Codego, Adepiu e Prefeitura de Uruaçu regularizam áreas do Polo Industrial

Assentados no Polo Industrial de Uruaçu têm reivindicação atendida, através de regularização fundiária, iniciativa que permite a classe produtiva empresarial local ter documentação oficial definitiva dos terrenos. Para que essa viabilização se tornasse realidade, os empresários do antes denominado Distrito Agroindustrial de Uruaçu passaram, passam por seguidas tratativas. Empreendedores passam a contar com garantia documental e tranquilidade para investimentos maiores. 

 

Terrenos colocados em dia no setor cartorial – Foto, também constante na página principal (Arquivo): Leandro Augusto Vieira da Rocha/Codego

 

Prefeito Valmir Pedro e o decreto que regulariza os terrenos. Nesta e nas três imagens seguintes, cerimônia de 11 de maio, no interior do Polo lndustrial de Uruaçu – Fotos, inclusive a número 2 da página principal: Secom/Prefeitura de Uruaçu

 

 

 

 

Audiência de 6 de maio, na sede da Codego: presidente Renato de Castro (esq.), deputado federal Zé Mário Schreiner, empresário Ozires Ribeiro Silva e vereador Engenheiro Michel Mindlin – Foto: Rede social/vereador Michel

 

Maio de 2021 fica na história para os assentados com empreendimentos funcionando na sede do Polo Industrial de Uruaçu, com área de mais de 250 mil metros quadrados. Mais de duas décadas, em se tratando dos assentados pioneiros, a tão sonhada escritura passa a se tornar realidade, fruto de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), a Associação dos Empresários do Polo Industrial de Uruaçu (Adepiu) e a Prefeitura da cidade nortense.

Para que essa viabilização se tornasse realidade, os empresários do antes denominado Distrito Agroindustrial de Uruaçu (DAIU), também apelidado de Parque Agroindustrial, passaram, passam por seguidas tratativas, com avanços melhores após a fundação da Adepiu (presidida por Fernando Antônio da Silva, da empresa Norte Vidros) e dedicação de Marley Júnior Rodrigues (Macarrão), prestador de serviço e conhecedor das causas do condomínio de empreendedores.

Mais que deter escritura cartorial e ter sossego, cada empreendedor agora vai contar com segurança total para investir com segurança total nos imóveis, localizados às margens da BR-153, saída para Goiânia.

Em solenidade realizada dia 11 de maio, representantes de ambas partes selaram a conquista.

O antigo pleito dos empresários é atendido (via documentação analisada pela Assessoria de Assentamento da Codego) em instante de novos anúncios de investimentos no Polo, englobando aquisição de mais área, pois outros empreendedores aguardam terrenos; qualidade da água; obras de drenagem; limpeza constante; pavimentação asfáltica; melhorias em geral da infraestrutura interna.

De Valmir: ‘Coloquei à disposição, para que possamos melhorar a pavimentação asfáltica do Polo, as máquinas e os implementos da Prefeitura, bem como, a mão de obra necessária.’.

Em novembro de 2019, o então presidente da Codego, Marcos Cabral, visitou a cidade e ouviu diferentes reivindicações do empresariado do Polo, aos quais afirmou que a gestão Ronaldo Caiado (Democratas) não mede esforços para desburocratizar a tramitação da documentação das empresas instaladas e, para destinar verbas para melhorias.

 

Junção de esforços

Mais que datar de anos e ser sinônimo de união de forças, a pretensão conjunta da escrituração definitiva soma fartos dias de dedicação, dezenas de viagens, inúmeras audiências e reuniões de Uruaçu e na capital do Estado, vaivém de documentação, análises, particularidades, disposição, vontade administrativa e política, somando personagens primordiais.

Em rede social, Valmir Pedro (PSDB), prefeito uruaçuense, tem publicado: ‘Estamos nessa luta há quatro anos e agora, com a regularização, os empresários podem requerer os títulos definitivos.’. Presente no evento ladeado por assessores da área (mais outros) e vereadores, assinou o decreto lei, oficializando a parte da Prefeitura.

Comentando a assinatura do decreto lei que regulariza o loteamento Polo Agroindustrial de Uruaçu – de trinta e uma empresas –, que contabilizam média de oitocentas empregos diretos e indiretos, o chefe do Executivo municipal esclareceu que as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e, de Meio Ambiente estão agilizando projetos para fomento, expansão e instalação de novas empresas.

Ex-servidor da Pasta estadual, quando ainda ela se chamava Goiasindustrial, Valmir atuou, já naquela época, com determinação na busca de diferentes conquistas para o Polo.

Marley Júnior externou ao JORNAL CIDADE: “Um sonho concretizado, um projeto executado”. Em rede social, ele salientou que a Associação agradece os diferentes parceiros em favor da regularização.

 

Câmara Municipal

Em diferentes épocas e desdobramentos, a Câmara Municipal de Uruaçu exerce papel relevante nas causas pertinentes ao Polo.

Presidente atual da Casa de Leis, Chiquinho (PSL) assinala que somar forças resulta em conquistas para Uruaçu, nesse caso, movimentando e fortalecendo a economia, gerando renda e empregos, mais prestação de serviços.

Presente em audiência dia 6 de maio, na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, em Goiânia, o vereador Engenheiro Michel Mindlin (Democratas) apresentou dois ofícios ao presidente da representação pertencente ao Governo de Goiás. “Solicitei a melhoria das vias internas, como recapeamento asfáltico e também um importante estudo de viabilidade para ampliação do Polo para assentar mais empresas e indústrias. Com isso, é possível alavancar ainda mais o crescimento econômico e a geração de empregos no nosso Município”, frisa.

No encontro com Renato de Castro, presidente da Codego, também se fizeram presentes o deputado federal Zé Mário Schreiner (Democratas); Marley Júnior Rodrigues, representando a Adepiu; Ozires Ribeiro Silva, empresário com atuação no Polo e presidente do Democratas uruaçuense; e, Moisés Domingos, assessor parlamentar do congressista no Norte de Goiás.

Na pauta do encontro, tratativas sobre o Polo Industrial, de forma especial focando a regularização fundiária das áreas ocupadas pelos empreendimentos. Ocasião em que ambos teceram comentários destacando a importância das demandas, dos atendimentos, beneficiando as empresas instaladas. O Governo de Goiás, através da Codego, lida diretamente com o quesito regularização fundiária por meio de Diretorias específicas e equipes técnicas.

Renato de Castro comunicou que a Codego tem atenção voltada para todas as regiões e seus Polos e, entre as determinações da presidência dele constam atenção, qualidade, cobrança de agilidade da equipe para execução das atividades com perfeição máxima (leia mais na submatéria).

 

Secretário Divino Galvão: do sonho à realidade

 

Divino Galvão, secretário municipal de Indústria e Comércio uruaçuense, destacou ao JORNAL CIDADE três palavras fundamentais no êxito da questão da regularização fundiária dos assentados do Polo Industrial de Uruaçu. “Um sonho… Realizado. Persistência, trabalho. E parceria”.

Categorizando que “alguém sonhou, teve a visão de possibilidade de trazer para a realidade local indústrias, mudando o conceito de que Uruaçu não tinha emprego, porque não tinha empresas. Não tem e, com esse sonho projetado aconteceu o Polo Industrial, um Distrito Industrial”. Sobre o fator persistência, o auxiliar do primeiro escalão da gestão Valmir Pedro (PSDB) enfatiza: “Muitas lutas, muitas idas e vindas Uruaçu-Goiânia-Uruaçu, batendo em muitas portas tentando buscar recursos para que tudo acontecesse, com inúmeras dificuldades”.

 

Buscas de parcerias

Pontuando parcerias, Galvão analisa que “nesses 25 anos, foram buscadas parcerias com os empresários, com os Poderes, especialmente [mais recentemente] com o Executivo, na pessoa do prefeito Valmir Pedro, desde o início da primeira gestão dele, 2017”.

Lembrando que o prefeito tem uma maior participação marcante no projeto, relembra: “Desde o início, há 25 anos, ele acreditou que era possível, no sonho de ter uma Uruaçu no caminho do progresso”.

Para o secretário, o papel dos veículos de comunicação na causa também é importante. “Temos que enaltecer os profissionais da comunicação, uma imprensa séria que sempre tem ajudado muito, em propagar e, levar os fatos com motivação, acreditando também no sonho de ter um Município melhor para se viver. A imprensa séria é uma grande força dessa parceria. Aliás, a imprensa é uma forte parceria sempre”, opina.

 

Divino Galvão destaca o sonho, a persistência e parceria – Foto: Arquivo pessoal

 

Leia mais sobre o assunto, clicando aqui.

 

(Jota Marcelo)

error: Conteúdo Protegido!!