Uma ajuda que pode ficar em Uruaçu: doações para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA). A localidade sede do JORNAL CIDADE integra a Relação de Municípios aptos para receber doações do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) 2018. No final da reportagem, consta link de vídeo focando o assunto.
O declarante pode apoiar, permitindo dedução de doações, ao declarar o Imposto de Renda. A doação é comprovada à Receita Federal com o recibo da transação. Permissão está prevista no artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em legislação tributária específica, que regulamenta a contribuição de pessoas físicas e jurídicas.
Nunca é demais lembrar que sempre os programas sociais de promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes precisam de apoios.
É possível destinar o recurso para mais de uma instituição, porém a soma das doações não pode ultrapassar os 6% do IR devido. Os contribuintes interessados podem se informar mais com os contadores ou na página eletrônica da Receita Federal.
Recorde
Envolvendo a última declaração, R$67,8 milhões foram arrecadados, o maior valor em cinco anos. A Receita Federal informou que a quantidade de doações também superou os anos anteriores, alcançando exatas 62.688 ajudas.
Dia 19 de março, Uruaçu sediará Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Assista vídeo abordando as doações clicando aqui.
(Márcia Cristina. Vídeo: Divulgação/Receita Federal)