Atraindo cada vez mais adeptos e movimentando a economia, as ‘Cavalgadas’ realizadas por diferentes iniciativas (tipo a da Comitiva de São João, na foto 2) se avolumam na região Norte de Goiás, inclusive ganhando comitivas de outras localidades. Em Uruaçu, a maior delas, dos Cavaleiros de Sant’Ana – na foto 1, edição de 2015 –, espera superar o recorde de participantes na versão 2019, agendada para 28 e 29 de junho.
Com o nome reverenciando São João e coordenada por Mário Ribeiro Filho, pioneiro grupo de sete cavaleiros integrou uma comitiva de 20 pessoas para participar de harmoniosa Cavalgada no último final de semana do quarto mês de 2019, na zona rural de Uruaçu. Nas mais diversas formas, de Cavalgada em Cavalgada, elas se superam e se tornam sucesso.
Pela primeira vez, nesse formato, o acontecimento agradou a todos os envolvidos, participantes humildes e de sintonia plena com as questões camponesas. “Trata-se da primeira Comitiva de São João, indo de encontro com a de São Marcos. Sou o organizador da de São João”, informou à reportagem Marinho, chacareiro, pequeno produtor rural, feirante (comercializando produtos originados da chácara São João, propriedade que espelha bem a lida diária do saudoso pai Mário Ribeiro de Freitas [Seu Mário]) e, dirigente sindical público municipal. A Cavalgada de São Marcos em si está na segunda edição.
Realizada entre 27 e 28 de abril, a Cavalgada integrou as festividades da Festa em Louvor a São Marcos, transcorrida de 26 de abril a 4 de maio. O pouso foi na residência do colaborador Pedro Moreira, com paradas básicas em cenários amenos e aprazíveis. “Um descanso mental total e algumas horas de momentos agradáveis com familiares e amigos”, diz Marinho, participante de outras Cavalgadas no decorrer do ano.
Em uma das paradas, “para ‘reforçar’ o estômago e já com a camisa da Cavalgada de São Marcos, estivemos na residência do ‘Senhor’ Joel”, detalha, emendando que “outras edições estão projetadas, seja internamente ou em conjunto com outras. Todo interessado pode participar com nós. Basta me ligar no [62] 98481-1017”.
Carreiros
Um dos atrativos da Cavalgada compartilhada e nos bastidores (ao longo do final de semana, de dias marcantes da Festa) foi a Comitiva Geração de Carreiros, “que vem resgatando a história, cultura e a tradição dos carros de bois em nossa região”, comenta a participante Gilda Correa, de sintonia joia com o meio rural e, funcionária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) – Inspetoria Uruaçu.
“Todo ano, com recursos próprios, seguimos com a Comitiva Geração de Carreiros rumo a ‘Romaria de Nossa Senhora da Penha’, na cidade de Guarinos [localizada na região Centro Goiano {Eixo BR-153}]”, relembra, sobre uma das maiores Romarias do Centro-Oeste brasileiro, contabilizando média anual de setenta mil participantes na virada de junho para julho.
Comitiva CAI & PIRA
No sábado 27 de abril, Uruaçu sediou também a 3ª Cavalgada da Comitiva CAI & PIRA, sob coordenação de Raycar Linhares, morador local.
Com trajeto Posto Santana (Posto do Goiás)-fazenda Santana, muita animação por conta dos participantes de todas as faixas de idades, inclusive muitos jovens. Entre os atrativos, sonorização musical mesclada mecânica e ao vivo (do som automotivo ao som de viola), mais uma série de sorteios, até mesmo um lote às margens do lago Serra da Mesa. Elogiado pela condução dos trabalhos, Raycar Linhares (jovem de boas ideias) tem planos para mais etapas, da mesma forma outros eventos.
Cavaleiros
Para 28 e 29 de junho, está agendada a realização da 18ª Cavalgada de Sant’Ana, com saída, 12h, da sede da fazenda Riachão, de propriedade de João Moreira Pimenta (pela BR-153, sentido Campinorte-Uruaçu (imediações da antiga instalação da Leitbom), a entrada fica na direção do Riachão. É um evento anual muito esperado!
Promovida desde 2002 pela entidade Cavaleiros de Sant’Ana, com sede em Uruaçu e presidida por Véi Chico, trata-se do evento inicial, neste ano, da 36ª Exposição Agropecuária de Uruaçu (36ª Expoagro), evento do coirmão Sindicato Rural de Uruaçu (SRU), presidido por Reuder Moreira, agendada para 3, 4, 5, 6 e 7 de julho. O presidente tem lembrado que neste 2019, terá premiação de $500 para os denominados Mister Mirim e Miss Mirim; Mister e Miss Adulto; Muar mais bonito e Equino mais bonito; e, ainda para o Idoso mais animado da Cavalgada.
‘Cavalgadas’ ganham força em Uruaçu é o título e a reportagem resume essa espécie de evento que atrai muitos adeptos, em meio à diversão e, movimentação caprichada da economia, beneficiando uma gama de segmentos.
(Márcia Cristina e Jota Marcelo)