Uma das mais tradicionais manifestações religiosas-culturais do Brasil, inclusive em Uruaçu e na região, a Folia de Reis tem o ápice de seu período de realização se aproximando. Em dois exemplos, o JORNAL CIDADE aborda a iniciativa que muda rotinas.
De 1º a 6 de janeiro de 2020, a Folia de Reis de Urualina-Serra Dourada será um dos atrativos da antiga festa popular, de cunhos folclórico e emblemático também.
“Estaremos praticando um evento marcante e sem qualquer finalidade lucrativa. Todos estão convidados e que possam nos prestigiar”, convida Mário Ribeiro Filho (Marinho), que, ao lado da esposa Heliane Félix e de familiares, serão os denominados festeiros da saída.
Veja a programação, em janeiro, da Folia das duas comunidades rurais de Uruaçu, que tem Professor Adair José na coordenação:
Dia 1º, 9h (café da manhã e, início da Folia com a reza do Santo Terço). 12h (almoço). 17h (saída). Festeiros da saída: Marinho e Heliane Félix. Local: Chácara São João (margens da BR-153), próximo ao Matadouro de Uruaçu. Festeiros da chegada: Senhor Perley e Simone (fazenda Engenho Santana). 1º Pouso: casa do Zé Pio e da Eliene (Urualina)
Dia 2. Almoço: Gilsom e família. Local: salão da Igreja. Pouso: Casa do Senhor José Facao e Dionita (Urualina).
Dia 3. Almoço: casa do Senhor Vanderley. Pouso: casa da Dona Maria do Tito (Urualina).
Dia 4. Almoço: fazenda do Senhor Otaviano e da Dona Tereza.Pouso: fazenda do Davi.
Dia 5. Almoço: Senhor Belchior Lúcio e Dona Jovenila (fazenda). Pouso: Leziom e família (fazenda)
Dia 5. Entrega da Folia: Senhor Perley e família
Com a mensagem Que os Três Reis Santos intercedam a Jesus saúde, paz, alegria, união, para juntos festejarmos o seu dia!, Marinho informa o telefone dele para contatos: (62) 98481-1017.
‘Folia da Gameleira’
Já em outra frente cultural uruaçuense, eis o giro 2020 da Folia da Gameleira, sob liderança de José Graciano Rodrigues, com início na data 30 de dezembro e que tem o slogan Viajaram os três Reis vindos do oriente. Foram guiados por uma estrela, a mais bela e singular. Cada um levou um presente para Jesus Cristo adorar.
Dia 30. Saída: casa do Senhor Victor (rua 1.201, próximo ao estádio Serra Grande), onde todos os foliões se reunirão às 12h. Pouso: casa da Senhora Vanda, próximo da sede da Escola Municipal Johatam Moreira Guimarães.
Dia 31. Almoço: casa da Senhora Sônia (avenida Transbrasiliana, em frente ao INSS). Pouso: casa do Senhor Guedes e Senhora Ana, no setor Aeroporto.
Dia 1º. Almoço: casa do Douglas e da Vanessa (em frente a AABB). Pouso: casa do Senhor Costinha e da Senhora Irleth (rua Dona Cândida, quadra 2, lote 9, vila Dom Prada).
Dia 2. Almoço: casa da Dona Maria, mãe do Goodchal (rua Oldrado Silva Rocha Vidal). Pouso: casa da Dona Valdeir (rua 1º de Maio, esquina com avenida Transbrasiliana).
Dia 3. Almoço: casa da Dona Ana da Glória (rua 10, vila Xique-Xique). Entrega: casa do Senhor Waldir Lourenço (em frente a BR-153, próximo ao antigo posto Bernardo Sayão).
Em Uruaçu, outras manifestações ocorrem na mesma época. Em dados bíblicos do catolicismo, a origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX. Celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos Três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior –, e, Baltazar) ao menino Jesus, a celebração tem duração variada no Brasil. Em alguns pontos, dura 12 dias: de 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém. No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.
Além de Goiás, os Estados onde essa tradição está mais presente são Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo.
(Jota Marcelo e Márcia Cristina)