OPINIÃO

DIVERSOS

O caminho está livre: com desistência de Ratinho Jr., Caiado se consolida como o nome do PSD para o Planalto [Artigo

‘Nos bastidores de Brasília e Goiânia, a percepção é unânime: Ronaldo Caiado é o nome mais preparado da Direita e do Centro para disputar com os pré-candidatos que hoje polarizam o País’.

 

Gilson Romanelli

 

Ratinho Jr. recua e Ronaldo Caiado se isola como o nome do PSD para o Planalto. O cenário sucessório para a Presidência da República sofreu uma guinada definitiva nesta segunda-feira 23 de março. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou oficialmente que está fora da disputa interna do partido para 2026. A decisão não apenas altera a dinâmica do PSD, comandado por Gilberto Kassab, mas abre uma avenida para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, consolidar-se como o principal nome do campo da direita e centro para enfrentar a polarização vigente.

​Em Nota oficial, a equipe de Ratinho Junior informou que a decisão foi tomada na noite do domingo 22, após “profunda reflexão com sua família”. O governador paranaense optou por concluir seu mandato até dezembro de 2026, honrando o compromisso com os eleitores de seu Estado e mantendo o ciclo de crescimento econômico local. Como já cumpre seu segundo mandato, ele precisaria renunciar ao cargo para concorrer ao Planalto, algo que agora está descartado.

​Caiado: preparado e com tesão de ser presidente.

​Com o recuo do paranaense, todos os holofotes se voltam para o Palácio das Esmeraldas. Nos bastidores de Brasília e Goiânia, a percepção é unânime: Ronaldo Caiado é o nome mais preparado da Direita e do Centro para disputar com os pré-candidatos que hoje polarizam o País.

​A disposição de Caiado é visível e sua energia tem contagiado aliados. Como descrevem interlocutores próximos da articulação política: “O cenário agora está limpo. O governador não está apenas disposto, Caiado tá com tesão de ser candidato a Presidente da República, e isso faz toda a diferença no corpo a corpo político”.

​A desistência de Ratinho ocorre logo após uma demonstração de força de Caiado. No último domingo, durante o GP de Motovelocidade no autódromo de Goiânia, o governador foi taxativo ao ser questionado sobre compor uma chapa como vice de Ratinho: “Jamais. Não é o perfil político de Ronaldo Caiado ser vice”, afirmou.

​A fala foi o xeque-mate necessário. Sem a concorrência interna do Paraná, Caiado agora desponta como o favorito absoluto dentro do PSD, restando apenas o nome de Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul) como variável, embora a força do agronegócio e a experiência administrativa de Goiás pesem a favor de Caiado.

​A expectativa agora recai sobre Gilberto Kassab. Com o terreno livre, o anúncio oficial de Caiado como o rosto do PSD para o Planalto pode ocorrer ainda esta semana. O objetivo é unificar a direita moderada e o setor produtivo em torno de uma candidatura que apresente resultados práticos de gestão e segurança pública – as principais bandeiras do governador goiano.

O presidente Nacional do PSD Gilberto Kassab – conhecido por sua habilidade de articulação – deve acelerar o processo de oficialização.

 

Gilson Romanelli reside em Goiânia, e é jornalista e analista político

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!