Governo de Goiás entrega restauração do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia

Localizada no IFG, construção foi feita em julho de 1942 para Exposição de Goiânia. Secretário Baldy representou governador Ronaldo Caiado no evento. Com a restauração, além de ter passado por várias fases de revitalização e cuidados, o pórtico alusivo também ganhou um paisagismo ao seu redor. Pórtico começou a ser restaurado em agosto, após investimento do Governo de Goiás, via Fundo de Arte e Cultura, no valor de R$500 mil.

 

Adriano Baldy representou o governador Ronaldo Caiado durante cerimônia de inauguração da restauração do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia – Fotos: Victória Cywinski/Secult Goiás

 

 

 

Na manhã de 7 de dezembro, o secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, participou da cerimônia de inauguração da reforma do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia, na sede do Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia. Ele representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), falando sobre a sensibilidade da gestão 2019-2022 em relação às questões culturais no Estado.

A cerimônia ainda contou com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB); do reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva; e, da diretora do Campus Goiânia do IFG, Maria de Lourdes Magalhães.

O pórtico começou a ser restaurado em agosto deste ano, após investimento do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), no valor de R$500 mil. A edificação foi construída em julho de 1942 para a Exposição de Goiânia e é uma obra feita no estilo arquitetônico art decó.  Com a restauração, além de ter passado por várias fases de revitalização e cuidados, o pórtico alusivo também ganhou um paisagismo ao seu redor.

 

Sensibilidade cultural

Durante a solenidade, Adriano Baldy lembrou que Ronaldo Caiado “é muito sensível às questões culturais” e que mesmo enfrentando crise financeira “sempre ajudou o setor cultural”, liberando aportes e incentivos para a área.

O secretário também falou sobre o esforço do Governo de Goiás para realizar o pagamento do saldo remanescente do FAC, deixado pela gestão anterior. “E nós vamos fazer diferente: quando nós abrirmos o Fundo, nós queremos abrir e pagar imediatamente para que obras como essas aconteçam, até mesmo para ajudar na criação de emprego e renda”, destacou.

Ele ainda lembrou sobre os editais abertos em Goiás relativos à Lei Aldir Blanc. As inscrições – abertas até 23h59m59s de 7 de dezembro –, são feitas por meio do site Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br).

 

(Informações, sob adaptações: Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) – Governo de Goiás)

error: Conteúdo Protegido!!