SAÚDE DO CORAÇÃO

DR. JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA

Exercício e coração

O exercício promove a saúde do coração. Antes de qualquer atividade e periodicamente (anual) exige-se uma avaliação médica (cardiologista) no sentido da segurança, quantificação e quais exercícios fazer.

 

O exercício promove a saúde do coração. Antes de qualquer atividade e periodicamente (anual) exige-se uma avaliação médica (cardiologista) no sentido da segurança, quantificação e quais exercícios fazer. Todos devem ter essa avaliação. Que exames fazer? Consideram-se idade, saúde do candidato e tipo/intensidade da atividade física. Os mais indicados: eletrocardiograma, ergométrico, ecodoppler.

 

EXERCÍCIOS NA PRESENÇA DE COMORBIDADES:

 

  1. – Obesidade-efeito terapêutico-exercícios aeróbicos.
  2. – Colesterol e triglicérides – (dislipidemias) efeito terapêutico.
  3. – Hipertensão – efeito terapêutico. Alerta: rigorosamente proibido sem adequado controle terapêutico – Risco de complicações; até morte súbita.
  4. – Arritmias – Efeito terapêutico em 90% dos casos. Mas com prévia orientação do cardiologista – Em 10% dos casos-risco de piora, até morte súbita.
  5. – Doenças pulmonares asma, enfisema; efeito terapêutico, reabilitação-aeróbicos e isométricos.
  6. – Diabetes tipos I e II – Efeito terapêutico, exige-se adequado controle com endocrinologista – Pré-avaliação com cardiologista.
  7. – Doença de chagas – Todos podem fazer. Mas com orientação (cardiologista).
  8. – Vítimas de infarto – Efeito de reabilitação, terapêutico, continuado – O mais precoce possível, após a alta hospitalar. Ainda no hospital, deve-se iniciar com fisioterapia e exercícios orientados pelo cardiologista.
  9. – Pós-cirurgia cardíaca – idem – marcapasso – Sem contraindicação na maioria dos pacientes. Com orientação do cardiologista.
  10. Anabolizantes – Trata-se do mais arriscado doping em saúde, graves riscos de hipertensão, trombose, acidente vascular e câncer de fígado.

 

O EXERCÍCIO feito aleatoriamente, o andar a pé, subir e descer escadas, passear em parques, praças, região rural. Tem validade; muito melhor que o sedentarismo absoluto. Quantas pessoas, em face do trabalho, da movimentação diária, em uma loja, comércio, atendimentos ao público, caminham muito diariamente. Tudo se conta como exercícios. Basta imaginar quantos passos, metros se deslocou por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!