Mandato dos novos dirigentes da APAE uruaçuense tem duração de um ano e de imediato o trabalho teve início, podendo beneficiar mais de duzentas famílias moradoras da cidade do Norte goiano. Entidade, agora presidida por Rosana Aguiar, tem documentação legalizada e todos podem ajudar (das pessoas físicas/jurídicas, passando por outras entidades, indo até os governos municipais, estaduais e federal).
Durante e após Assembleia Geral Ordinária realizada na noite de 10 de outubro, foi eleita e empossada a nova Diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uruaçu, para atuar até outubro de 2025.
Na presidência da entidade, Rosana Pereira Aguiar Carvalho, alçada ao cargo através de chapa única, composta por outros sete nomes.
O evento ocorreu na sede do Centro de Recuperação do Alcoólatra (Cerea) e além de membros da entidade, houve presenças de autoridades, como o presidente da Federação das Apaes do Estado de Goiás (FEAPAES GO), por muito também presidente da APAE Goiânia, Albanir Pereira Santana; o prefeito e a vice-prefeita eleitos do Município de Uruaçu, respectivamente Machadinho (MDB) e Bia (PP); vereador Chiquinho (UB), reeleito em 2024; e, José Nilton dos Santos, presidente anterior.
Da mesma forma, o comparecimento de personalidades, dirigentes de representações variadas, familiares e populares.
Procurada pelo JORNAL CIDADE, Rosana comunicou que em Uruaçu mais de duas centenas de famílias poderão ser beneficiadas nessa nova etapa da entidade. “A princípio, temos um levantamento superficial identificando mais de duzentas famílias, porém acreditamos que esse número é muito maior devido a tantos fatores que já conhecemos, desde o preconceito até a negligência.
Ela comentou a eleição e posse da nova diretoria representam “o renascimento de sonhos adormecidos. A presença da Federação para efetivar a posse nos afiança de estarmos como membros de uma instituição bem estruturada”.
Ao ser questionada sobre planos no exercício da presidência, a nova dirigente respondeu: “Temos o privilégio de estarmos iniciando nossos trabalhos alicerçando essa unidade, visto que a APAE Uruaçu esteve ‘adormecida’ por tantos anos. Precisamos usar esse ano de mandato que nos foi confiado para identificar os associados, firmar uma localidade de funcionamento, bem como alianças e parcerias. Se Deus for ainda mais generoso do que já tem sido conosco, desejamos começar com os trabalhos sociais, educacionais e atendimentos de saúde”.
Para Rosana, é importância todos os integrantes da Diretoria ajudarem no comando. “Estamos em uma equipe incrível, com pessoas das mais diversas ‘expertises’ e isso faz toda diferença na gestão. Temos o desejo de aplicar o conceito de gestão participativa para enriquecer ainda mais esse trabalho. Sou grata a Deus por cada um que disse sim a esse desafio, na certeza de obtermos o melhor de cada indivíduo”.
Quando se refere a possibilidades de a APAE Uruaçu ser melhor compreendida e apoiada por parte das autoridades de todas as instâncias, a presidente menciona que a “colaboração e participação, em todos os aspectos” são fundamentais.
Os diretores
Assim ficou constituída Diretoria Executiva da APAE Uruaçu:
Presidente: Rosana Pereira Aguiar Carvalho
Vice-presidente: Joceliete Vicentini Alves Martins
Primeira diretora secretária: Regiane Pereira Aguiar
Segundo diretor secretário: José de Ribamar Soares
Primeiro diretor financeiro: Tony Vinícius Flores
Segunda diretora financeira: Fátima Jorge Fortes
Diretora de Patrimônio: Fernanda Cristina Pimentel Vicentini
Diretor social: Cristiano Martins de Oliveira
Rosana é movida por desafios
Rosana Aguiar foi sempre movida por desafios. Hoje jovem, corajosa e determinada, nasceu, e cresceu em família humilde que lhe ensinou princípios de honestidade, humildade, trabalho, determinação, união, solidariedade e empatia com o próximo. Perdeu o pai e começou a trabalhar ainda adolescente para ajudar a mãe no sustento da casa e das irmãs menores.
A presidente é casada com Fabrício Carvalho de Matos há mais de 20 anos e têm o Eduardo e dedica boa parte da vida a cuidar de família dela.
Formada em Gestão de RH; e, Pedagogia, especializou-se em Psicologia Organizacional. Fez trabalho de consultoria para várias empresas de Uruaçu e há dois anos, sensibilizada com a dor, o sofrimento de mães atípicas – uma de suas irmãs, por exemplo –, começou a dedicar-se de forma voluntária a causa da neurodiversidade.
Juntas idealizaram o Núcleo Amar e hoje participa ativamente do Conselho Municipal de Saúde, ocupando a função de secretária executiva.
Conforme definição própria de Rosana, “e, agora, com grande alegria, esperança, sensibilidade e determinação”, ela, com ajuda de muitos, quer “mudar a história da APAE Uruaçu e das famílias assistidas”.
Transformar e humanizar
Palavras de Albanir Santana, durante sessão da Assembleia Legislativa de Goiás, em 2019, e que permanecem atualíssimas: “Nunca perdemos a vontade de lutar por uma sociedade mais justa, onde as pessoas com deficiência sejam respeitadas. Hoje temos artistas com Síndrome de Down e outras deficiências em novelas, no teatro, no cinema e no mercado de trabalho. No início houve resistência, começando pelos próprios pais que tinham medo de expor seus filhos. Mas fomos vencendo as resistências”.
Ao motivar geral com a afirmação de que os tempos atuais representam oportunidades para garantir o cumprimento de leis para que os cidadãos sejam integrados à sociedade, o dirigente narrou: “Para romper com a barreira de uma sociedade que insiste em tratar com diferença as exceções, esquecendo que são essas diferenças que compõem todos os seres humanos”.
Para Albanir Santana, só é possível garantir apoio das famílias e prestação de serviços às pessoas com deficiência com a ajuda da sociedade num todo, dos governos de todas as esferas, de empresas, representações e pessoas físicas. “Sozinhos somos fracos e juntos seremos fortes na causa que abraçamos. Fazer parte de uma Apae é transformador. Nos tornamos pessoas melhores e mais humanizadas”, pontua.
‘Prêmio Melhores ONGs’
Está agendado para 22 de novembro, cerimônia de premiação para 100 Organizações Não Governamentais (ONGs) selecionadas recentemente, englobando ainda entidades com atuação destacadas Unidade Federativa, categoria e melhores na categoria Pequeno Porte, além da melhor ONG entre todas elas. O intuito é celebrar Associações e Fundações brasileiras sem fins lucrativos de pontos variados, independente lugar de atuação ou tamanho. No Brasil, mais de oitocentas mil ONGs estão em funcionamento.
Trata-se de nova edição do Prêmio Melhores ONGs, iniciativa que valoriza e reconhece as 100 principais Organizações brasileiras. Goiás se faz representado na premiação e no evento por duas instituições, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), sediada na capital Goiânia; e, a APAE Anápolis.
Em disputa acirrada, mais de setecentas ONGs se inscreveram na iniciativa, promovida pela Certificadora Social, antes denominada Instituto Doar, de São Paulo-SP, atuante sob o empenho de validar e outorgar selos de qualidade a esforços com impacto social, visando a melhoria contínua da comunidade. Isso, com a meta de analisar, fomentar, apoiar, ressaltar entidades, autoridades, indivíduos e iniciativas comprometidas com a geração de impacto social relevante.
Selecionadas
Veja a relação das 100 ONGs selecionadas para a versão 2024 do Prêmio:
ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho
ABCD Nossa Casa (ABCD)
Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (ABRACE)
Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE)
Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU)
Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC)
Agência do Bem
Aldeia da Fraternidade
Aldeia do Futuro
Aldeias Infantis SOS
Américas Amigas
Associação Comunitária Despertar
Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI)
Amigos do Bem
Amor Philia
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB)
APAE Anápolis
Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz
Associação Beneficente e Comunitária do Povo (ABCP)
APAE Jundiaí
Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas
Associação Mineira de Reabilitação (AMR)
Associação Parceiros da Educação
Bairro da Juventude
Banco da Providência
Casa Arte Vida
Casa Aura
Casa Azul Felipe Augusto
Casa do Zezinho
Casa Durval Paiva
Casa José Coltro
Casa Ronald McDonald – RJ
Casa Ronald McDonald ABC
Casa Ronald McDonald Belém
Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP)
Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar
ChildFund Brasil
Childhood Brasil
Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
Cruzando Histórias
Ensina Brasil
Federação das Apaes do Estado de SP (FEAPAES/SP)
Ficar de Bem
Florescer Ação Social
Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé
Fundação Porta Aberta
Fundação Pró-Renal Brasil
Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC/BA)
Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sergipe (GACC/SE)
Gaia +
Habitat para a Humanidade Brasil
Hospital da Baleia
Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)
Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim
Instituto Adus
Instituto Aliança Contra Hanseníase
Instituto Ame Sua Mente
Instituto André Franco Vive
Instituto Aromeiazero
Instituto C – Criança, Cuidado, Cidadão
Instituto Conservação Costeira (ICC)
Instituto do Câncer Infantil
Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA)
Instituto Fazendo História
Instituto Jô Clemente (IJC)
Instituto Mano Down
Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Instituto Nordeste Cidadania
Instituto Novo Sertão
Instituto Ponte
Instituto Povo do Mar (IPOM)
Instituto PROA
Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH)
Instituto Reciclar
Instituto Refazer
Instituto Rugby para Todos
Instituto Social Ágatha
Lar Fabiano de Cristo
Liga Solidária
Museu do Samba
Onçafari
Parceiros da Educação Rio de Janeiro
Passos da Criança
Passos Mágicos
Plan Internacional Brasil
Pro Criança Cardíaca
Projeto AMMA – A criança em Primeiro Lugar
Projeto Uirapuru
Pró Saber SP
Providens – Ação Social Arquidiocesana
Rede Cultural Beija Flor
Rede Feminina de Combate ao Câncer – Santa Bárbara d’Oeste
Refúgio 343
Renova BR
Sea Shepherd Brasil
Sementes do Vale
Solar Meninos de Luz
TETO Brasil
União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes)
Walking Football Brasil
(Márcia Cristina e Jota Marcelo)