Após mais de 40 anos, doutor Bomfinho Ribeiro Sobrinho se aposenta pelo Estado

Um dos mais tradicionais médicos de Goiás, o médico legista Bomfinho Ribeiro Sobrinho é o servidor mais antigo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO).

Carteira funcional de doutor Bomfinho Ribeiro. Colaborador da SSP-GO e da Saúde Pública por mais de 40 anos – Fotos (Reprodução, com preservação parcial de dados), inclusive da home: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Doutor Bomfinho Ribeiro: tradição em Uruaçu e no Norte de Goiás. Desde 1980 – Foto (Arquivo): Meire Moreira/jornal Correio Popular (Uruaçu) / JORNAL CIDADE

 

Ano: 1985, dia 19 de março: nessa data, o médico Bomfinho Ribeiro Sobrinho começou a trabalhar no Governo de Goiás, em atuação profissional dentro de Uruaçu (onde chegou cinco anos antes) e no Norte goiano que oficialmente tem encerramento na quinta-feira 20 de novembro de 2025.

Já experiente trilhando na medicina, essa parte da jornada de doutor Bomfinho teve início numa época em que o Brasil ensaiava a praticidade de não ser mais reduto dominado pela ditadura militar. Era o princípio de ilibada carreira pública, ao ingressar no Estado através dos quadros da Saúde Pública.

Médico legista desde os tempos sem existências locais do Instituto Médico Legal (IML) e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) – mas sim, apenas pronto-socorro –, e desde os tempos sem as atuais estruturas humanas, materiais, tecnológicas nos referidos órgãos. Médico legista atendendo ocorrências reunindo vítimas de todos os lugares, haja vista Uruaçu ser cortada por rodovias. Médico legista lidando com dores de familiares e amigos de personagens de casos tristes. Médico legista sob intensa atuação sem jamais desviar a atenção. Médico legista pessoa-profissional humano.

Recordando – e narrando ao JORNAL CIDADE –, jamais ter faltado com os compromissos e a ética, doutor Bomfinho Ribeiro, que completará 75 anos em 9 de dezembro, revela lida com milhares de situações nas mais de quatro décadas como colaborador do setor público, sob cuidados humanos de qualidade máxima. Isso, sem sofrer qualquer advertência, dentro de 11 diferentes gestões estaduais, via quase 20 governadores, cerca de 50 secretários estaduais de saúde, média de 40 secretários estaduais de segurança pública e centenas de superintendentes.

 

Atuação versátil

Sem abrir mão da total responsabilidade profissional costumeira, doutor Bomfinho Ribeiro se destaca ainda por causa de outros distintos fatores, como trabalho sério, humanidade, estudos e atualizações frequentes, honestidade, sensatez.

Inteligente, visionário, o médico conhecido e referência em muitas partes de Goiás e do Brasil tem versatilidade louvável, trabalhando em várias frentes ao longo dos anos.

Em Uruaçu, doutor Bomfinho Ribeiro atuou nos então hospitais Santana (atual Serra da Mesa [em diferentes etapas]); e, São Vicente de Paulo (fechado). Na vizinha Niquelândia, onde esteve com ênfase maior entre 1998 e 2010, foi sócio-proprietário de uma unidade hospitalar.

Na também cidade coirmã Nova Iguaçu de Goiás, se notabilizou com atendimento semanal faz anos. Uma ligação de bastante afeto perante os pacientes.

Ao invés de estar aposentado na militância médica particular, segue atendendo em consultório constantemente movimentado na sede do Instituto de Olhos de Uruaçu (IOU), Centro uruaçuense. O trabalho particular/privado vai continuar normalmente.

Mais que isso, consegue momentos para mostrar habilidades nas atividades classistas, estando presidente da Unimed Norte Goiano até março de 2026. No comando do sistema cooperativista de trabalho médico, tem empreendido trabalho visto com satisfação pelos colegas cooperados, algo possível por meio de contenção de despesas e investimentos certeiros em todas as infraestruturas possíveis, inclusive ampliada e moderna sede, um dos mais belos estabelecimentos de Uruaçu.

“Quando chequei a Uruaçu, em 1980, nós fazíamos 95% dos partos de toda a região Norte. Época do doutor Visconde [Viscondino Vieira Visconde], comandando o Hospital Santana. […] A gente já trabalhava com muito amor. Depois, eu fui para o Hospital São Vicente, fui muito bem recebido e, ao longo dos anos, trabalhei e trabalho muito!”, narrou ao JORNAL CIDADE em março de 2023, quando da inauguração do Hospital Edmundo Fernandes, conquista inquestionável de Uruaçu e do Centro-Oeste brasileiro.

 

Agro, família, pacientes

Como se não bastasse, doutor Bomfinho Ribeiro é apaixonado pelo campo, trabalhando na seara do agro – agricultura e pecuária.

Mais entidade: defende com fervor o Sindicato Rural de Uruaçu, o qual já presidiu, com realces marcantes: diretoria interativa, sede do SRU bem cuidada, Festas Agropecuárias anuais expressivas, obtenção de patrocínios, sintonia com os produtores sindicalizados e famílias camponesas, cursos relevantes, gabinete odontológico supimpa, interatividade com a comunidade (mesmo ainda sem o advento da popularização da internet) e muito mais.

Quando forem editar um livro sobre a história e o funcionamento do Sindicato, ele tende ocupar parte especial na obra.

Doutor Bomfinho Ribeiro teve participação em fatos político-administrativos de repercussões consideráveis englobando o Município de Uruaçu, com atitudes voltadas totalmente para a opção pública e coletiva, rejeitando o ato de tirar proveito pessoal.

Pai de família efusivo, o marido da também médica Rosália Edity Ribeiro Silva (doutora Rosália [fundadora da Unimed Norte Goiano]), patriarca exímio, diz que “o caminho natural” após os filhos são justamente os netos, bisnetos, daí por diante, seres que ocupam tempo de maneira afetivíssima.

Entre as homenagens recebidas na vida, nas comemorações do 94º aniversário de emancipação de Uruaçu (4 de julho de 2025) foi agraciado com a Comenda Coronel Gaspar Fernandes Carvalho, mais alta honraria concedida pela Prefeitura da cidade nortense. Antes, 11 de setembro do ano passado, recebeu na Assembleia Legislativa de Goiás outro reconhecimento, em iniciativa do então deputado estadual doutor Rodrigo Fernandes. Motivos de orgulho para o filho do casal Maria José da Conceição/Manoel Ribeiro Sobrinho (in memoriam), que adora mesmo é ouvir e poder falar com os pacientes.

Doutor Bomfinho Ribeiro ganha merecidamente aposentadoria atendendo no setor público, mas continua na medicina particular atendendo a todos, inclusive trinetos de trisavós que ele atendeu lá no final dos anos 1970, início dos anos 1980.

 

Com a esposa doutora Rosália – Foto: Acervo de família

 

2025: outubro (acima), em evento da Unimed Norte Goiano, homenageando os médicos. E, dentro de novembro (abaixo [6º – esq.]), na inauguração da Clínica de Terapias Integradas em Uruaçu (da Unimed Cerrado, da qual a entidade presidida por ele faz parte) – Fotos: Divulgação/Unimed Norte Goiano e Comunicação/Unimed Cerrado

 

Médico legista Bomfinho Ribeiro Sobrinho: aposentadoria no setor público, após mais de quatro décadas trabalhando no Estado

 

Leia também: Uruaçu: Unimed Norte Goiano homenageia médicos

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!