um dia de alegria e de tristeza, porque uma das pessoas mais importantes da minha vida não está sentada aqui me assistindo. Infelizmente é ‘coisa’ do destino. Deus sabe de todas as ‘coisas’, e sabe o que é melhor para a gente. Mas, hoje o meu coração está ‘sangrando’ de não ter a minha mãe comigo! Eu sei que ela estaria muito, mas, muito feliz de estar aqui! Eu dedico esse momento a ela, que estava em todos os eventos. Ela nunca me deixou desistir. A minha mãe era uma pessoa espetacular, uma mulher do bem, uma mulher exemplo para todas! Tenho certeza que hoje ela ‘está’ orgulhosa de mim! Ela disse a uma prima minha que hoje seria o dia mais feliz para ela. Que estava radiante de alegria!”.

 

Josimar Nogueira

Presidente da dupla sessão solene, Josimar Nogueira, ao discursar, fez agradecimentos e resumiu a trajetória profissional dele, sem esquecer de listar relevantes atitudes de pessoas que o ajudaram na atuação pública, exemplos – além do incentivo da família –, das educadoras Maria de Fátima Alves de Lima, Dania Wobeto; Rosângela Guimarães; e, Nilde Alves (atual coordenadora regional de Educação uruaçuense); Marciell Lázaro, secretário municipal de Articulação Política uruaçuense; e, Solange Bertulino, prefeita local no mandato 2016-2020.

Mencionando que os empossados representam esperança de dias melhores a todos, fruto de desejo de renovação, com pilares fundamentais e harmonia da parte da Câmara, ele disse que o órgão exerce papel fundamental de representar o povo, legislar e fiscalizar sem interesse, via compromisso de servir a população, que confiou a cada um o dever de representá-la, com ética e responsabilidade, sob uso de diálogo, respeito e transparência.

Salientando que ninguém deve aceitar ameaças ao trabalho da Casa de Leis, opinou: inverdades e interesses pessoais não devem sobressair, ainda mais em tempos difíceis de desinformação, manipulação, sensacionalismo e fakes news. Para Josimar, maiores que as diferenças entre os agentes políticos detentores de cargos ou não, os mesmos são agentes de transformação, com olhares ser direcionados para cada cidadão. O edil sugeriu que todos aproveitem o novo ciclo e deixem de lado as intrigas, proporcionando orgulho a quem “nos confiou maturidade”.

 

Joveny Magalhães de Sá

Joveny, falando em nome dos vereadores, exprimiu se tratar de dia muito importante, com todos sabendo como é grande a responsabilidade de representar mais de 44 mil habitantes, traduzindo bem o sentimento de nítida consciência dos desafios. Pedindo a Deus que guie os empossados, reivindicou uso coletivo de sabedoria, diante da missão “a nós confiada. Não mediremos esforços em favor do município, com ouvidos abertos, atentos, para as sugestões da população”, mirando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de Legislativo forte.

Opinando que a construção coletiva é fundamental no trabalho dos poderes, contribuindo com anseios da sociedade, desenvolvendo políticas públicas, disse que o trabalho pode fluir mais com planejamento, surgindo um futuro cada vez melhor. Citando a atuação de Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu nas duas últimas gestões, ex-vereadores, os atuais, Machadinho e Bia, a parlamentar externou votos de sucesso. “São novos caminhos em prol de mais melhorias para a nossa cidade!”.

 

Jhonatha Fernandes

Durante o discurso em homenagem aos representantes do Legislativo e Executivo empossados, o reeleito vereador Jhonatha Fernandes desejou boa sorte a ambos, agradeceu a cada um dos ex-vereadores, dos atuais, cravando: “Me vejam como parceiro, grande amigo, sou companheiro!”. Ressaltando que o legislador representa legitimamente o povo, antecipou que vai continuar “à disposição do povo de Uruaçu, atendendo a todos”, da mesma forma mostrou disposição total para apoiar a gestão Machadinho/Bia, dentro dos interesses do município e da comunidade. Enaltecendo a quantidade de mulheres com atuação na Casa de Leis, mais a vice Bia, reforçou a opinião: a política necessita de outras mais ocupando cargos eletivos.

Referindo-se ao “novo ciclo de esperança e responsabilidade” na seara pública uruaçuense, comunicou esperar “união, prosperidade para nossa cidade, justiça e amor ao próximo” e que o povo “colha novos frutos de suas escolhas e ações, em favor de gerações futuras!”.

 

Sinvaline Pinheiro

Vez de uma presença transmitindo mensagem em nome do povo: Sinvaline Pinheiro, escritora, poeta, sertanista, ecologista, ex-coordenadora-geral do Memorial Serra da Mesa, patrimônio cultural da localidade.

“Eu convivo com todos os tipos de sociedade, desde a periferia, os presídios, a pobreza…!”, citando que o dia era expressivo, tanto para os novos administradores, como para cada indivíduo, que clama por igualdade, uma referência do bispo Giovani Carlos Caldas Barroca, da Diocese de Uruaçu, presente na mesa. “Igualdade de vida, que é saúde, cidade limpa e moradia. Uruaçu é uma cidade privilegiada. É uma cidade turística. Eu viajo muito para o exterior, sei o que é uma cidade turística, que se destaca na cultura, e que aqui dentro da cidade não tem esse valor”. Comentando que Uruaçu “é a cidade que tem mais escritores”, deixou a dica: “O que sustenta a cidade turística? É [também] por meio da cultura. Se o meio ambiente estiver em dias, a cidade é limpa, o que é difícil, né?!?”, informando práticas de bons exemplos favoráveis ao meio ambiente vistos na Itália, detalhando procedimentos que “fazem grandes diferenças”, com as pessoas de fora formando juízo sobre Uruaçu: tem um potencial diferente; tem muito artista; o lago Serra da Mesa é lindo, ao mesmo tempo em que o turista chega no lago e, conforme for, não pode tirar uma foto, devido estar “cheio de lixo”, realçando a preciosidade de as pessoas atuarem no dial como educadoras ambientais, até para si próprias.

“Os pequenos detalhes fazem muita diferença”, alertou novamente, aconselhando: com cada um podendo fazer a sua parte, notabilizando um projeto assistencial, esportivo, recreativo e de lazer, cultural, artístico e de direitos sociais existente na cidade, comandado pelo vereador Paulo Cantor (PDT) – por meio da entidade Associação Flor de Deus, desde dezembro de 2023. “Muito humilde, lá no setor Santa Helena. Ele recebe as crianças pobrezinhas. É um projeto que não tem tanta visibilidade da cidade, mas que para o futuro vai ter. Quantos doutores, quantos políticos não vão sair dali?”, argumentou, emendando: “A criança alfabetizada com leitura e arte é que vai administrar essa cidade! Tiveram outros projetos de outros vereadores, mas eu destaco esse porque é bem humilde e que vai fazer muita diferença!”.

 

Fábio Vasconcelos

Após se eleger novamente presidente da Câmara, usando a tribuna Fábio Vasconcelos focou gratidão aos pares que o elegeram para a direção 2025, assegurando que atuará centrado na união, no diálogo, em ações que atendam interesses públicos da população e da municipalidade.

Voltando-se para Machadinho, firmou compromisso de sua presidência trabalhar irmanada no apoio legal ao Poder Executivo, com esforço mútuo dos 13 pares, com bastante diálogo, sem intransigências, intrigas, birras da parte do Legislativo. Um pensamento visando apenas o de melhor para Uruaçu. Leia mais sobre a Câmara, na submatéria.

 

Entrega do cargo

Machadinho, que permaneceu na Câmara para assistir a sessão de eleição interna do órgão, se ausentou em um dos intervalos e se dirigiu até a sede do Executivo, ladeado pela esposa e distintos aliados, recepcionar o comando – as chaves –, da prefeitura da parte do ex-prefeito Valmir Pedro, que estava ao natural dele, sereno, com bom astral, acompanhado do ex-vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (ladeado pela esposa Luciene Carvalho); da ex-primeira-dama Anne Lígia; de dois dos três filhos; e, alguns então auxiliares.

O ato durou poucos minutos, sem tumulto, com poucas testemunhas, e dois religiosos orando: Padre Franciel Lopes da Silva, pároco da Paróquia Sant’Ana; e, Reverendo Vilson Guedes, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), da qual Valmir participa.

Gentilmente, Valmir e comitiva recepcionaram a outra comitiva, entregando o cargo, solicitando que o sucessor sentasse na cadeira central do gabinete, sob aplausos puxados pelo antecessor.

Em seguida, o ex-prefeito, dirigindo (igualmente na ida até a sede da prefeitura), e a família foram para a casa deles, no setor Aeroporto.

 

‘Missa’

Missa de Ação de Graças foi celebrada à noite pelo bispo diocesano Giovani Carlos Caldas Barroca na Catedral Imaculado Coração de Maria (Matriz Sant’Ana).

Dom Giovani destacou que quando se trata da iniciativa pública, a Igreja Católica tem como primeira missão a de rezar pelos poderes constituídos. Também que os agentes políticos investidos em cargos eleitorais devem representar bem as pessoas e que elas têm nomes, identidades, necessidades, além de outras características, com os eleitos se constituindo em representantes, de fato, da população, mas com a obrigação de trabalharem em favor do povo. Pontuando que a data inicial do ano é o Dia de Nossa Senhora, o líder católico proferiu a oração da Mãe de Deus (Santíssima Virgem) aos empossados horas antes.

Dia 29, foi celebrado Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia Deus de Uruaçu – Ministério de Madureira, celebrado pelo pastor José Cláudio Prates.

 

[Mais informações sobre o 1º de janeiro, na submatéria, abaixo

 

Eleição da mesa diretora da Câmara teve disputa

Fábio Vasconcelos se elegeu presidente do Poder Legislativo de Uruaçu para o ano 2025, após disputa com a colega vereadora Professora Nailda.

 

Em seguida, já dentro de outra sessão solene, da mesma forma presidida por Josimar Nogueira (PSDB), foram realizadas eleições para a presidência e a mesa diretora 2025, com Fábio Rocha Vasconcelos (PSDB) se reelegendo para a função presidencial, disputando com Nailda Ramos Camelo Carneiro (MDB).

O desfecho final para definição do visado colegiado que comanda 100% as atividades administrativas e parlamentares do órgão aconteceu sucedido de intensa rede de conversações e conjecturas iniciadas poucas horas após os resultados de 6 de outubro. Em algum momento desse período, praticamente todos os vereadores manifestaram, publicamente ou não, vontade de concorrer ao cargo central.

Foram vistos instantes de propostas, abordagens, pedidos, recusas, entendimentos, desentendimentos, acirramentos, acusações, trocas de ofensas, tensão, desistências, até gravação às escondidas de conversas proferidas em reunião na casa de parlamentar. E, claro, propósitos de buscas da Justiça e de forças de segurança. Algo que se repete por quase todo o Brasil, em nítida força da atração do poder público. Uma parte tentou consenso, algo não possível.

Na disputa para composição da mesa, a confronto democrático foi entre Diogo Carvalho (PDT) e Joana D’Arc (MDB). Nos dois casos, o placar foi de dez a três. Comissão Eleitoral composta pelos vereadores Raimundo Ferreira (MDB), Jhonatha Fernandes e Michel Mindlin (UB) coordenou o trabalho, juntamente com a procuradora-geral doutora Maria Amélia Borges da Hora Batista; e, o controlador interno Luciano Bordiga.

 

A mesa

Com Fábio, integram o comando dos trabalhos até 31 de dezembro próximo:

Fábio Vasconcelos: (PSDB)

Vice-presidente: Diogo Carvalho (PDT)

Primeiro-secretário: Paulo Cantor (PDT)

Segundo-secretário: Luizim Pauferro (PSD)

Primeiro suplente: Josimar Nogueira (PSDB)

Segundo suplente: Joveny Magalhães (PL)

 

Encerrada a votação, Fábio Vasconcelos assumiu a presidência 2025, dirigindo os trabalhos até o final dos acontecimentos.

Ao JORNAL CIDADE, Professora Nailda salientou não se sentir derrotada, que a decisão de participar da disputa interna tem representatividade importante para a atualidade e o futuro, ao mesmo tempo agradecendo, muito, os votos dos vereadores Raimundo Ferreira e Joana D’Arc.

Além dos onze parlamentares mencionados no texto da reportagem principal e da submatéria, outros dois integram a nova legislatura: Chiquinho (UB) e Rones Maia (UB).

 

(Jota Marcelo. Colaborou: Luiz Aparecido/Especial. Com atualizações)

error: Conteúdo Protegido!!