Grupo de Folclore Serra da Mesa: cultura popular

Cultura popular… Em dados do hoje não existente Ministério da Cultura, sobre valoroso naco cultural: ‘Uma definição, no entanto, foi cunhada na Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular: É o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social. O documento foi gerado na 25ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1989’. Uruaçu ajuda para com o fortalecimento mundial da cultura mais simples, que merece apoio máximo.

 

Foto: JORNAL CIDADE (Arquivo)

 

Dia 07/07/2007, em Uruaçu, na residência do casal Cylene Gama/Serrano Neves (in memoriam): à frente, Mestre Geraldo (líder dos foliões) e Ciriaco Tavares (in memoriam). Da esquerda p/ direita: Joaquim, Nelza, Cylene, Fátima, Serrano Neves (in memoriam) e Louro.

Grupo de Folclore Serra da Mesa (do Memorial Serra da Mesa) é uma das melhores referências culturais do interior goiano, com a sua musicalidade e as suas apresentações. Preciosidades, como a da Folia do Divino, o Hino de Louvor ao Espírito Santo e a Dança do Passarinho não ficam de fora quando a turma (fotos da chamada na página principal, acima e abiaxo) está nos palcos.

 

 

 

Poeta, sertanista e coordenadora-geral do Memorial, Sinvaline Pinheiro lembra que, cumprindo parte dos seus objetivos, que é salvaguardar a cultura da região de Serra da Mesa, o Memorial promove eventos ao longo dos anos, com os palcos expondo toda uma variada história e, claro, com talentos de Serra da Mesa também se apresentando.

“Existem casos de grandes mudanças na vida de pessoas que frequentam o Memorial, como respeito ao outro, ao meio ambiente, aos filhos…”, disse Sinvaline, em 2011, ao JORNAL CIDADE.

Leia mais sobre manifestações culturais populares na coluna SOCIAL.

 

Fotos (inclusive a da página principal), de 26 de setembro de 2008, quando da inauguração do Memorial Serra da Mesa, data de um dos mais fenomenais espetáculos culturais da história do Norte goiano: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE (Arquivo)

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!