Fortes críticas à gestão Lula marcaram o ato político na sexta 4, em Salvador. Alvos são os maus resultados da gestão petista nas áreas de segurança pública e da economia.

Apoio de parlamentares e lideranças impulsiona pré-candidatura de Caiado à Presidência – Fotos: Divulgação/UB
Com discurso contundente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), se apresentou como alternativa para a Presidência da República durante o lançamento de sua pré-candidatura, na manhã desta sexta-feira, na sede do Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. Ele chegou ao local por volta das 10h, levado nos braços por correligionários aos gritos de ‘Caiado presidente’, juntamente com a esposa/primeira-dama Gracinha Caiado. Despontando como nome da direita para 2026, Caiado reuniu lideranças de diversos partidos e milhares de pessoas no ato, em que apontou falhas da administração Lula (PT), principalmente na segurança pública.
“Hoje, em muitos lugares do Brasil, o crime se impõe acima do estado, mas em Goiás não é assim”, afirmou, criticando a presença do crime organizado em regiões como o Rio de Janeiro. “Se eu chegar ao governo federal, bandido vai estar na cadeia ou fora do país, porque aqui não vai mais incomodar ninguém”. O pré-candidato destacou sua disposição para enfrentar a criminalidade em âmbito nacional: “O Brasil vai ter um presidente para comandar esse combate. Conheço minha responsabilidade e confio na força das polícias estaduais. Quando há comando, quando o governante não ‘amarela’ nem se ajoelha diante da bandidagem, as coisas funcionam”.
Outro alvo de crítica foi a política econômica do comando petista, que tem enfrentado cenário de forte inflação. “Quando o governo coloca uma taxa de juros de 14,25% ao ano, se implanta um processo inflacionário e aí joga para os estados a responsabilidade pela cesta básica. São medidas características do incompetente”, avaliou Caiado. E provocou, dizendo que o empréstimo com garantia do FGTS é um verdadeiro “golpe” contra o trabalhador. “Empréstimo do dinheiro dele próprio para pagar até 100% de juros?”, indagou.
O lançamento da pré-candidatura de Caiado reuniu uma expressiva força política nacional, com a presença de senadores da República, 17 deputados federais de estados como Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, e do Distrito Federal, além de cerca de 40 deputados estaduais. Também marcaram presença mais de 250 prefeitos e vice-prefeitos de municípios goianos e baianos, além de lideranças empresariais de diversas regiões do país. O vice-presidente do UB, ACM Neto, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, do mesmo partido, reforçaram apoio ao projeto.
Escolha
Caiado explicou por que escolheu a capital baiana para iniciar a caminhada pelo Brasil: “Quando eu lancei minha candidatura em Goiás, foi na cidade de Goiás, que é a cidade-mãe do estado. Na minha campanha para presidente, estou lançando aqui na Bahia, que é, sem dúvida nenhuma, a mãe do Brasil”, explicou. “Não tem volta, o destino é o Palácio do Planalto”.
No mesmo evento, o governador recebeu dupla homenagem do Poder Legislativo da Bahia, ao ser agraciado com a Comenda 2 de Julho e o Título de Cidadão Baiano.
Nota da Redação do JORNAL CIDADE: Sandro Mabel (UB), prefeito de Goiânia, se fez presente no acontecimento. Machadinho (MDB), prefeito de Uruaçu; e, o vereador por Uruaçu Chiquinho (do UB e presidente da União dos Vereadores de Goiás [UVG-GO]), acompanhado da esposa Marizete Oliveira, participaram do evento

Machadinho (esq.), prefeito de Uruaçu, com Ronaldo Caiado, em Salvador – Foto: Aplicativo
(Informações, sob adaptações e acréscimo de informações: Comunicação)