Filhos como espelhamento da educação de berço
O certo e bem entendido é que quem segue as luzes das ciências não está desamparado no seu patrimônio de conhecimentos. Bem claro que informação é bem diferente de conhecimento. Tudo aquilo de que a pessoa sabe domina (sabedoria) e que traz melhoras para si, para o ambiente à sua volta, para a sociedade e planeta, isto é conhecimento útil e eficaz. Informações de que Trump decretou tarifas abusivas contra outras Nações, informações de que a Guerra Rússia versus Ucrânia já matou milhares de civis e militares também não vão mudar nossas vidas. Meras informações.
Vamos falar de Educação do indivíduo como fonte libertadora dele de tantas amarras e empecilhos? Então vamos!
Diremos de como se constrói a pessoa humana, de forma integral, no espectro o mais amplo. Vamos reportar ao grande filósofo Aristóteles, com sua ética ao próprio filho! Ética a Nicômaco. Seria já um bom começo de compreensão. Disse ele, ética se faz e se dá com alfabetização, com ensinamento e com treinamento. Porque toda criança lançada ao mundo nasce zerada de ética. E Jean Piaget com sua Psicologia do Desenvolvimento, de como bem ensinadas, as disciplinas de justiça, de respeito e autonomia podem formar cidadãos (dãs) probos e produtivos.
E assim, podem ser buscadas as diretrizes e prédicas desses citados e outros cientistas da Educação e instrução da criança e adolescente. Fala-se aqui, cada um desses cientistas do Desenvolvimento Moral, da Ética e Psicologia na formação total da pessoa, que se inicia em tenra infância até a o amadurecimento neurológico e biológico do sujeito. Tornou-se adulto e maturado, não aprendeu, fica muito difícil, quase impossível o conserto. Consertar gente depois de velha é como amansar e domar um burro velho.
A Moral do indivíduo se dá no ensinamento das relações sociais da criança e jovem, com outros indivíduos do grupo, da família, do condomínio, vizinhos e sociedade urbana ou rural. Quem deve ser protagonista? Os pais, primariamente! Assim, vão internalizando as noções de respeito e autoridade. Há que aprender a respeitar para se ter respeito. Biunívoco. A família é a primeiro grande escola na instrução e construção do indivíduo. Cada um é esse indelével corolário da educação recebida. Não é determinismo e nem sina. Genética e Educação! Sem volta. As Escolas terão a sua função complementar; como instrumentação técnica e científica e reforço de uma boa educação moral, ética e social, vinda dos pais. Os pais com baixo padrão e qualificação ética, social e cultural, produzirão uma prole, filhos e filhos de mesmo cabedal e pendor. Ciência e empirismo puros. Irretocável. Que o dizem são as Ciências da Educação, da boa Educação. Sem invento.
Existem grupos de pais que criam filhos e filhas como se os envolvessem em redomas e privilégios. Sem os ensinar e os treinar para os embates mais comezinhos e triviais da vida. A organização dos pertences pessoais, do dormitório, dos afazeres escolares, do simples gesto de bem higienizar e guardar os objetos pessoais como tênis, sapatos, roupas. À mesa, tornam-se os bons gourmets, os melhores pedaços, comidas feitas na hora. Os rapapés e salamaleques, os pronomes distintivos. Meu príncipe, minha princesa, meu gato, meu garoto, meu bebê! Meu herói.
São filhos e filhas eternos dependentes, adolescentes recalcitrantes e sem conserto porque cresceram e foram apoiados pelos pais. Quando deveriam ter aprendido, não aprenderam porque faltou o principal, a educação de berço. Que triste!
- 28/02/2026 23:49:38 - Filhos como espelhamento da educação de berço
- 18/01/2026 01:19:58 - É mais difícil tratar um obeso do que o câncer
- 15/01/2026 15:10:56 - Gente repulsiva
- 30/12/2025 18:06:42 - Esquisitices da política brasileira
- 15/12/2025 22:39:43 - Os vícios na educação dos filhos
- 30/11/2025 23:46:53 - O bom humor como expressão de saúde e felicidade
- 11/11/2025 20:58:12 - Pontes e travessias
- 31/10/2025 23:59:10 - Um grosseiro erro médico
- 15/10/2025 07:59:53 - O sequestro de consciências alheias
- 16/09/2025 00:02:37 - Gente alheia ao sentimento de empatia pelo outro
- 03/09/2025 23:51:38 - Empatia e voluntarismo
- 16/08/2025 11:40:16 - Deformidades da ortopedia
- Ver todo o histórico


