Valmir Pedro: ‘O grupo continua forte para as eleições 2020’

Analisando o resultado das eleições de 7 de outubro, Valmir Pedro (PSDB), prefeito de Uruaçu, salienta que o grupo dele “continua forte para as eleições 2020”, que permanecerá “fazendo o trabalho pensando na coletividade” e, mais: “Os que apostam que nós não temos o governo do Estado, que o governo vai paralisar, estão enganadinhos”.

 

Valmir Pedro: “20 anos no poder causa fadiga, cansaço, encerra-se um ciclo. Isso é natural. Como que nós vamos descobrir se as gestões do PSDB foram ruins? Se quem ganhou de nós ficar 30 anos no poder ou 40. Aí o projeto deles seria melhor que o nosso” – Fotos: Márcia Cristina

 

“José Eliton teve uma média de 13% dos votos no Estado e, em Uruaçu teve 27%. Isso mostra o reconhecimento do povo de Uruaçu ao nosso trabalho e ao trabalho do governador em favor da nossa querida cidade”, opina o prefeito

 

O presidente do PSDB uruaçuense, Mauri Lemes, publicou em rede social não ter visto ‘o desfecho como derrota’ e que a maioria dos votos de Uruaçu ‘ainda está nas mãos do PSDB’. O senhor concorda?

Eu concordo com o presidente Mauri Lemes, que o resultado das eleições em Uruaçu demostrou a força do nosso grupo político aqui da cidade, mas eu vou além mais disso. Você perder uma eleição, depois de 20 anos no poder, não significa derrota. Se o projeto do PSDB para Goiás não fosse bom, o PSDB não teria, junto com seu grupo, governado o Estado por cinco mandatos. Se o PSDB conseguiu estar a frente do Governo de Goiás por cinco mandatos é porque o seu projeto foi aprovado pela população [quatro com Marconi Perillo {PSDB}; e, um com Alcides Rodrigues {PP}, eleito apoiado por Marconi. Depois, eles romperam]. Então, o que tirou o PSDB do Governo de Goiás não foi o PSDB ser ruim para o povo goiano. 20 anos no poder causa uma fadiga, causa um cansaço, encerra-se um ciclo. Isso é natural. Como que nós vamos descobrir se as gestões do PSDB foram ruins? Se quem ganhou de nós ficar 30 anos no poder ou 40. Aí o projeto deles seria melhor que o nosso. Agora, eles terão que provar isso para o povo. Daqui três anos e meio, quatro anos, eles serão avaliados se foi bom para Goiás ou se não foi. Nós conseguimos ser avaliados por cinco vezes e fomos aprovados pelo povo goiano. É natural, depois de 20 anos, o povo buscar mudança e fazer essa mudança, como aconteceu nas eleições 2018.

Nota da Redação: Mauri Lemes informou, via rede social, ter feito um balaço dos resultados e não viu o desfecho como derrota dentro do PSDB. ‘O Brasil inteiro passou por uma reforma e a onda caiadista estava inserida neste contexto’. Pontuando que poderia ter ficado melhor se a deputada estadual Eliane Pinheiro (PSDB) tivesse sido eleita, justificou: ‘A sua reprovação aconteceu devido a falta de apoio dos outros Municípios, que prometeram apoio e alguns não cumpriram com o compromisso e, não conseguiram dar a votação necessária prometida. Em Uruaçu, o seu grupo de apoiadores superou em muito o resultado da votação, tanto para a Eliane, como para o Lucas Vergilio [SD]’. Salientando que a votação foi casada, ‘com 3.440 votos para o Lucas e 3.340 votos para Eliane’, Mauri frisou: ‘Ficou provado que o grupo do PSDB e aliados ainda continua liderando os votos de Uruaçu. Os candidatos apoiados pela ex-prefeita [Solange Bertulino {MDB}] – Bruno Peixoto [MDB] obteve 323 votos, o deputado federal José Nelto [Podemos], apoiado pelo Machadinho [Podemos] e pela ex-prefeita, obteve 626 votos, José Mário [Schreiner], apoiado pelo Sindicato Rural [de Uruaçu {SRU}], obteve 758 votos. O candidato ao Governo de Goiás, José Eliton (PSDB), conseguiu quase 50% dos votos do Ronaldo Caiado [Democratas]. Isso ficou provado que a força política, apesar do caiadismo, ainda está nas mãos do PSDB’

Nota da Redação: adversários políticos discordam desses pontos de vista de Mauri Lemes e Valmir Pedro

 

3.340 votos para a Eliane em Uruaçu. O senhor esperava mais?

Em relação a Uruaçu o resultado foi superpositivo, como o presidente do PSDB Mauri Lemes colocou. Se fazer uma análise do governo do Estado, o José Eliton teve uma média de 13% dos votos no Estado e, em Uruaçu ele teve 27%. Isso mostra o reconhecimento do povo de Uruaçu ao nosso trabalho e ao trabalho do governador em favor da nossa querida cidade. Vamos para a eleição de deputado federal: o nosso deputado federal foi disparadamente o eleito mais votado da cidade de Uruaçu e, olha que nós assumimos a candidatura do Lucas 20 dias antes da eleição. O Thiago [Peixoto {PSD}] desistiu e nós abraçamos a candidatura do Lucas Vergilio. Vamos agora para a eleição de deputado estadual: os aliados do nosso concorrente, os aliados do Machadinho e ele próprio apostavam que ele ia dá quatro por um na Eliane, isso era conversa deles, mas não conseguiram. Deram dois por um, a Eliane teve a metade dos votos que ele teve na cidade de Uruaçu. E, olha que a Eliane estava percorrendo o Estado inteiro, esteve aqui na campanha três vezes apenas, nós demos a ela a liberdade para cuidar dos outros Municípios e, ele estava o dia inteiro de casa em casa, montou uma megaestrutura na cidade. A Eliane ainda conseguiu praticamente a metade dos votos, isso prova que se o candidato fosse eu nós tínhamos batido ele aqui na cidade, nós teríamos conquistado muito mais votos do que ele. Ele saiu menor do que entrou, não conseguiu ter a votação que ele teve para prefeito: 8.073 votos. Para deputado, ele praticamente foi o único na cidade, teve apenas 7 mil votos [7.070 dentro de Uruaçu. 10.063 votos no geral]. O grupo saiu bem fortalecido. Você pega cada grupo aqui da cidade e vê quantos votos teve o deputado federal deles e compara o nosso deputado federal, a votação do nosso deputado federal com a votação de cada um desses grupos…

 

…Foi positiva?…

…A nossa análise é de uma eleição positiva para o nosso grupo político aqui na cidade de Uruaçu, mas a eleição acabou, agora é hora de a gente continuar trabalhando pela cidade, é hora de cada liderança que apoiou um deputado exigir que esse deputado coloque emendas para Uruaçu, é a hora desses que apoiaram o governador eleito correrem atrás e exigir que o governador eleito faça as obras, traga benefícios para nossa querida cidade, porque eu já estou fazendo isso, já estive com o governador José Eliton, estive em Brasília com o Lucas e o Thiago Peixoto, já articulando as emendas dos dois para o próximo ano. Interessante: eu hoje tenho dois deputados federais. O Thiago, que vai voltar o orçamento, a emenda do próximo ano, é deputado até fevereiro e, tem o deputado Lucas Vergilio. Nós vamos ter um grande volume de emendas para 2019.

 

A nova bancada teve votação em Uruaçu…

…Uruaçu tem lideranças que apoiaram deputados que já têm mandatos, precisam correr para Brasília e articular para que coloquem emendas para Uruaçu. Porque, eu vou mostrar para a sociedade os deputados que estão colocando emendas para Uruaçu, independentemente da cor partidária, como fiz. Lucas Vergilio não era meu deputado, eu trouxe ele aqui para entregar a [máquina] Bob Cat, mostrei que o deputado federal Pedro Chaves [MDB] tinha colocado emenda para a cidade, eu vou mostrar os deputados que destinam emendas para Uruaçu, mas vou mostrar também os que não colocam emendas, que passam aqui, ganham votos e vão embora e, não colocam emendas.

 

Toda emenda, todo recurso é importante para Uruaçu?

Bem-vindo. Nós temos deputados que são considerados de oposição a mim e colocaram emendas para Uruaçu, como por exemplo, o Pedro Chaves e, nós articulamos, com nossa equipe de convênios: conseguimos legalizar os convênios e captar esses recursos e transformar em obras e benefícios para Uruaçu. Cabe a cada um que apoiou deputado eleito cobrar dele emendas para Uruaçu. Eu vou no gabinete de todos esses deputados protocolar ofícios, esse será o meu papel e vou enviar esses ofícios para as lideranças que apoiaram eles aqui em Uruaçu. Assim, como agora em janeiro, vamos pegar toda a demanda de Uruaçu e eu vou protocolar ofício lá no Palácio Pedro Ludovico [Teixeira, sede administrativa do Governo de Goiás] e, vou pegar esses ofícios e mandar para os representantes do Caiado aqui em Uruaçu, pegarei a segunda via e vou mandar. Nós vamos continuar fazendo o trabalho pensando no comum, na coletividade.

 

Como avalia a militância hoje?

Nós saímos, com certeza, de cabeça erguida e o grupo continua forte para as eleições 2020. A base nossa em Uruaçu está motivada pelo grande governo que estamos fazendo, um governo bem avaliado, aprovado pela população. A série de benefícios que nós temos para entregar é muito grande, temos muitos benefícios para entregar para a população, até o último dia do nosso mandato. Têm muitas coisas em andamento. Aqueles que apostam que nós não temos o governo do Estado, que o governo vai paralisar, estão enganadinhos. Nós temos muitas coisas para entregar, muitas obras para fazer, muitas obras para inaugurar, é isso que motiva a nossa base de Uruaçu, isso motiva a nossa população.

 

Base aliada do PSDB uruaçuense: sob sua liderança, o trabalho ocorreu de forma correta. É isso?

Em relação ao Estado, eu vejo esse momento como uma oportunidade de o PSDB e as lideranças do PSDB no Estado de enxergarem agora mais a liderança Valmir Pedro, porque hoje nós temos mandatos, somos prefeito, vamos fazer uma oposição sadia em relação ao Estado, de forma que a gente consiga se destacar no cenário político estadual e, a gente, em um futuro breve, estar em disputas bem maiores dentro do PSDB.

 

Marconi Perillo em quinto lugar para senador. Surpresa? Se não fosse a Operação da Polícia Federal em setembro, ele se elegeria?

Ele teria sido eleito de forma muito apertada, porque as pesquisas até antes da Operação já mostravam ele muito próximo do Vanderlan [Cardoso, eleito senador pelo PP], da Lúcia [Vânia {PSDB}, senadora que não se reelegeu], do Kajuru [Jorge Kajuru, eleito senador pelo PRP], embolado ali nas pesquisas. Na verdade, o Marconi continua sendo um grande líder no PSDB em Goiás, ele continua sendo meu amigo, meu líder político. Mas, o que eu dizia? Quando você está muito tempo no poder – eu sempre cobro isso aqui da minha equipe –, acontece de, às vezes não, mas sua equipe, seus companheiros, perdem a sintonia com a rua, perdem a sintonia com o povo, cai na tentação do ar-condicionado, da água gelada e, a gente tem que vigiar isso o tempo todo. Aconteceu! 20 anos no poder, 20 anos o PSDB com seu grupo governando o Estado, só o Marconi foram quatro mandatos e, de certa forma, houve esse distanciamento, perdeu-se aquele vigor do contato com o povo. A gente não vive na monarquia, você não vai ficar aí 30, 40 anos no poder! Ficou 20, a população não permitiu que ficasse 24, 28, isso é natural e, agora é erguer a cabeça e corrigir o que  errado. Quantos governos, partidos conseguiram ficar no poder só quatro, oito anos?!? Nós conseguimos ficar 20 anos a frente do Estado. Isso mostra que fomos bem aprovados pela população goiana.

 

A ‘eleição acabou, agora é hora de a gente continuar trabalhando’, conforme disse o senhor! É trabalhar plenamente!?!

Trabalhar! Olha!… Para você vê o tanto que somos democratas, republicanos: a Pecuária de Uruaçu… No primeiro ano do meu mandato, no segundo ano, nós demos o Rodeio, locutor de Rodeio Cuiabano Lima, investimos mais de R$150 mil na Pecuária no primeiro ano de nosso mandato. No segundo ano do nosso mandato, mesmo sabendo que o presidente do Sindicato é o presidente do Democratas, que não nos apoiou para prefeito, que iria apoiar o Ronaldo Caiado para governador, apoiar outros deputados e não os meus deputados, porque é uma instituição séria – o Sindicato Rural –, e, a gente vai manter dessa forma e, esperamos que eles, que assumirão o Governo em janeiro, também tenham essa mesma compreensão, esse mesmo ponto de vista, de manter uma relação republicana. E o presidente do Democratas em Uruaçu, Ozires Ribeiro, é uma pessoa séria, honesta, trabalhadora, que pensa no bem de Uruaçu e, nós vamos continuar trabalhando juntos pela cidade…

 

…Os senhores sempre se respeitaram…

…A gente respeita quem é do bem, quem quer o melhor para a cidade de Uruaçu.

Nota da Redação: há tempos, Valmir Pedro e Ozires Ribeiro Silva cotidianamente têm bom relacionamento, sempre se respeitando. Para contrariedade de alguns aliados de ambas partes

 

Como está vendo a disputa presidencial no segundo turno?

Eu estou vendo de forma assustadora, porque foi um fenômeno, o Bolsonaro e, um fenômeno o PT, mesmo com o Lula preso, conseguir colocar no segundo turno o seu candidato, que até então era desconhecido no Brasil: o Fernando Haddad! Nós votamos no [Geraldo] Alckmin [PSDB] no primeiro turno acreditando que o Alckmin era o melhor para o País. Não foi assim que o brasileiro pensou e, agora é respeitar a opinião do eleitor, cuidar da Prefeitura, cuidar da Administração e ver o que acontece no próximo dia 28.

 

A obra do Hospital Regional continua, está em andamento?

Continua com mais de 100 trabalhadores, lá na obra. É claro que muitos trabalhadores foram dispensados, não porque reduziu o ritmo, mas porque já foi concluída a maioria da obra. Muitas partes que não precisam mais e eles foram demitidos. Mas, continua com mais de 100 trabalhadores.

 

Pavimentação da avenida Galdino Moreira…

…Estamos agora aguardando receber mais duas parcelas de R$100 mil do Governo de Goiás para a gente concluir, até a avenida Coronel Gaspar.

 

Ciclovia. Comente.

Estamos terminando de fazer [lidar com] a aprovação das contas, porque houve uma alteração no projeto, que, ia até a Ferrovia [Norte-Sul {FNS}; local do trecho onde cruza com a rodovia GO-237]pulava e continuava a Ciclovia do Cerrado. A Valec desaprovou o projeto, tivemos que fazer a alteração do projeto, subindo pelo viaduto, fazendo o alargamento da pista. Com isso, atrasou a prestação de contas, teve que aprovar esse aditivo no projeto e, por isso a obra ainda não está pronta. A nossa previsão é de inaugurar a Ciclovia no mês de dezembro.

 

Haverá enxugamento na folha de pagamento da Prefeitura?

Nós assumimos a folha de pagamento com 64%, reduzimos para 53%. Ela estava 10% acima do que a lei permite e, hoje está 1% abaixo do que a lei permite. Isso mostra ajuste. São mais ou menos 160 comissionados.

 

Serão realizados o ‘Show da Virada’, a ‘Arraiá do Betinho’ e a ‘Temporada de Férias’?

Da mesma forma! Vamos ter o Réveillon esse ano, vamos ter o Carnaval, vamos ter o Arraiá do Betinho e vamos ter a Temporada de Férias. Da mesma forma, mesmo formato e, o projeto Natal Luz 2.

 

“O Marconi continua sendo um grande líder no PSDB em Goiás, ele continua sendo meu amigo, meu líder político”, esclarece o prefeito uruaçuense

 

“A eleição acabou, agora é hora de a gente continuar trabalhando pela cidade, é hora de cada liderança que apoiou um deputado exigir que esse deputado coloque emendas para Uruaçu”, disse Valmir Pedro ao JORNAL CIDADE

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!