Avanço histórico para a Saúde na Macrorregião Centro-Norte de Goiás, Consórcio se torna realidade. Vereador opina que a nova estrutura é fundamental para o Estado, o Centro-Norte e principalmente para Uruaçu.

Saúde fortalecida: iniciativa promove gestão pública colaborativa do Samu através de Consórcios Intermunicipais. Comitiva de Uruaçu durante recente reunião de alinhamento com o secretário estadual Rasível Santos (4º esq.) – Fotos, inclusive da home: Divulgação (Gabinete do vereador Josimar Nogueira e Comunicação/Câmara)

Em sessão do Legislativo de Uruaçu, vereadores aprovaram a adesão do Município ao Consórcio

Vereador uruaçuense Josimar Nogueira analisa que a nova estrutura é “importante para o Estado, a região Centro-Norte e especialmente para Uruaçu”
A Câmara Municipal de Uruaçu aprovou durante a sessão de 15 de setembro, a lei que autoriza a adesão do Município ao Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), conhecido como Cisceno. De iniciativa do prefeito Machadinho (MDB), e aprovada por unanimidade pelos vereadores, a novidade representa passo decisivo para a integração da localidade do Norte goiano à iniciativa que abrange 60 Municípios da Macrorregião, beneficiando mais de 1,1 milhão de habitantes, conforme dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Essa adesão não apenas garante a ampliação e melhoria do atendimento de urgência e emergência, mas também assegura a participação equitativa da totalidade dos Municípios no financiamento do Consórcio, com forte apoio da gestão estadual.
O Cisceno, criado em janeiro e formalizado em maio durante a primeira Assembleia Geral com prefeitos, surgiu como estratégia de regionalização da saúde alinhada à Política Estadual de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Goiás, instituída pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em março de 2024.
Gestão colaborativa
A iniciativa promove a gestão pública colaborativa do Samu por meio de Consórcios Intermunicipais, padronizando atendimentos para traumas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e sepse, definindo tipologias hospitalares e adotando linguagem unificada no sistema de saúde. O objetivo é centralizar a regulação dos atendimentos, ampliar a frota de ambulâncias – com quarenta e uma Unidades de Suporte Básico (USB) e dez de Suporte Avançado (USA) distribuídas estrategicamente para cobrir todo o território sem lacunas assistenciais –, e reduzir tempos de resposta para até 25 minutos em serviços móveis e 60 minutos em atendimentos hospitalares.
Para Uruaçu, cidade estratégica na Microrregião centro-nortense e já polo de saúde regional graças ao Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN), a adesão é especialmente transformadora. “Nosso Município possui base descentralizada do Samu com uma ambulância de suporte avançado e uma de suporte básico. Agora, se posiciona como um ‘hub’ central na Rede de Atenção às Urgências e Emergências [RUE]. Isso vai possibilitar que Uruaçu se torne cada vez mais o polo de saúde da região, onde teremos o transporte aeromédico do Corpo de Bombeiros em parceria com o Samu, uma configuração regional com transportes de longa distância por helicóptero aeromédico”, comenta Josimar Nogueira (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Essa estruturação, segundo o vereador, é “muito importante para o Estado, a região Centro-Norte e especialmente para Uruaçu”, reforçando a capacidade de remoção rápida de pacientes para centros de atendimento adequados, salvando vidas e reduzindo mortes evitáveis.
Apoio
O apoio do Governo de Goiás é fundamental no processo. O governador Ronaldo Caiado (UB) tem articulado ativamente a expansão do Consórcio, com reuniões envolvendo prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores dos 60 Municípios. Os investimentos somam R$25 milhões iniciais para a consolidação da RUE na Macrorregião, incluindo reformas no Complexo Regulador em Anápolis (polo assistencial da região), aquisição de veículos de emergência e capacitação de equipes. Posteriormente, o custeio mensal do Samu será compartilhado: 41% pelo Estado (equivalente a cerca de R$7 milhões mensais para a região, conforme projeções baseadas na divisão de responsabilidades), 34% pela União e 25% pelos Municípios consorciados, garantindo sustentabilidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. “A estruturação desse Consórcio é um marco para a saúde pública do nosso Estado, pois permitirá a reorganização de todo o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência da macrorregião”, disse recentemente Rasível Santos, secretário de Estado da Saúde.
Esclarecimentos
A aprovação em Uruaçu foi possível após rodada de esclarecimentos técnicos. Antes da votação, Josimar Nogueira, ao lado dos colegas Jhonatha Fernandes (PSB) e Diogo Carvalho (PDT), e do secretário Municipal de Saúde uruaçuense, Wesley Souza, reuniram-se com Rasível Santos, na sede da SES-GO, em Goiânia. “Na oportunidade, tiramos todas as dúvidas, onde foi explicado e muito bem definido cada questão”, detalha Josimar Nogueira, narrando também que os vereadores votaram confiantes na melhoria dos serviços, enfatizando a autonomia municipal preservada no modelo de consórcio público, uma resposta direta a críticas iniciais sobre possível terceirização.
Segundo o parlamentar, a Câmara de Uruaçu reafirmou que o Cisceno mantém o controle 100% público, fiscalizado por órgãos de controle e Conselhos de Saúde, fortalecendo o SUS sem riscos à gestão direta.
Meta: 60 Municípios
Com essa adesão, Uruaçu se junta a outros 50 Municípios já em processo de integração, acelerando o objetivo de inclusão total dos 60 participantes.
Para os moradores de Uruaçu e da Macrorregião, a nova realidade significa acesso mais célere e qualificado a uma rede integrada, incluindo hospitais gerais e especializados, em parceria ampliada com o Corpo de Bombeiros, que incluirá a aquisição de um helicóptero aeromédico para agilizar transportes.
Especialistas enxergam na iniciativa um salto qualitativo na regionalização da saúde goiana, com potencial para revolucionar o atendimento pré-hospitalar. “Com a efetivação completa da RUE, vamos garantir a assistência célere e de excelência”, prevê Rasível Santos.
Para Josimar Nogueira, de dedicação expressiva e estudioso permanente englobando temáticas da área da saúde, Uruaçu, agora, parte ativa desse avanço, celebra um futuro mais seguro e eficiente para seus usuários e de cidades vizinhas.
Leia também: Caiado articula ampliação de consórcio intermunicipal para gestão do Samu
(Informações: Gabinete do vereador Josimar Nogueira. Com Redação do JORNAL CIDADE; e, com Secom Goiás)