Em mais uma edição cultural histórica, evento de três dias da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, na nortense Uruaçu apresenta diversidade, reforçando a celebração do ‘Dia da Consciência Negra’, celebrado nacionalmente pela primeira vez em 20 de novembro de 2024.
Na organização da IV Semana da Consciência Negra, a Comunidade Quilombola João Borges Vieira contou com o apoio do realizador do evento, Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Goiás (PNCC-GO), mais parceira com o Câmpus de Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo uruaçuense.
Prestigiando a mesclada e ampla programação que visou celebrar a cultura negra/quilombola, de 18 a 20 de novembro as sedes da Associação, e pasta municipal, localizada no interior do museu Dom Prada, receberam artistas, outros nomes do segmento e públicos que ofereceram ou testemunharam ações formativas, debates e apresentações artísticas e culturais.
Diversidade
Entre os atrativos, roda de tambor e exposição de artesanato; oficina de turbantes e bioconstrução; audiência pública abordando o antirracismo e a ancestralidade; palestras e rodas de conversa sobre acessibilidade cultural; roda de capoeira; batalha de rima; cinema de rua; e, gastronomia (feijoada, com artes cultura, a exemplo de apresentações musicais).
Comentando que neste ano, o Dia da Consciência Negra foi celebrado como feriado nacional pela primeira vez, os envolvidos destacam, reafirmam a importância da luta pela igualdade racial e valorização da identidade negra.
Estabelecido em Uruaçu e dirigido por Antônio Eckert, o Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO) é uma das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com atuação frequente dentro de Goiás, e parceira do Instituto Educação, Cultura e Vida – Casa de Cultura da Juventude, denominado OSC Celebrante, do PNCC-GO.
(Jota Marcelo)