Morre aos 103 anos, doutor Cristovam, ex-prefeito de Uruaçu

Cristovam Francisco de Ávila, que completou 103 anos neste 2023, exerceu diversas atividades profissionais em Uruaçu e Goiânia nas iniciativas privada e pública, além de ser admirado pai de família.

Doutor Cristovam: homem de condutas fenomenais e profissional de qualidade acentuada – Fotos, inclusive home: Marcello Dantas/DA Imagens

 

Luto na sociedade de Uruaçu, com a morte de um dos mais ilustres habitantes do Estado de Goiás: doutor Cristovam.

Ele – que se encontrava internado no hospital Edmundo Fernandes de Carvalho, situado na cidade do Norte goiano –, portava problemas de saúde, recentemente havia contraído uma pneumonia e respirava com ajuda de aparelhos. O óbito ocorreu às 22h08 d0 domingo 8 de outubro.

Nascido dia 5 de agosto de 1920, patriarca de família tradicional, entre outras responsabilidades, exerceu as funções de lavrador, leitor assíduo, servidor público estadual, professor, secretário municipal, prefeito de Uruaçu, promotor de Justiça, escritor, historiador, pesquisador histórico, palestrante, orientador (no escritório, na sala de casa, no alpendre de casa) junto a milhares de estudantes de todos os níveis.

Era ocupante da cadeira número 1 da Academia Uruaçuense de Letras (AUL).

Uma vida repleta ímpar fundamentada na simplicidade, serenidade, honestidade, nos estudos, no trabalho, dedicação para com a esposa Dona Selenita (de quem era viúvo), na criação dos filhos, na religiosidade, na leitura, no contato com a natureza.

 

Opiniões

Secretário municipal de Cultura e Turismo de Uruaçu, Eduardo Jaguar comenta que a cidade “perde um grande ícone. Símbolo de conhecimento e cultura, doutor Cristovam deixou um legado que nos enche de orgulho. Meus sentimentos a todos os familiares!”.

“Grande homem. Um ser humano inigualável. Uma dádiva de Deus a sua presença em nosso meio. Meus sentimentos!”, declara Solange Bertulino, prefeita uruaçuense no mandato 2013-2016.

“Grande homem. Sentimentos a toda família”, externa Walzate Freitas Carvalho (Zata), sobrinho dele e, ex-presidente da Câmara Municipal local, atual servidor da Prefeitura.

Doutor Cristovam foi padrinho da primeira turma de pós-graduação em Direito da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) e “empresta, com muito orgulho, seu nome ao Centro Acadêmico [C. A.] de Direito da FaSeM”, comenta o diretor da instituição uruaçuense, doutor Rodrigo Gabriel.

 

Homenagem fúnebre

O velório, iniciado 4h,  está programado para até 16h, na sede do salão da Pax, em Uruaçu. Em seguida, missa de corpo presente, na Catedral Sant’Ana e, o sepultamento no cemitério Santana, na mesma cidade.

Um legado extraordinário deixa doutor Cristovam!

 

Leia também:

5 de agosto de agosto de 2023. Os 103 anos de doutor Cristovam

URUAÇU-HISTÓRIA

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!