Câmara de Goiânia recebe ‘Selo Ouro’ da Atricon, se consolidando como uma das mais transparentes do País
Com salto de 73,5% em transparência em um ano, Legislativo da capital é o único de Goiás na categoria.

Presidente Romário Policarpo: “Com a dedicação dos servidores e o apoio dos diretores e de todos os vereadores, conseguimos proporcionar ao goianiense uma das Câmara mais transparentes do País” – Foto, inclusive da home: Paulo José/Comunicação
O IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas realizado em Florianópolis-SC no início de dezembro trouxe boa notícia para o goianiense. A Câmara de Goiânia recebeu o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Com índice de transparência de 91,49%, a Casa de Leis fica atrás apenas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e é a mais bem colocada entre os legislativos dos 246 Municípios goianos. Mais do que a nota, chama a atenção a variação positiva de 73,47% do índice entre 2024 e 2025. No ano passado, a nota foi de 52,74%.
O resultado foi obtido a partir de determinação da mesa diretora da Casa, com a criação da Diretoria de Transparência e Proteção de Dados, a contratação de consultoria especializada e o envolvimento de todos os Departamentos do órgão. “Sempre prezamos pela transparência dos atos legislativos e o reconhecimento da Atricon revela que estamos no caminho correto”, avalia o presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD). “Com a dedicação dos servidores e o apoio dos diretores e de todos os vereadores, conseguimos proporcionar ao goianiense uma das Câmara mais transparentes do País”, conclui.
Avaliação ampla
Para chegar ao Selo Ouro, servidores da Diretoria de Transparência realizaram intenso trabalho de orientação aos demais Departamentos, já que a alimentação dos dados que compõem o Portal da Transparência é realizada em cada setor.
Informações de interesse público como licitações, contratos e folha de pagamento contam, agora, com links de acesso na página inicial do site oficial da Câmara. O sistema de busca de informações também foi aperfeiçoado.
O PNTP já avaliou 10.072 portais de órgãos públicos em todo o Brasil, com índice médio de transparência de 66,6%, o que revela o protagonismo do Legislativo goianiense. Nesta edição da avaliação, que tem critérios atualizados periodicamente, a Câmara disponibilizou no portal 100% dos itens considerados essenciais pela Atricon, ante 42,86% em 2024. O Selo Ouro é o segundo maior nível de transparência, atrás apenas do Diamante, meta almejada pela Câmara para 2026.
(Informações, sob adaptações: Comunicação)
- 23/06/2026 13:54:23 - Ronilson Reis promove ato de apoio à pré-candidatura de Policarpo
- 15/06/2026 09:45:10 - Com Agenda Goiânia Mais Verde, capital terá nove trilhas ecológicas e temáticas
- 11/06/2026 07:40:25 - Aparecida: gestão Vilela reduz desigualdades no ensino e recebe R$34,6 milhões para investir em educação
- 10/06/2026 11:55:35 - Axé Gyn estreia em Goiânia e promete resgatar a energia dos carnavais fora de época
- 09/06/2026 16:42:42 - Einstein Goiânia é o primeiro hospital de Goiás a realizar cirurgias ortopédicas com robô
- 08/06/2026 16:57:26 - Prefeitura de Goiânia e UFG promovem ‘Audiência’ sobre o PDDU nesta terça
- 29/05/2026 18:10:03 - Atuação da Prefeitura e do Governo de Goiás melhora segurança pública em Aparecida
- 29/05/2026 17:09:04 - Prefeita em exercício Cláudia Lira anuncia antecipação da data-base dos servidores
- 28/05/2026 12:32:33 - Comunidade islâmica celebra Eid al-Adha em Goiânia
- 25/05/2026 11:02:29 - Policarpo acerta medidas para assegurar comércio no entorno da Serrinha em dias de futebol
- 21/05/2026 13:58:59 - Influenciadora Thays Jubé doa 100 camisetas da marca BOOM para campanha do agasalho em Goiânia
- 20/05/2026 19:10:35 - Vereadores Luizim Pauferro e Romário Policarpo visitam Câmara de Aparecida
- Ver todo o histórico


