O boleto para pagamento do Licenciamento de veículos está disponível para pagamento no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Licenciamento de veículo está disponível para pagamento no site do Detran-GO. Os contribuintes contam também com o aplicativo do Detran GO ON para acessar o código de barra do boleto. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados junto a autarquia. Os boletos também serão enviados via Correios, mas para aqueles que quiserem se antecipar podem acessar e conferir os valores no site.
O pagamento do imposto pode ser parcelado em três vezes. O calendário de pagamento do IPVA para aqueles que têm placa final 1 tem início no dia 30 deste mês, e vai até final de novembro para proprietários de veículos com placa final zero. Metade do valor arrecadado com o IPVA pertence ao Município onde o veículo está emplacado. A parcela que fica com o Estado integra o orçamento anual e é destinada às diversas áreas de atuação do Estado, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.
A gestão estadual oferece desconto de 50% sobre o IPVA para os donos de carros com motor 1.0 ou motocicletas de até 125 cilindradas, desde que eles não estejam inadimplentes, não tenham recebido multas de trânsito ou se envolvido em acidentes nos últimos 12 meses, mesmo que em outro veículo. Pelo Programa Nota Fiscal Goiana, basta pedir o CPF na nota no momento da compra que pode gerar o desconto de 5% a 10% no IPVA.
Confira a tabela aqui.
CNH Social: 90 mil inscrições na etapa inicial – A 1ª etapa do Programa CNH Social teve seu período de inscrições encerrado dia 4 de janeiro. Foram 90.354 registros de candidatos no site oficial do Detran-GO. Criado pelo Governo de Goiás por meio da lei 20.637/2019, o programa de inclusão que possibilitará à população de baixa renda a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A (motocicleta) ou B (automóvel), bem como, a adição das categorias A ou B e a mudança de B para D (ônibus e microônibus).
A próxima fase do Programa CNH Social será a de seleção dos inscritos, uma vez que nesta etapa são oferecidas 2.010 vagas, nos segmentos Estudantil, Urbana e Rural (670 vagas para cada), sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência. Esta etapa deve ter fim até o dia 11 de fevereiro, quando o Detran-GO disponibilizará a lista dos selecionados, a partir dos critérios determinados na Portaria 1138/2019, que institui, inclusive fatores objetivos para determinar a classificação dos candidatos que atenderem ao descrito na lista de exigências do programa.
Os candidatos ao programa CNH Social, classificados dentro do número de vagas, terão direito às isenções das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático). Também estarão isentos de exames médicos, psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional.
Após a divulgação da lista dos selecionados, os classificados terão até 15 dias para realizar a matrícula no programa. Serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes. Ou seja, todo o processo ocorrerá sem custo para o candidato, com exceção das despesas de deslocamento.
Critérios
As vagas da CNH Social Estudantil estão destinadas a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), que tenham cursado e concluído os três anos do ensino médio na rede pública e morem no Estado de Goiás. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição no programa e apresentar o documento comprobatório da nota obtida. Não ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave, gravíssima ou não ser recorrente em infração média.
No segmento CNH Social Urbano, os candidatos têm de residir em área urbana de qualquer município goiano, serem maior de 21 anos, estarem inscritos no CadÚnico, terem concluído, pelo menos, o ensino fundamental e que não tenham sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave, gravíssima ou não sejam recorrente em infração média.
Já para participar do CNH Social Rural é preciso ser morador da zona rural de qualquer Município goiano, maior de 21 anos, inscrito no CadÚnico e ter concluído o ensino fundamental. É necessário possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive DAP Acessória emitida em Goiás. O candidato não pode, ainda, ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave, gravíssima ou não ser recorrente em infração.
(Informações: Comunicação Setorial do Detran-GO)