‘Encontro’ do PSDB atrai militantes e aliados da sigla

Em dados do partido, um dos objetivos da série do evento visa ‘debater sobre o momento atual e o futuro do Estado. Organizado por membros e lideranças políticas, já é grande sucesso por onde passou e elogiado por todos que participam.’. Leia a reportagem principal e as submatérias.

 

Encontro Regional do PSDB de Goiás com Lideranças do Município de Uruaçu e da região: voz e vez para a militância e os aliados – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo/JORNAL CIDADE; e, Divulgação/PSDB. Duas fotos da página principal: Divulgação/PSDB

 

Nos Encontros do PSDB, militância popular própria e de outros partidos

 

Vibrações positivas…

 

…Em iniciativa de Valmir Pedro

 

Valmir Pedro (esq.) e Marconi Perillo: coordenadores da versão uruaçuense do evento tucano

 

Batista da Retífica falando na abertura do acontecimento

 

Doutor Juarez Lourindo: “Somos aliados e, antes disso, amigos de muito tempo do nosso líder Marconi, que muito já fez, e fará, por Goiás. Continuamos com ele”

 

Uruaçu sediou a edição quatro da série de Encontros

 

Encontro: ponto alto da agenda de Marconi Perillo em Uruaçu – Mais fotos, nas submatérias

 

Dois próximos Encontros – Imagem: Divulgação/PSDB

 

Presidente em exercício do PSDB no Estado de Goiás, Marconi Perillo cumpriu agenda em Uruaçu dias 15 e 16 de outubro. Na agenda, visitação diante de representações, entrevistas e realização do 4º Encontro Regional do PSDB, ato público que contou com a participação de militantes locais e – até por ser de âmbito regional –, em maioria por militantes de cidades de diferentes regiões goianas: Norte, Vale do São Patrício; Nordeste; Centro-Norte; e, da Grande Goiânia. A reportagem do JORNAL CIDADE apurou comitivas de 22 cidades presentes na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Nos Encontros promovidos pelo PSDB em todas as regiões do Estado, aliados de outros partidos também integram a mesa, discursam e interagem entre si. Até o momento, o igualmente chamado Encontro de Líderes foi realizado em Valparaíso de Goiás, Posse, Porangatu e Uruaçu, com agenda especificando Goiatuba para receber a edição cinco, dia 22, 19h, na sede do Sindicato Rural (SR); e, Catalão, na data seguinte.

“Somos aliados e, antes disso, amigos de muito tempo do nosso líder Marconi Perillo, que muito já fez, e fará, por Goiás. Continuamos com ele, para 2022” (algo semelhante no discurso dele foi dito), disse o vice-prefeito doutor Juarez Lourindo em entrevista ao JORNAL CIDADE, completando que a sigla dele, Solidariedade, além de apoiar a gestão Valmir, conta com muitos simpatizantes de Marconi na cidade e em outras localidades.

 

[Leia mais, nas submatérias

 

Lideranças do PSDB e de outros partidos ouvidas

Abrindo espaços para filiados e aliados exporem ideias, ‘Encontro Regional’ suprapartidário teve participação maciça. Prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro e, outros oradores, pedem para Marconi Perillo concorrer ao Governo de Goiás em 2022.

 

Em evento concorrido, presença de centenas de lideranças políticas de Uruaçu e outros centros

 

Batista da Retífica, que preside o PSDB uruaçuense: primeiro a usar o microfone

 

Marconi Perillo, deputados, prefeitos (com Valmir Pedro [discursando] se tornando anfitrião em 16 de outubro), ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas. Do PSDB e distintas siglas

Doutor Helio de Sousa afirmou ser pré-candidato a deputado federal

 

Gustavo Sebba: defensor do legado do PSDB na tribuna da Assembleia e nos eventos

 

Ex-deputada estadual Eliane Pinheiro: valor aos parceiros e defensora

 

No grupo das lideranças de Uruaçu que discursaram, o prefeito Valmir Pedro, que pediu para Marconi se candidatar a governador em 2022

 

Também Chiquinho, presidente da Câmara Municipal

 

Da parte dos oradores de cidades da região, Carlos Alberto Leréia, prefeito de Minaçu: tucano entusiasta e discurso impactante no evento

 

…Adelino Alves, ex-prefeito de Nova Iguaçu de Goiás…

 

…Mais Pedro Fernandes, que administrou Porangatu…

 

…Também Orcino dos Reis Braga, gestor de Estrela do Norte no período 2009-2012

 

Outro ex-prefeito que usou a palavra: Ronan Batista, de Niquelândia

 

Da vizinha região do Vale do São Patrício, os ex-prefeitos Levino de Souza (Santa Isabel [hoje, vice-prefeito])…

…Luciano Lucena (Barro Alto)…,

 

Janduhy Diniz Vieira Filho (Rialma)…,

 

…E, Evaldo José (Rialma)

 

Prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão, levando sua mensagem no evento

 

Paulinho Rezende, que foi prefeito de Hidrolândia, ao falar no Encontro…

 

…E durante entrevista ao JORNAL CIDADE na sexta-feira 15

 

Entre os componentes da mesa, Elvino Coelho Furtado (ex-prefeito de Amaralina e Mara Rosa) (esq.) e Rosemeire Pacheco, vice-prefeita de Alto Horizonte

 

Rosemeire Pacheco, Valmir Pedro e Marconi Perillo

 

Mauri Lemes (esq.), presidente de honra do PSDB uruaçuense e, Marconi Perillo

 

Presença do Encontro de Laíse Gracy dos Santos França, secretária municipal local de Desenvolvimento Social

 

Marconi Perillo foi o último orador da realização do PSDB em Uruaçu

 

Marconi Perillo foi o último orador da realização do PSDB em Uruaçu

 

Quando da realização de cada Encontro Regional, líderes da cidade sede e da região têm vez e voz para expressarem opiniões focando o passado, presente e futuro.

Na coordenação, Marconi Perillo, presidente interino estadual, com o cerimonial da vez tecendo comentários e passando a palavra aos participantes da mesa suprapartidária.

Entre os participantes da versão uruaçuense, o prefeito Valmir Pedro e a primeira-dama Anne Lígia; os deputados estaduais Gustavo Sebba e doutor Helio de Sousa; a ex-deputada estadual Eliane Pinheiro; prefeitos Carlos Alberto Leréia (Minaçu-GO) e Itamar Leão (Sanclerlândia-GO); Paulinho Rezende, ex-prefeito de Hidrolândia-GO e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM); Mauri Lemes, presidente de honra local; Marconi Ferreira Perillo, pai do ex-governador goiano – ambos do PSDB. Também: o vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (Solidariedade); e, a maioria dos 13 vereadores, liderados por Chiquinho (PSL).

Idem, participaram: Vanilson Bueno (presidente do PSDB de Aparecida de Goiânia e, secretário municipal de Ação Integrada de Aparecida de Goiânia); e, Rosemeire Pacheco (PP), vice-prefeita de Alto Horizonte.

Primeiro a discursar (após apresentação de vídeo mostrando realizações dos governos do PSDB no Estado), Batista da Retífica, presidente da sigla em Uruaçu, se disse “um soldado do PSDB”, foi veemente em afirmar que Marconi é o maior líder que Goiás já teve e que a Unidade Federativa precisa voltar a ter alegria. “Aqui vocês estão em casa!”.

Compareceram vários ex-prefeitos de cidades goianas (Elvino Coelho Furtado, de Amaralina e Mara Rosa; Luciano Lucena, Barro Alto; Ronan Batista, Niquelândia; Adelino Serra, Nova Iguaçu de Goiás, Pedro Fernandes, Porangatu). Ex-vices. E, ex-vereadores (uruaçuenses Fátima Oliveira, Raimundo Ferreira, Taroba, Wanildo Freitas e Wagner do Cais; e, visitantes), com parte deles usando o microfone.

Ainda: o prefeito Luiz Borges (PSD) (Alto Horizonte-GO) foi representado pelo filho doutor Fariston Monterello; Leonardo Vilela, ex-deputado federal e ex-secretário da saúde de Marconi; Ridoval Darci Chiareloto, ex-auxiliar de Marconi em cargos distintos; e, Paulo de Jesus, ex-presidente do PSDB goiano.

Da mesma forma, auxiliares da Administração Valmir Pedro; e, de Uruaçu e outras cidades, nomes de representações e entidades religiosas e classistas; personalidades; e, populares.

 

Falas

Nas oratórias (algumas delas estão a seguir, resumidamente), os participantes enumeraram os benefícios empreendidos por Marconi Perillo, abrangendo todas as áreas das quatro gestões governamentais dele, enalteceram a sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás, na Câmara dos Deputados e no Senado. Ao mesmo tempo, em linhas gerais todos sugeriram que Marconi se candidate a governador em 2022, com o mesmo deixando publicamente o assunto em aberto, nos contatos, durante entrevistas, no discurso. Até mesmo em função do clima eleitoral 2022 que paira no ar da cena política por todo o Brasil, os correligionários não pouparam críticas em direção ao adversário mais expressivo, justamente o governador Ronaldo Caiado. Algo que ocorre ao contrário, nos eventos caiadistas.

Doutor Helio relembrou ser um dos aliados pioneiros de Marconi. Citando que a atual gestão estadual não atua a contento, mirou: existem obras paralisadas, sem expectativa para conclusões e, que servidores lidam com perseguição. Pontuando ser médico – profissional que gosta de desafios –, informou ser pré-candidato a deputado federal para o ano que vem. Acusando Caiado de agir com diferença para pior nas fases campanha de 2018 e após assumir o Governo de Goiás, Gustavo enfatizou que o governador praticou “estelionato eleitoral” junto ao povo e ao funcionalismo.

Valorizando os conhecidos – “irmão”, “irmã”, “pai”, “mãe” (tratando com carinho a militância) –, de partido e aliados, Eliane Pinheiro informou esperar testemunhar Marconi de volta ao Palácio das Esmeraldas em 1º de janeiro de 2023. Listando empreendimentos públicos, relatou os trabalhos de Marconi, do prefeito Valmir e dela.

No alto de sua experiência, Leonardo Vilela novamente registrou e valorizou o espírito municipalista de Marconi, com quem trilha desde muito tempo na seara política, colaborando de várias formas.

Leréia não poupou cutucadas diante do governador, com relevância para o fato de a sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estar “praticamente fechada”, o que vai ao desencontro do que Caiado adiantou que faria: apoiar com firmeza a área educacional. Marconi memorizou, ao microfone: Leréia foi quem sugeriu, lá na primeira gestão sua, a criação do programa Bolsa Universitária, devido ao sofrimento que via em alunos e familiares, abrangendo logística para lidar com cursos superiores.

Caminhando com Marconi faz mais 30 anos, Itamar Leão é determinado – e assim foi na oratória do evento –, em listar os feitos do amigo, a quem tem por referência para administrar e, quase sempre lembra que Sanclerlândia foi e é gerida por ele com adoção do modelo Marconi de governar.

Paulinho Rezende discursou já ter visto Uruaçu de diferentes formas – antes e durante quase cinco anos de mandatos de Valmir –, descrevendo ao microfone as visitas dele ao Município nortense. “A cidade melhorou muito, desde quando o Valmir assumiu a Prefeitura”, comentou. Com isso, salientou que Valmir é um dos aliados pioneiros de Marconi, ex-governador admirado pelos dois e por centenas de prefeitos atuais e do passado. Ao JORNAL CIDADE, Paulinho Rezende relatou: essa espécie de evento político permite “mostrarmos o legado do Marconi Perillo e do PSDB, principalmente em cidades como Uruaçu, que tem um dos melhores prefeitos de Goiás, que é de nosso partido e amigo do Marconi há mais de 23 anos. Posso falar isso com propriedade, pois fui prefeito e, presidente da AGM duas vezes. Visitei todos os Municípios. Conheço bem Goiás!”. Disse também que se candidatará a deputado estadual.

Para Ronan Batista, Marconi é exemplo de gestor municipalista, o agradecendo uma vez mais, pois no exercício do cargo de prefeito de Niquelândia (dentro dos mandatos 2005-2008 e 2009-2012) foi apoiado pelo então governador/senador do PSDB. O mesmo passou a informação de que pretende voltar a governar a Terra do Níquel.

Pedro Fernandes, outro recente prefeito, ratificou as parcerias seladas entre as Administrações de Marconi e a Prefeitura de Porangatu, com o saudoso Júlio da Retífica sempre servindo de elo para o bem dos entendimentos institucionais.

 

Chiquinho

O vereador Chiquinho reforçou a informação de que ele sempre é sabedor da expressividade do PSDB e de Marconi. “O PSDB não tem nenhum vereador no Município, mas, ontem, oito vereadores estavam com Marconi em diversos lugares de Uruaçu”. Incentivando o tucano se candidatar a governador, deixou claro que ele e a maioria dos edis da Casa de Leis apoiarão em 2022, justamente Marconi, “que, com certeza, vai melhorar novamente Goiás”.

Amigo do ex-governador há cerca de 40 anos, o presidente vivenciou experiências com Marconi nos tempos do Movimento Estudantil; do então PMDB Jovem; do princípio do namoro Marconi-Valéria, na praça da Igreja Matriz uruaçuense; das mais diferentes estadas do ainda iniciante político pelo Médio Norte goiano (com vaquinhas para comprar gasolina), juntamente com doutor Wagner Paes Camapum (engenheiro civil que disponibilizava casa dele ao visitante todas as vezes, além de ajudar de outras formas); Avanir da Rocha, cronista esportivo; Umbelino Lucas França (falecido em fevereiro de 2011), educador; Denivaldo Rodrigues dos Anjos, o Gluglu (falecido em novembro de 2020), repórter-esportivo/policial rodoviário federal; e (em parte), com Jota Marcelo, editor-geral do JORNAL CIDADE.

Chiquinho mencionou fatos dos anos 1980/1990, também, com isso, homenageando pessoas – o médico anestesiologista Ernani Machado de Lima, detentor da ficha de filiação número um do PSDB local. Leréia recebeu o Título de Cidadão Uruaçuense, propositura do parlamentar ainda na primeira legislatura dele (2009-2012).

 

Valmir

O prefeito de Uruaçu exemplificou, contando caso ocorrido com ele na adolescência, a grande importância da lealdade. Especificando momentos da trajetória que tem com o maior nome do PSDB goiano, Valmir Pedro pediu veementemente para Marconi Perillo concorrer ao Governo de Goiás em 2022 e, nas particularidades desse estímulo, citou ainda a união, a capacidade e a relevância do grupo político. Também alistou muitos dos programas criados nas gestões marconistas.

Valmir, se mostrando insatisfeito com o trabalho da atual gestão estadual, expôs que Caiado, sem projeto de fato, deixa a desejar e, que não aceitou proposta recebida para firmar determinada parceria, envolvendo pavimentação asfáltica.

O prefeito agradeceu cada presença e realçou que o PSDB e Marconi têm história e, podem ajudar muito mais a população goiana, econômica e socialmente.

 

Marconi

No discurso mais esperado do evento, o ex-governador recordou realidades de todo o período em que governou Goiás, mais os dois períodos atuando como parlamentar. “Eu jamais deixei de se preocupar com o Norte goiano, com o Vale do São Patrício, com o Nordeste de nosso Estado. Com Uruaçu e com todas as demais cidades, não foi diferente!”.

Aos correligionários, esclareceu – semelhante ao que fez em entrevistas no dia anterior –, que a série de Encontros democratiza ainda mais as conversações, decisões e, sobre qual cenário político interno ganhará forma, com o PSDB e as siglas aliadas adentrando a campanha eleitoral 2022 com força. Algo válido nos planos nacional e estadual (o mesmo se realizando em outros Estados).

Através dos intercâmbios de diálogos, inclusive os Encontros, tudo será filtrado e, diferentes nomes figuram com possibilidade de concorrer ao cargo de governador. Além do próprio nome (uma afirmação vaga), ele citou Valmir Pedro; Otavinho, ex-prefeito de Goianésia; e, Itamar Leão. No campo de hipotéticos aliados, dois nomes da Grande Goiânia: Jânio Darrot (Patriota), ex-prefeito de Trindade e, Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida.

Arguindo que a Administração Caiado não apresenta a mesma qualidade das dele, citou ineficiências, como descaso, inerte, perseguição, trocas de nomes de órgãos e programas, prática de fake news. No persistente embate Marconi-Caiado, ambos se acusam e discordam das acusações apontadas.

No quesito pandemia da Covid-19, classificou Caiado de faltar com ações mais expandidas, diante das dificuldades enfrentadas por munícipes, empresários, comerciantes e prestadores de serviços estabelecidos em Goiás.

 

Gratidão

Em plataformas digitais do PSDB consta:

Obrigado, queridos amigos e líderes de Uruaçu e região, pelo encontro de hoje!

Um agradecimento especial aos queridos prefeito Valmir Pedro; primeira-dama Anne Lígia; ex-deputada Eliane Pinheiro, representante de Uruaçu e região; vice-prefeito dr. Juarez Lourindo; presidente da Câmara Municipal, Chiquinho; vereadores; e, todos os demais companheiros pela presença, empenho e apoio!

 

Marconi Perillo

Ex-governador de Goiás e presidente interino do PSDB Goiás

 

Marconi faz visitas institucionais e afetivas

Antecedendo evento suprapartidário, o presidente em exercício do PSDB goiano, Marconi Perillo, somou quase dois dias de agenda pública em Uruaçu, nas datas 15 e 16 de outubro, visitando representações das iniciativas pública, privada, do Terceiro Setor e famílias.

 

Acolhida a Marconi Perillo no Aeroporto de Uruaçu, por parte do prefeito Valmir Pedro e outras autoridades/lideranças

 

Sede da Associação Comercial: diálogo sobre economia, empreendimentos, empregos e renda, fomento

 

Na Câmara, Marconi Perillo visitou gabinetes de distintos vereadores, com o presidente Chiquinho (3º à esq.) liderando a recepção, que nesta imagem – dentro do gabinete presidencial –, se fazem acompanhados de Eliane Pinheiro e Valmir Pedro

 

Com o Pastor-presidente José Cláudio Prates, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu – Ministério de Madureira

 

Na Igreja Quadrangular, com o Reverendo Vilson Guedes

 

Visita ao escritório Paulo Paiva Advogados, recepcionado pelo casal de advogados Kátia/Paulo Paiva

 

Em restaurante do lago Serra da Mesa, durante refeição

 

16 de outubro: visita à Diocese de Uruaçu, com café da manhã e, recebido pelo bispo Giovani Carlos Caldas Barroca (dir.)

 

Valor afetivo: Marconi sempre dedicou tempo para as famílias uruaçuenses, tipo a do popular Zezinho, aniversariante do mês

 

Após ser recebido no Aeroporto Municipal pelo prefeito anfitrião Valmir Pedro (PSDB), que se fazia acompanhado da primeira-dama Anne Lígia; vereadores; e, lideranças representativas de segmentos diversos, o ex-governador (1999-2002, 2003-2006, 2011-2014 e 2015-2018) esteve nas sedes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau), presidida por Cristiano Ribeiro de Souza; da Câmara Municipal, recepcionado pelo presidente Chiquinho (PSL) e outros vereadores.

Da mesma maneira, de Igrejas (diante de pastores anfitriões/de fora da Igreja do Evangelho Quadrangular [IEQ], coordenados pelo Reverendo Vilson Guedes. E da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu – Ministério de Madureira, sob recepção do Pastor-presidente José Cláudio Prates); e, concedeu entrevistas.

 

Segundo dia

Na manhã do segundo dia da permanência, Marconi Perillo visitou a sede da Diocese de Uruaçu, recebido pelo bispo Giovani Carlos Caldas Barroca, com café da manhã. Esteve também visitando ou dialogando com patriarcas, matriarcas e familiares deles.

Durante toda a movimentação, Marconi, que também foi senador (2007-2010), deputado federal (1995-1998) e deputado estadual (1991-1994), teve basicamente ao lado o prefeito e a esposa; doutor Juarez Lourindo; Chiquinho; Eliane Pinheiro, deputada estadual na legislatura 2015-2018; e, o pai Marconi Ferreira Perillo.

Outros aliados participaram da movimentação, em etapas diferenciadas, com revezamentos – Batista da Retífica, presidente da agremiação em Uruaçu; Itamar Leão (PSDB), prefeito de Sanclerlândia-GO; Paulinho Rezende, ex-prefeito de Hidrolândia-GO e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM); o ex-prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes; e, a maioria dos 13 vereadores.

 

Coletiva com Marconi: todas as perguntas respondidas

Na tarde do dia inicial da permanência na cidade do Norte goiano, Marconi Perillo, que antes havia falado para emissoras de rádio, participou de entrevista coletiva, respondendo todos os questionamentos da imprensa.

 

Na coletiva de imprensa, pauta totalmente livre…

 

…Com foco em temas de todas as instâncias

 

Marconi Perillo respondeu todas as perguntas

 

Sobre 2022, Marconi disse que o PSDB terá candidato a governador…

 

…Uma decisão que não impede a sigla de dialogar com outros partidos por agora e nos próximos meses

 

POLÍTICA NACIONAL

Explanando que o PSDB realizou gestões qualificadas com Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002), Marconi Perillo – secretário-geral e, presidente interino do Diretório Estadual do PSDB goiano –, listou muitos setores beneficiados ao longo desses oito anos. E, manifestando que o partido sempre disputou eleições após a redemocratização política, foi categórico em afirmar que no ano que vem não será diferente, com candidatura própria e sólida. No páreo interno, com realização de prévias em novembro, estão Eduardo Leite e João Doria, respectivamente governadores do Rio Grande do Sul e São Paulo. Também, Arthur Virgílio, ex-senador e ex-prefeito de Manaus-AM; e, doutor Nelson Gillet, médico goiano. Sem especificar que tendência a agremiação poderia apoiar, caso a postulação tucana não seja realidade no turno inicial ou não decole para o segundo turno, respondeu que o PSDB não deve, em nada ao centro, que tem o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido/provavelmente se filiará para no PTB) e, nem à esquerda, cujo nome maior é o de Lula.

 

PLANO ESTADUAL

Informando que o fator grande legado do PSDB em Goiás pesa positivamente, Marconi não titubeou em adiantar: o partido terá candidato a governador no pleito 2022, decisão que não impede o partido de dialogar com outras representações. Legado positivo e patrimônio humano expressivo (votos) em todas as cidades, opina. Entre os nomes que podem concorrer a governador: ele, Otavinho, ex-prefeito de Goianésia-GO; Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu; e, Itamar Leão, prefeito de Sanclerlândia-GO.

 

CONVERSAÇÕES

Ao mesmo tempo, o PSDB sabe ouvir, é receptivo aos que procuram a sigla para conversar e, concomitantemente abre diálogos com outras frentes, casos de eventuais pré-candidatos a governador – Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida; e, Jânio Darrot (Patriota), ex-prefeito de Trindade. Diante da menção (na coletiva) da chapa Marconi (governador)-Gustavo (vice) e Leda Borges (hoje deputada estadual [PSDB]) ou Darrot para o Senado, ele comentou tudo ser possível, que os diálogos sucedem e que em política não existe afirmação radical quando o assunto é formação de chapas.

 

PROTAGONISMO

O dirigente tucano esclareceu que o PSDB é tradicional também em protagonizar as eleições goianas, obtendo, desde 1998, quatro vitórias diretas (1998, 2002, 2010 e 2014); uma indiretamente (2006), apoiando com êxito o então aliado doutor Alcides Rodrigues (que ocupava o cargo de vice-governador); e, perdeu uma disputa (2018). Momento em que novamente asseverou que o partido estará na disputa do ano que vem.

 

‘ENCONTRO’

A série de eventos regionais em Goiás em preparação para as eleições 2022 ganhou praticidade nas regiões, microrregiões, macrorregiões, tendo encerramento, provavelmente, no Entorno do Distrito Federal e na Região Metropolitana de Goiânia. “Temos trabalho a mostrar, com os nossos diversos programas implantados e que funcionaram, seja de infraestrutura ou com as ações sociais!”. Explicando que o PSDB, através dele e outros filiados, de plataformas digitais (especialmente nas redes sociais), tem se comunicado com a população goiana, Marconi lembrou: faz pouco tempo que resolveu manter esses diálogos.

 

ACUSAÇÕES

Era 10 outubro de 2018, quando Marconi – que havia obtida apenas a quinta colocação para a eleição do Senado –, foi preso por algumas horas (via operação Cash Delivery, criada para investigar pagamentos de propinas em campanhas eleitorais), quando prestava depoimento na sede da Polícia Federal (PF), em Goiânia. Considerado suspeito de receber R$12 milhões em propina de empreiteiras para as campanhas 2010 e 2014, ele disse na coletiva não existir fato concreto que justificou a prisão, uma vez que, antes, as doações por parte de empresas eram permitidas e que praticamente todo candidato recebia recursos nessa condição. Sobre a operação ter origem em delações da construtora Odebrecht na operação Lava Jato, uma vez mais Marconi comentou não ter recebido recursos de forma irregular. Informando sofrer forte humilhação na época, optou por não aparecer publicamente em eventos políticos, não conceder entrevistas e foi trabalhar em São Paulo-SP, sem jamais ter mudado de Goiás. Narrou também ter sido vítima de armação da parte de diferentes pessoas. “Quando terminou a apuração [da eleição, em 2018], eu agradeci a Deus por ter obtido 400 mil votos [416.613]!”.

 

COMPARATIVOS

No sempre em evidência comparativo das gestões Marconi Perillo x Ronaldo Caiado (Democratas), os posicionamentos não param, da parte dos dois lados. Abrangendo todas as áreas governamentais, haja confrontos! Focando o popularmente chamado Hospital Regional de Uruaçu (que soma ocorrências para escrever um livro), Marconi fervorosamente se disse contrário ao atual estágio, com a unidade funcionando para atendimentos exclusivamente de pacientes vítimas da Covid-19 e, “pior” – disse –, com apenas cinco pacientes (na semana da visita dele, em Uruaçu). Até mesmo manifestando que Caiado nada tem feito – “A não ser me criticar”…, “Caiado tem que trabalhar!”…, “A única coisa que fez foi trocar nomes dos órgãos e dos programas que eu criei…” –, Marconi o rotulou de perseguidor.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

Também, mirando comparações: comentando números sobre profissionais da Segurança Pública, Marconi recordou ter realizado diversos concursos, principalmente na Polícia Militar, com Caiado deixando a desejar, resultando em deficiência humana, falta de número adequado de militares. Se mostrando vastamente contra a afirmação “Minha polícia”, dita por Caiado durante algum tempo, Marconi externou que os profissionais não pertencem a quem governa, mas sim ao Estado. “Eu nunca usei esse termo: ‘Minha polícia!’…”.

 

CELG T

Mais, sobre o campo das comparações: se posicionando contra a privatização da Celg T dia 14 de outubro, Marconi enumerou que a empresa, criada e organizada originalmente por gestões dele, é lucrativa e, ao contrário da Companhia Energética de Goiás (Celg D), de atuação na distribuição de energia elétrica e vendida ao setor privado em 14 fevereiro de 2017 por R$2,189 (com R$1,1 ficando com o Estado; o restante, com a Eletrobrás, acionista majoritária), era deficitária. Arrematada por R$1,97 bilhão pela EDP Brasil, a Celg T resulta da cisão de ativos da Celg Geração e Transmissão (Celg GT), anunciada pelo Estado no início deste mês. No longínquo atrito Marconi-Caiado, o atual chefe de Estado havia tuitado, versando sobre o negócio fechado agora: ‘Com o valor que nós estamos vendendo a Celg T, quase dá para comprar duas vezes o que o Estado recebeu com a Celg D na gestão passada. E sem levar um centavo de prejuízo para os cofres públicos’. Na entrevista, Marconi relembrou que a Celg D foi herdada com prejuízo/rombo em 1º de janeiro de 1999, dia inicial da Administração pioneira dele, antecedida por gestões do MDB. O presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, disse à imprensa que a companhia não pagou caro pela transmissora, arrematada com ágio de 80,10% ante o preço mínimo definido em Edital. “Esse investimento terá uma rentabilidade superior a dois dígitos ao acionista. Achamos que é uma boa taxa para um ativo de transmissão. Os ativos de rede são de baixo risco”, comentou.

 

 

Itamar Leão defende o legado de Marconi

Itamar Leão (PSDB), prefeito de Sanclerlândia, afirma veementemente ao JORNAL CIDADE que Marconi Perillo, colega de partido, é a melhor opção para Goiás voltar a sorrir. “O que faz a diferença na gestão pública é o foco e, o Marconi sempre governou olhando para a frente e nunca para trás”.

 

Prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão: “Existe uma busca correta de novas lideranças, fortalecendo, renovando nossos quadros, inclusive para concorrerem a deputado estadual, federal, ao mesmo tempo, para o PSDB voltar ao Governo do Estado”

 

Falando ao JORNAL CIDADE, o prefeito da goiana Sanclerlândia comentou, orientou que o PSDB está se reorganizando, sabe se posicionar com dignidade e em 2022 será opção oposicionista. Habitualmente Itamar Leão defende o legado do partido e do presidente estadual em exercício, Marconi Perillo (amigo dele faz 31 anos), enquanto ocupante de todos os cargos públicos, entre 1995 e 2018.

Sobre os Encontros Regionais do PSDB, “existe uma busca correta de novas lideranças, fortalecendo, renovando nossos quadros, inclusive para concorrerem a deputado estadual, a deputado federal, ao mesmo tempo, para o PSDB voltar ao Governo do Estado”.

Esclareceu também se tratar de “renovação para 2024, com o partido chegando ainda mais forte, conquistando cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em número máximo de Municípios”.

Itamar realça que as pessoas merecem toda qualidade de vida proporcionada pelo poder público. “Precisamos promover as pessoas. As pessoas merecem políticas públicas e o PSDB fez isso através das nossas gestões estaduais e nacional. Continua fazendo por meio de seus prefeitos”.

Relembrando que Sanclerlândia tem 7,3 mil habitantes e que existem cerca de trezentas vagas só na área de confecção, somando quatrocentas em geral, o prefeito expôs que isso é possível somente através de muito trabalho e determinação.

“O que faz a diferença na gestão pública é o foco e, o Marconi sempre governou olhando para a frente e nunca para trás. Eu sou uma ‘cópia’ do Marconi. O que ele fez no âmbito estadual, eu já fiz na Prefeitura”, afirmou, enumerando diversas iniciativas governamentais do colega de agremiação.

Focalizando o funcionalismo público, notou que Marconi “valorizou, como nenhum outro governador, os colaboradores em geral. Inclusive, cumprindo leis das datas-base de todos os servidores. Vimos muitas vezes o Marconi conceder o reajuste da data-base e das revisões dos mais diferentes Planos de Cargos e Salários [PCS] das categorias”.

Através da UEG [Universidade Estadual de Goiás], o Marconi, já na primeira gestão, iniciou importante trabalho de valorização aos professores e todos são portadores de qualificações superiores cada vez mais elevadas. Saímos da 16ª para a primeira colocação no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], resultado alcançado através de centenas de investimentos educacionais”. Com os programas sociais, vidas de milhares de famílias goianas de baixo poder aquisitivo melhoraram”, emendando que o amigo “tirou o Estado de uma arrecadação de R$19 bilhões para R$220 bilhões, fortalecendo o Estado e todos os Municípios”.

“Goiás era um Estado eminentemente agrícola. O boi de Goiás saía daqui para morrer em São Paulo. Com incentivos fiscais, o Marconi conseguir trazer alguns frigoríficos. Hoje o Friboi é o maior do mundo”.

“Goiás pode e precisa voltar a sorrir. Sabemos que isso é possível através do PSDB, com Marconi novamente governador, eleito ano que vem”, antevê Itamar Leão.

 

Saúde

“As pessoas precisam todo dia dos serviços da Saúde Pública. Principalmente envolvendo essa área, precisamos trabalhar com mais qualidade e agilidade ainda! O eleitor acima dos 30 anos quer mais o quê? Ele mais valoriza é a justamente a Saúde de qualidade!”. Memorizando que no setor Saúde por duas vezes se tornou o terceiro melhor prefeito do Brasil e uma vez primeiro lugar em Goiás, Itamar Leão assinala que isso foi possível devido ao nível do trabalho dele e de auxiliares comprometidos.

“O Marconi foi um dos melhores governadores da história de Goiás para a Saúde. O Hospital Regional de Uruaçu foi idealizado para ser uma réplica do Hugol [Hospital de Urgência Governador Otávio Lage, sediado na capital Goiânia], que atende com eficiência. Todos sabem a importância dessa área e, quando ficam doentes ou têm parentes doentes, é que as pessoas lidam com esses serviços e valorizam muito mais. Tem gente que critica SUS [Sistema Único de Saúde do Brasil], mas, é o melhor programa público na especialidade do mundo. Nem os Estados Unidos e nem a Europa têm algo tão bom”.

 

Itamar sabe motivar

Criativo e primeiro prefeito de Goiás a ganhar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Região Centro-Oeste, em 2001, Itamar Leão tem olhar voltado para a criatividade e o empreendimento público em Sanclerlândia, movimentando localmente a economia, gerando renda e empregos, fortalecendo o Município.

Hoje – no quarto mandato –, implantou plano de desenvolvimento socioeconômico que atraiu dezenas de empresas, além de sempre oferecer cursos profissionalizantes, de promover o crescimento, fortalecimento das atividades locais. Maior propagandista do Município, ele é motivado e sabe motivar, fazendo com que investidores optem por se instalar na localidade situada a 136 quilômetros de Goiânia.

 

(Jota Marcelo. Com atualizações [texto e fotos]. Postado inicialmente no link Regionais)

error: Conteúdo Protegido!!