Auditores Fiscais, representando Secretarias de Fazenda de vários Estados, conheceram neste 27 de agosto, o modelo de auditoria contábil da Sefaz goiana. A metodologia desenvolvida em Goiás foi apresentada como benchmarking no programa de capacitação Trilhas de Aprendizagem, da Integração Escola de Negócios, em São Paulo-SP.
O evento, promovido pelo Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), reuniu 46 auditores fiscais de diversos Estados, para discutir a auditoria contábil como solução para os fiscos do País.
R$60 milhões
A referência a Goiás não é à toa, desde 2011 a Sefaz vem trabalhando no desenvolvimento da atual gerência de auditoria contábil, que otimizou e aperfeiçoou o trabalho do Fisco a partir do cruzamento de informações financeiras dos contribuintes. Para se ter uma ideia da importância dessa atuação, só neste ano o trabalho da Gerência resultou em R$60 milhões em autuações.
O curso – A construção de Trilhas de Capacitação para as Secretarias de Fazenda dos Estados brasileiros teve sua origem no âmbito da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) –, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem a finalidade de fortalecer as capacidades individuais dos servidores fazendários e impulsionar o Profisco, programa de financiamento internacional para a modernização fazendária no Brasil.
(Informações, sob adaptações: Comunicação Setorial [Sefaz])