OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 437 (1º a 15/11/2024) – ‘Cidades bonitas. Feias, não!’

Cidades bonitas. Um fator importante!

 

Em março de 2024, foi publicado pelo QuintoAndar Guias (quintoandar.com.br), Cidades mais bonitas do Brasil: conheça 10 municípios encantadores para chamar de lar: ‘Agora que você sabe que o Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador, Curitiba, Fernando de Noronha, Gramado, Florianópolis, Holambra, Brasília e Petrópolis são as 10 cidades mais lindas do Brasil, chegou a hora de conhecer as principais características desses locais’.

Existem partes feias, muito feias, horríveis, horrorosas nessas localidades (três delas, conhecidas pelos editores do JORNAL CIDADE)? Sim! Goiânia e Uruaçu, redutos sedes do JC, têm locais ruins e com essas outras particularidades negativas? Claro!

Os prefeitos, governadores, o governo federal, administradores públicos em geral, precisam se dedicar com vontade maior para que as cidades sejam sinônimos, ao máximo, de boa estrutura, conforto, bem-estar, beleza. Algo que só é possível por meio de serviços de construção e manutenção permanentes através de equipes especializadas na execução de obras civis públicas.

Inaugurar uma praça, um parque, uma ponte, uma praça esportiva, pavimentar vias públicas são iniciativas ótimas, porém que outros espaços desses passem por reparos qualificados, ao mesmo tempo os novos bens entregues.

Uma andada em qualquer parte das cidades e é fácil visualizar estruturas danificadas, abandonadas.

No texto Oito cidades brasileiras têm reconhecimento por práticas de turismo sustentáveis, o governo federal externa (agenciagov.ebc.com.br), no ano 2023, que  Brasil conquistou mais um ‘reconhecimento internacional por implantar práticas sustentáveis no turismo’ e que ‘oito cidades brasileiras estão na prestigiada lista TOP 100 Good Practice Stories, promovida pela Green Destinations, uma organização holandesa que destaca e premia 100 histórias de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável em todo o mundo. A maior parte dos municípios estão no estado de Santa Catarina’.

Também: ‘Divulgada durante Conferência Anual da Green Destinarions na Estônia, o ranking destacou localidades em todo o mundo, como: Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil. As histórias escolhidas contam iniciativas e projetos inovadores e eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável a nível global’.

E: ‘Estão no ranking as cidades catarinenses de Urubici e Bom Jardim da Serra, localizadas na região serrana; Bombinhas e Navegantes, no litoral Norte e Itá, que fica no Oeste do estado. No Rio Grande do Norte, o destaque ficou por conta das localidades litorâneas Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi.’.

Que a boa vontade possa reinar entre os gestores públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!