Periódico mostra que Ronaldo Caiado, com recorde de aprovação e resultados expressivos na segurança pública, tem o ‘case’ de sucesso de Goiás como estratégia para chegar ao Palácio do Planalto.
Reportagem publicada pelo jornal O Globo (periódico sediado no Rio de Janeiro-RJ), em 1º de dezembro, destacou o governador Ronaldo Caiado (UB) como um dos principais nomes da direita brasileira e aposta consolidada para 2026. Parte da série que traça perfis de possíveis presidenciáveis, a publicação aponta o goiano como exemplo de boa gestão. Caiado é descrito como alguém que conseguiu transformar os resultados alcançados em Goiás como um case que pretende apresentar ao Brasil.
Com índices de aprovação de 86% (instituto Genial/Quaest, abril) e 75% (AtlasIntel, agosto), o chefe de Estado afirma ao veículo de comunicação que sua candidatura ao Palácio do Planalto está definida: “Não me lancei com antecedência para barganhar outros cargos. Disputarei a presidência em 2026. E para ganhar”, assegurou. Caiado acredita que a força da direita, como catalisadora dos anseios da maioria da população, continua sólida e independente: “Dela não há dono”.
Na análise do perfil, jornal o apresenta como gestor entre a imagem de um político tradicional e a de um gestor moderno, contraste que promete se intensificar em sua campanha presidencial. Representando tanto o agro tecnológico quanto a defesa de pautas conservadoras, Caiado carrega as marcas de uma dicotomia que, segundo interlocutores, será desafiadora, mas que o goiano consegue negociar com desenvoltura.
O lançamento oficial da pré-candidatura está marcado para fevereiro do próximo ano, pela necessidade de ganhar tempo devido ao tamanho do eleitorado goiano, que representa apenas 5 milhões de eleitores, conforme justificou: “Não tenho o luxo, como Tarcísio de Freitas [Republicanos] de poder esperar até 2026 para me decidir”. Caiado também vê 2026 como oportunidade estratégica, apostando na queda de popularidade do presidente Lula (PT) e na possível desintegração da aliança de alguns integrantes do UB com o governo petista.
Ao comentar os desafios e as disputas internas da direita, Caiado declarou com confiança: “O Marçal [PRTB] pautou nacionalmente a disputa sem um case real para apresentar. Pois eu o tenho, e se chama Goiás”. Além disso, ele projeta cenário com “um candidato com o sobrenome Bolsonaro”, Ratinho Jr (PSD) e possivelmente Tarcísio de Freitas, embora preveja que este último possa disputar a reeleição em São Paulo.
Segurança de resultados
Prioridade absoluta de Caiado desde o primeiro dia de governo, a segurança pública foi destaque na reportagem devido aos resultados expressivos obtidos em Goiás, que se consolidou como referência nacional nessa área. A reportagem menciona o Festival Expert XP, realizado há dois meses em São Paulo, no qual o mesmo apresentou as ações que moldaram sua gestão, recebendo aplausos de uma plateia de mil pessoas ao declarar que Goiás é o único estado brasileiro onde facções criminosas não controlam “uma rua sequer”.
“Ou o bandido muda de profissão ou se muda de Goiás”, o governador não se cansa de frisar. Desde 2018, o estado registrou reduções significativas em crimes, como 85% em latrocínios, 56% em homicídios dolosos e 68% em furtos de veículos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A reportagem conclui que Caiado tem capital político e realizações que sustentam sua candidatura, mas também desafios em um cenário repleto de disputas dentro da direita.
(Informações, sob adaptações: Comunicação)