Novo livro explora a riqueza histórica, ambiental e turística de Conceição do Mato Dentro, destacando suas unidades de conservação e papel na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, da Unesco.
O calendário literário reserva para 13 de dezembro, 19h, na sede do salão do Espaço Tio Patinhas, em Conceição do Mato Dentro-MG, importante evento.
A cidade, Capital Mineira do Ecoturismo, é tema de nova obra do escritor Miguel von Behr que chega para valorizar a importância ambiental e os atrativos turísticos da região. O livro As Unidades de Conservação de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Legado para o futuro oferece mergulho na história do Município e nas áreas naturais protegidas que fazem de Conceição do Mato Dentro um destino singular para ecoturistas e amantes da natureza.
A publicação detalha a história de criação, importância ambiental e cultural e atrativos das quatro unidades de conservação da localidade, distante 167 quilômetros ao Norte de Belo Horizonte, na Serra do Espinhaço. Um conjunto de riquezas naturais, a exemplo do famoso Parque Natural Municipal do Tabuleiro e o Parque Estadual Serra do Intendente, que abrigam atrações naturais como a imponente Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil. Outro destaque é a Cachoeira Rabo de Cavalo, no Parque Serra do Intendente, que encanta visitantes com sua beleza impressionante, este em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Os parques são marcos de preservação da rica e única biodiversidade, lazer, recreação e turismo sustentável.
O livro também aborda o papel decisivo que Conceição do Mato Dentro e seus protagonistas locais desempenharam na criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, declarada pela Unesco em 2005. A geologia singular da Serra do Espinhaço é explorada na obra, trazendo ao leitor um panorama rico em biodiversidade e cenários naturais únicos.
Além de promover o ecoturismo, a obra discute o incentivo e atividades como o mountain bike, e destaca a Rota das 10 Cachoeiras, que valoriza o turismo de aventura. O livro encerra com uma análise sobre a Travessia Lapinha-Tabuleiro, considerada um dos principais desafios de gestão do turismo na região, e reflete sobre o legado ambiental das unidades de conservação para o futuro de Conceição do Mato Dentro.
Sobre o autor
Miguel von Behr também é arquiteto, urbanista e ambientalista com ampla experiência em conservação ambiental. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília, foi servidor de órgãos ambientais federais como a Sema, o Ibama, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente, contribuindo para a criação de diversas unidades de conservação no Brasil: Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, Juréia (SP), APA da Mantiqueira (SP, MG, RJ) e Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé (SC).
É um dos sócios-fundadores da Fundação SOS Mata Atlântica. Miguel coordenou e implantou projetos voltados para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável de populações tradicionais da Amazônia. Atualmente, dedica-se à fotografia e a cursos sobre criação e gestão de unidades de conservação municipais. Com oito livros publicados, nas suas obras Miguel explora a natureza, história, cultura e iniciativas de conservação dos ecossistemas brasileiros. Entre suas publicações estão Cubatão Força da Vida, Planalto da Bodoquena, Jalapão Sertão das Águas, Costa dos Corais e Guarakessaba Passado, Presente e Futuro.
Outras informações podem ser obtidas com Déborah Garcia Resende, via e-mail deborah@miguelvonbehr.com.br ou whatsapp (34) 99289-8256 e (48) 98862-2984.
(Informações, sob adaptações: Comunicação)