Há três anos consecutivos, os Escoteiros do Brasil realizam na cidade de Uruaçu, o evento conhecido como EducAÇÃO ESCOTEIRA, atividade pensada para acontecer dentro de instituições de ensino. O escotismo nasceu em 1907, através de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Hoje, o Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho – 32/GO é a única unidade escoteira reconhecida e autorizada pela União dos Escoteiros do Brasil UEB, no Norte goiano, para prática do escotismo.
Isso, de forma a promover aos estudantes uma oportunidade de vivências de atividades educativas, junto aos membros do Movimento Escoteiro. Como estratégia, num mesmo dia, unidades escoteiras locais de todo o País ofereceram atividades em mais de 650 estabelecimentos de ensino, beneficiando mais de 100 mil pessoas em todas as regiões.
O palco dessa atividade em Uruaçu foi o Colégio Estadual Dom Prada, no Centro da cidade, que, com brilhantismo ofereceu oportunidade ímpar de desenvolvimento juvenil aos seus alunos.
Fundado no ano de 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é uma instituição de coeducação, de participação voluntária e sem fins lucrativos, no qual crianças e jovens têm a oportunidade de buscarem seu autodesenvolvimento dentro de metodologia baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e amor pela natureza.
Única unidade escoteira reconhecida e autorizada
Atualmente, o Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho – 32/GO é a única unidade escoteira reconhecida e autorizada pela UEB – União dos Escoteiros do Brasil, no Norte do Estado de Goiás, para prática do escotismo, conforme previsto nos Decretos Leis 5.497/28 e 8.828/1946. Sua estrutura de voluntários adultos realiza atividades com participantes de 6,5 anos a 17 anos, mas em breve estenderá suas atividades até jovens de 21 anos. Após essa idade, o adulto pode participar como voluntário.
Suas reuniões estão acontecendo aos sábados, entre 16h e 18h, na rua Itália, quadra 9, lote 7, setor Jonas Veiga, em frente ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Sendo esta mais uma oportunidade que surge em Uruaçu para a promoção do lazer, da cidadania, esporte e educação não formal para os jovens locais (Informações: Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho – 32/GO. Este conteúdo também ganha publicação na edição de 1º a 15/07/2019. Com atualizações e com acréscimo de fotos).