Agrocolégio Maguito Vilela visita Estância K, em Bela Vista de Goiás

Alunado conheceu funcionamento de Compost Barn, sistema de alojamento para gado leiteiro que alia bem-estar animal à sustentabilidade ambiental.

Atividade, que contou com a participação de Rafael Gouveia, integra programação especial dos 100 dias letivos – Fotos (inclusive da home): Comunicação Setorial da Emater Goiás

 

As turmas A e B do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela participaram dia 11 de junho, de visita técnica à Estância K, localizada em Bela Vista de Goiás, como parte da programação em comemoração aos 100 dias letivos. A atividade proporcionou aos estudantes imersão em tecnologias e práticas modernas da produção agropecuária, reforçando o vínculo entre teoria e prática. Além disso, os alunos tiveram um momento de bate-papo com o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Rafael Gouveia, que esteve presente no Dia de Campo.

Durante a estada, eles conheceram de perto o funcionamento de um Compost Barn, sistema de alojamento para gado leiteiro que alia bem-estar animal à sustentabilidade ambiental. No local, as vacas descansam sobre uma cama de compostagem feita com serragem, restos de madeira e feno, que se decompõem naturalmente, gerando fertilizante orgânico. Os professores acompanharam os grupos, explicando processos e incentivando a interação com os profissionais da fazenda.

Para Rafael Gouveia, a visita representa mais do que simples aula de campo. “Essa atividade é importante não apenas pelos conhecimentos que os alunos estão adquirindo, mas pelo que ela representa: o Agrocolégio era um sonho para a Emater, e agora ele já está completando 100 dias letivos. Temos nos dedicado muito para oferecer uma oportunidade única de ensino para os alunos dos produtores rurais do Estado de Goiás”, destacou.

Além do Compost Barn, visitaram as áreas de ordenha e de silagem de milho, compreendendo todas as etapas envolvidas na alimentação e no manejo do rebanho leiteiro. Outro momento que surpreendeu os alunos foi a apresentação do robô de aproximação de trato, tecnologia inovadora utilizada para otimizar a alimentação dos animais. O equipamento se movimenta automaticamente pelos corredores do galpão, aproximando a ração das vacas e estimulando o consumo, além de reduzir o desperdício.

 

Bate-papo

A visita também foi aproveitada para momento de bate-papo com o presidente, quando conversaram sobre diversos assuntos. Rafael Gouveia refletiu sobre a história e as conquistas da instituição, empolgando os alunos com as notícias de novas melhorias na infraestrutura e nas aulas práticas.

A programação desse período letivo segue ao longo da semana com outras atividades práticas, visitas técnicas e avaliações integradas. O Agrocolégio, fruto da parceria entre a Emater Goiás e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é um modelo de educação integrada ao campo, que atua na formação técnica dos jovens, preparando-os para os desafios e inovações do agronegócio.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação Setorial da Emater Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!