Detran-GO e UFG iniciam projeto de integração de estatísticas de trânsito

“Ao final, teremos um banco de dados confiável, acessível a todos e capaz de orientar políticas públicas eficazes na prevenção de sinistros de trânsito”, destaca presidente da autarquia.

Projeto visa unificação dos bancos de dados de acidentes de trânsito, eliminando duplicidades e evidenciando fatores de risco à segurança viária – Fotos: Comunicação/Detran

Proposta vai permitir diagnósticos mais precisos e ações mais eficientes de prevenção e redução de sinistros

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) deram início à implantação do Sistema Integrado de Ocorrências de Trânsito de Goiás (SIGO). O projeto tem como objetivo unificar os bancos de dados de acidentes de trânsito, eliminando duplicidades e evidenciando fatores de risco à segurança viária, de modo a subsidiar políticas públicas preventivas e mais eficazes.

A reunião de pactuação ocorreu na manhã de 25 de novembro, na sede do Detran, com a participação de diversas instituições envolvidas no planejamento, fiscalização, atendimento e tratamento das vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com o presidente do Detran, Delegado Waldir, a iniciativa é pioneira no País. “Ao final, teremos um banco de dados confiável, acessível a todos e capaz de orientar políticas públicas eficazes na prevenção de sinistros de trânsito”, destacou.

A coordenadora do projeto, professora Poliana Leite, reforça a relevância da iniciativa. “Sem dados, agimos às cegas. Não conseguimos criar políticas públicas assertivas porque não sabemos quando aconteceram acidentes, qual a gravidade e quais são os fatores de risco para a segurança viária”.

Os sinistros de trânsito permanecem entre as principais causas evitáveis de mortes e sequelas no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 1,19 milhão de mortes anuais por acidentes viários. No Brasil, a fragmentação das informações ainda compromete o planejamento e a preservação da vida no trânsito.

 

Referência nacional

Em Goiás, o SIGO nasce da parceria entre Detran-GO e UFG para desenvolver um modelo unificado e interoperável de dados, com potencial para se tornar referência metodológica para o País. A proposta permitirá diagnósticos mais precisos e ações mais eficientes de prevenção e redução de sinistros.

Participaram também do encontro representantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Batalhão de Trânsito da PM, Batalhão Rodoviário, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Samu e Secretaria Municipal de Saúde.

 

(Informações, sob adaptações: Gerência de Comunicação Detran)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!