Nova diretoria é empossada para dirigir a Subseção de Uruaçu, no triênio 2019-2021. Da mesma forma que o presidente anterior, o novato destaca que os advogados com atuação em Uruaçu, nas duas Delegacias da Ordem e cidades jurisdicionadas são respeitados, após vasto trabalho desenvolvido em distintas gestões.
Componentes eleitos, em 30 de novembro, da diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) de Uruaçu tomaram posse na tarde de 9 de janeiro, durante cerimônia realizada na sede do Tribunal do Júri do Fórum da cidade nortense. A entidade engloba ainda as Delegacias de Mara Rosa e Campinorte, mais as cidades jurisdicionadas (sem Delegacias) de Hidrolina, São Luiz do Norte, Nova Iguaçu de Goiás, Alto Horizonte e Amaralina.
Vitorioso em chapa única, o advogado Rodrigo de Souza Magalhães (doutor Rodrigo Magalhães) presidirá a representação nos próximos três anos. Com ele, na direção, Antônio José Costa Filho (da Delegacia de Mara Rosa, mais conhecido por doutor Costa), vice-presidente; Gabriel Henrique de Queiroz Campos, diretor-tesoureiro; Lucas Freitas Camapum Peres, secretário-geral; e, Alcione Francisca da Costa, secretária adjunta.
Além dos cinco membros da nova diretoria, comporam a mesa o advogado Bruno Henrique Vasconcelos, secretário-geral da Comissão Eleitoral instituída para o pleito 2018; advogado Rodrigo Rodolfo Fernandes, presidente antecessor; advogado Paulo Paiva, conselheiro seccional da OAB Goiás/conselheiro regional Norte da Ordem e representante da diretoria da Seccional; advogados Joel Sousa Oliveira (gestões 1985-1986 e 1987-1988) e Iliomar Francisco Campos, ex-presidentes da OAB Uruaçu; advogado Alexandre Barrozo, procurador-geral do Município, representando o prefeito Valmir Pedro (PSDB); Taroba (Pros), presidente da Câmara Municipal de Uruaçu; produtor rural e empresário Machadinho (Podemos), suplente de deputado estadual; Tenente Coronel Maxwell, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), sediado em Uruaçu; e, Rafhael Barboza, delegado de Polícia local.
Entre outras presenças na cerimônia: o advogado Edenval Fonsêca, presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Uruaçu – Estado de Goiás; e, os vereadores Zé Henrique (PPS) e Fátima Oliveira (MDB). Por estarem em audiências, o juiz Leonardo Naciff; e, a promotora Daniela Haun de Araújo Serafim, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Uruaçu, participaram de parte do evento.
Doutor Rodrigo Magalhães
Entre as explanações do novo presidente, a advocacia deve ter uma só voz e ser independente de todos os poderes, com a entidade sempre respeitando as instituições e vice-versa, com os profissionais trabalhando – no bom sentido –, com coragem.
Para o mesmo, saber lidar com hierarquia é algo fundamental e que “a advocacia fala pelo cidadão”.
Defendendo que o advogado com atuação no interior precisa ser visto no mesmo nível profissional dos colegas com militância na capital, doutor Rodrigo Magalhães avalia ser possível esse justo ato.
Confiante de que a OAB Goiás pode aumentar e apresentar sequência maior com atividades dentro da OAB Uruaçu, ele salientou que defende a causa e que formulará pedido nesse sentido.
Citando a carência de uma Procuradoria de Prerrogativas, de um procurador em tempo integral dentro da OAB Uruaçu, expôs: buscará a instituição desse suporte, para que os profissionais possam contar em caráter permanente com atendimentos presenciais e, atos judiciais e extrajudiciais na defesa de advogados.
Para combater a prática ilegal do exercício da profissão e captação ilegal de clientela em Uruaçu e na região (especialmente dentro de 2018), doutor Rodrigo Magalhães foi categórico em esclarecer que medidas serão tomadas, em parceria com a Polícia Civil (PC).
Mencionando que a advocacia necessita abranger mais sua atuação no campo assistencial, adiantou que a constituição inédita de Comissão específica na Subseção uruaçuense permitirá tal prática em âmbito maior.
Destacando o trabalho presidencial do antecessor doutor Rodrigo Fernandes, assinalou não ser fácil substituí-lo, devido ao seu dinamismo no comando, amor, dedicação para com a entidade durante três mandatos seguidos. Relembrando ter atuado, em diferentes cargos, durante os nove anos das gestões do colega, o novo presidente comentou que aprendeu muito com ele, citando ainda o espírito de liderança empreendido pelo colega, ajudando os profissionais da Subseção se fortalecerem e ganharem respeitos interno e externo. O mesmo salientou que doutor Rodrigo Fernandes é uma das grandes referências da advocacia em Goiás.
Doutor Rodrigo Fernandes
Afirmando se sentir feliz com a evolução da categoria em Uruaçu e nas cidades que sediam Delegacias e áreas filiadas, doutor Rodrigo Fernandes mencionou que os profissionais da OAB Uruaçu hoje são respeitados em todos os lugares, um patamar alcançado sob trabalho intenso, juntamente com valorosos diretores. “A nossa advocacia saiu de um patamar razoável para um patamar de respeito perante a sociedade goiana e a sociedade brasileira”, discursou. Informando que a classe detém credibilidade junto às instituições e as pessoas, relembrou: “Sempre pautamos pelo diálogo, pelo respeito, pelo trabalho digno. Tenho orgulho de dizer que sempre trabalhamos lado a lado, respeitando os advogados. Um trabalho fruto de muita união e amplo respeito”.
Especificando que novo ciclo se inicia, com sequência aos atos exitosos de trabalho desenvolvido e de respeitabilidade obtida na Subseção de Uruaçu, o agora não mais presidente classifica os colegas como “guerreiros” e que só restava agradecer o empenho de todos. Igualmente foi registrada gratidão aos parceiros da OAB.
Opinando que o xará doutor Rodrigo chegou ao posto de presidente pela competência e pelo trabalho, pronunciou que a própria formação e chapa consensual já foi uma mostra inicial da maturidade do sucessor e de outros colegas.
Ao comentar sobre a construção do Centro de Esportes, Cultura e Lazer (CEL) do Norte, evidenciou que, se até pouco tempo a instituição nada possuía, hoje tem um patrimônio de R$2 milhões, um espaço para os advogados passarem momentos agradáveis com suas famílias.
Sintonia
Atendendo a reportagem, o novo vice-presidente Antônio José Costa Filho (doutor Costa) ressaltou ser louvável a atuação da advocacia da Subseção que ele compõe e, quanto mais a OAB Goiás prestigiar o interior com a promoção de atividades, mais fortalecida se torna a classe. A colega Alcione Francisca da Costa, empossada secretária adjunta, salienta que emprestar tempo para a atividade classista resulta na defesa do trabalho de cada advogado, mesmo sobrando pouco tempo. Segundo ela, é possível conciliar e mostrar para a sociedade “o interesse coletivo de nós, advogados, ajudando no que for possível”, comenta.
Nos mandatos de doutor Rodrigo Fernandes, a OAB Uruaçu sempre dispensou atenção grande para as Delegacias e as demais áreas de atuação da entidade. Novo presidente, doutor Rodrigo Magalhães adianta que a atenção permanecerá. “Continuará e, eu agradeço muito os nossos colegas advogados de cada cidade”, expressa.
REPORTAGEM COMPLETA, inclusive com declarações de entrevistados e trechos de oratórias, será publicada no site do JORNAL CIDADE, link REGIONAIS e, em posterior edição impressa
Seção Goiás
Na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), para o triênio 2019-2021, Lúcio Flávio de Paiva foi reeleito nas eleições gerais da entidade, através da chapa Pra Frente OAB. Integrantes da diretoria OAB-GO, da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag) e conselheiros seccionais eleitos no final do ano tomaram posse administrativa na sede da Seccional, dia 3 de janeiro, quando também foi empossado Rafael Lara Martins, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO Conselheiro Francisco Moreira Camarço (ESA-GO). Com isso – a solenidade foi conduzida pela Comissão Eleitoral responsável pelo último pleito –, constitui-se a garantia para execução de atos de gestão, pelos membros da chapa eleita.
Além de Lúcio Flávio, tomaram posse Jacó Coelho (secretário-geral), Roberto Serra da Silva Maia (tesoureiro) e Delzira Menezes (secretária-geral adjunta). Pela Casag, Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira (presidente), David Soares da Costa (vice-presidente), Valéria Alves dos Reis Menezes (secretária-geral), Nadim Neme Neto (secretário-geral adjunto) e Carlos Eduardo Ramos Jubé (tesoureiro).
Já o ato público de diplomação está agendado para 15 de janeiro, 19h, na sede do Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL da OAB), em Aparecida de Goiânia.
Estrutura da OAB Uruaçu
Assim é composta, dentro de Uruaçu, a estrutura física da Subseção local:
Sede/Sala da OAB-GO no Fórum da Justiça Estadual
Rua Califórnia, Qd. 5, Lt. 2, setor Jonas Veiga – 76400-000
(62) 3357-2384 – uruacu@oabgo.org.br
Sala da OAB-GO na Justiça do Trabalho
Rua Isabel Fernandes Carvalho, esquina com avenida Tocantins, Qd. 26, Lt. 108, Centro – 76400-000
(62) 3357-1999
Sala da OAB-GO no Juizado Cível e Criminal
Rua Havaí, s/nº, setor Aeroporto – 76400-000
(62) 3357-4823
Sala da OAB-GO na Justiça Federal
Avenida Tocantins, Centro – 76400-000
(62) 3357-2011
Leia também: Doutor Rodrigo Magalhães é eleito na Subseção Uruaçu
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com atualizações)