Iraci Barbosa promove a maior festa assistencial de Uruaçu

A líder comunitária realizou a edição 2019 do Natal Solidário da Criança para integrantes de famílias de baixo poder aquisitivo, em Uruaçu. Evento, promovido inicialmente pelo pai de Iraci Barbosa, é uma tradição de mais de 30 anos e cresce a cada etapa.

 

Em mais uma edição, Festa solidária da líder comunitária Iraci Barbosa acolheu dezenas de famílias carentes e incentivadores em domingo de alegria. No início, celebração de missa – Fotos: Jota Marcelo, inclusive as duas da página principal/JORNAL CIDADE

 

Padre Crésio Rodrigues: “Onde há amor, gesto de bondade, a Igreja está presente”

 

Natal Solidário da Criança: tradição em Uruaçu

 

Para Iraci Barbosa, fazer o bem é razão de orgulho, sentimento de dever social cumprido

 

Brinquedos

 

Gesto solidário de Iraci Barbosa é elogiado por muitos

 

Empresário Machadinho, ao fazer uso da palavra no evento promovido por Iraci Barbosa

 

Joizimar Titoneli fez o cerimonial e apresentou históricos dos homenageados

 

Antes (tudo iniciando), café da manhã

 

Pipoca e algodão-doce antes e durante a realização do evento

 

Caprichado almoço de Natal… Sim! Almoço de Natal: preparado e feito com dedicação por voluntários amigos da organizadora

 

Em tempo natalino, a dedicação de Iraci Barbosa para com o próximo

 

Centenas de picolés distribuídos na sobremesa. Fartura pura! Evento, inicialmente, era promovido pelo pai de Iraci Barbosa – Mais fotos, abaixo

 

No domingo 8 de dezembro, a versão 2019 do atrativo reuniu dezenas de famílias – a maioria carente –, na casa de eventos Tombo Legal, entre meados da manhã e o princípio da tarde, inicialmente com missa, se encerrando com almoço e sobremesa.

Usando a palavra, Iraci Barbosa relembrou, informou que o pai Jeronimo Barbosa Cunha promovia a Festa mais de três décadas atrás, visando ajudar famílias de baixo poder aquisitivo, começando pelas crianças, que em toda etapa ganham brinquedos.

Para Iraci Barbosa, fazer o bem é questão de orgulho e sentimento de dever assistencial e social cumprido, mantendo a tradição, que, por muito anos também teve participação da mãe dela, Maria Cunha da Silva. De tempos ainda mais distantes, memorizou: o pai a chamava (fase criança dela) para ir ao evento organizado com carinho, juntamente com a mãe. Emocionada, disse que estava decidido: a Festa devia continuar e passou a promovê-la. Já são mais de três décadas nessa fase atual.

Iraci Barbosa honra bastante seus saudosos pais. É admiradora e pessoa que sempre ajudou manter viva publicamente a lembrança dos mesmos. “Quanto mais pessoas puderem ajudar a classe menos favorecida, melhor será para a humanidade”.

Cestas básicas da Iraci Barbosa: distribuídas para famílias carentes cadastradas, a cada ano a quantidade aumenta e, ela comenta que esse ato de partilha é feito durante o ano todo e que na época do Natal o benefício representa alento ainda maior para as famílias beneficiadas. “É muita gente que precisa. Nosso esforço é enorme para poder ajudar tantas e tantas famílias”, disse à reportagem.

 

Voluntariado

Promover um evento da proporção do s não é missão fácil. Entre tudo o que integra a estrutura, boa parte Iraci Barbosa compra com recursos próprios, enquanto outra parte é conseguida através de doações e patrocínios.

Andando, telefonando, passando mensagens, a mesma atua implacavelmente em busca de providências e suportes. Na parte humana, voluntários diversos colaboram antes, durante e depois, trabalhando ao lado da líder comunitária.

 

Missa e almoço

Padre Crésio Rodrigues, titular da Paróquia São José Operário, celebrou bonita missa, composta de reflexões sobre a irmandade; prática de boas ações; o espírito natalino; a importância de Imaculada Conceição de Maria, celebrada pela Igreja naquela data.

Elogiando a iniciativa, o religioso destacou: Iraci proporciona alegria para muitas famílias. “Onde há amor, gesto de bondade, a Igreja está presente”, disse. Para o celebrante, todas as pessoas deviam ter responsabilidade social, praticando-a no cotidiano.

Feito na residência da organizadora, bem feito e suculento almoço foi servido. Acompanhando cada prato, um copo de refrigerante, saciando vontades de pessoas de todas as faixas etárias de idade. Toda criança levou para casa um brinquedo, que é razão de alegria para cada presenteado feminino e masculino. No enceramento, distribuição de picolés.

 

Elogiada

Quando do evento de 2018, doutor Francisco Barroso havia comentado, entre outras observações, que Iraci Barbosa “apresenta e desenvolve espírito de bondade, tendo ‘bom coração’, sem deixar de ajudar as pessoas. Eu conheço a Iraci há muitos anos e sei da preocupação dela para com as famílias necessitadas. É um trabalho, sem dúvida, que me-rece o nosso respeito e apoio. Poucos valorizam esse tipo de trabalho, mas a Iraci Barbosa faz até mesmo parte do papel que o poder público – ao longo desses mais de 30 anos da Festa –, devia cumprir, com maior abrangência”.

Segundo o médico, não é fácil ter que pedir para poder ajudar toda uma gente merecedora de atenção da parte de quem pode apoiar. “A Iraci é assim! Ela pede ajuda, justamente para pode ter condições de apoiar as famílias”.

Doutor Francisco expressou ainda que durante décadas Iraci Barbosa também ajuda as pessoas que precisam de atendimentos médicos. “Ela me encaminhou muita gente, a quem nunca deixei de atender, com qualidade. Ela é de uma dedicação elogiável. Às vezes, até esquecendo de si mesma, para ajudar quem necessita! Ainda bem que todas essas famílias são ajudadas pela nossa amiga Iraci!”.

Já doutor Mariano, declarou anteriormente à reportagem deste periódico que “toda criança merece ser feliz. A Iraci Barbosa, somando forças, ajuda muitas famílias, fazendo isso com sabedoria há anos”.

Padre Crésio Rodrigues comentara ao JORNAL CIDADE que “a ideia da Iraci é importante, ajudando aliviar o sofrimento de quem mais necessita em nossa cidade, lugar onde, igual em todos os redutos, tem muitas famílias com baixo poder aquisitivo e que passam necessidades, sem ao menos ter o básico para sobreviver. Ela reza, presenteia, homenageia e alimenta. Está de parabéns!”, salientou o religioso, que é secretário municipal de assistência social.

 

Duas homenagens

Duas personalidades de Uruaçu viveram momentos especiais na edição 2019 do Natal Solidário da Criança. “São dignos e mereceram ser homenageados”. Palavras da organizadora Iraci Barbosa, em referência ao médico Francisco Barroso e ao advogado Mariano Correia Peres, presentes no evento com familiares para receberem placas de homenagens, sob muitos aplausos.

Esclarecendo ter realizado pesquisa de opinião pública questionando sobre os profissionais mais admirados em Uruaçu, os dois primeiros colocados foram eles. Ao microfone, a líder comunitária disse que ambos são pessoas dedicas ao trabalho e que ao longo dos tempos sempre ajudaram os necessitados, militando também através da solidariedade. “Os dois homenageados são profissionais gabaritados. Motivos de orgulho para Uruaçu e a região. Eles são merecedores”, chamou atenção Iraci Barbosa.

No evento, Paulo Gonçalves de Paiva (doutor Paulinho) representou a Subseção uruaçuense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), presidida por doutor Rodrigo Magalhães.

 

Doutor Francisco

Doutor Francisco Barroso, médico e empresário com média de cinco décadas atuando no Norte goiano, recebeu a homenagem em função de expressiva folha de serviços prestados em favor do Município e de famílias carentes.

Ao discursar, o médico resumiu toda a atuação dele, composta por dezenas de iniciativas assistenciais e sociais, colaborando com as pessoas. Ao final, elogiou o trabalho hercúleo de Iraci Barbosa.

“Essa grande dedicação dele para com os pobres, sempre atendendo as pessoas, tem resultado positivo, inclusive através de pesquisa que fizemos, com o levantamento mostrando o doutor Francisco em primeiro lugar, como melhor médico, o mais querido pelos votantes. Ele merece!”, havia salientado Iraci Barbosa ao JORNAL CIDADE.

 

Doutor Mariano Peres

Também fruto de dedicação profissional de anos, o advogado Mariano Peres (doutor Mariano) foi o segundo homenageado. Citando intelectuais e passagens bíblicas no discurso, destacou passagens do tempo da humanidade (ciclos) e mudanças comportamentais, com Iraci Barbosa detendo coração fraternal para abraçar a comunidade carente, em especial a criançada. E, frisou que ela tem profundo amor ao próximo. “Amor esse, herdado dos pais, pessoas boas e honradas que souberam criar os filhos”. Doutor Mariano ressaltou que na época natalina as crianças ficam na expectativa, querendo receber sorrisos e o sonhado presente de Papai Noel, que, nesse caso, chegam em forma de mulher: Iraci.

Ao JC, disse ser grato pelo reconhecimento, que estava satisfeito e que Iraci Barbosa atua com dedicação, ajudando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“Não sendo diferente, o doutor Mariano é uma pessoa bondosa que sempre ajudou os que precisam, abrindo mão de honorários para colaborar com os que não têm condições de pagar pelos serviços prestados”, manifestou Iraci Barbosa.

 

Homenageado por Iraci Barbosa, doutor Francisco Barroso, a esposa Fabricia Daiane, a filha Ana Laura e Duda (cerimonial)

 

Doutor Mariano Correia Peres (também homenageado por Iraci Barbosa) com a esposa Neide Peres, doutor Paulo Paiva e Duda

 

Na composição da mesa, Iraci Barbosa, Machadinho, doutor Paulo Paiva, Padre Crésio Rodrigues e os homenageados

 

A organizadora, apoiadores, integrantes da mesa e homenageados

 

Acontecimento reuniu pessoas de todas as idades

 

Em duas fotos (acima e abaixo), registro das edições 2015 e 2018 do Natal Solidário da Criança, realizado por Iraci Barbosa – Fotos: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

(Jota Marcelo. Com atualização fotográfica).

error: Conteúdo Protegido!!