Durante o lançamento do programa, na sexta 25 de agosto, dois livros da escritora aparecidense Nilda Simone, foram apresentados ao público.
“Uma forma de valorizar os escritores locais, mas, também, de incentivar os alunos sobre a importância da leitura. Vamos buscar levar para as escolas criações de mais escritores aqui da nossa cidade, propiciando, cada vez mais, conhecimento sobre a história de Aparecida”: Palavras da secretária municipal de Educação de Aparecida, Professora Idelma Oliveira (na foto acima, com o presidente da Academia de Letras de Aparecida, Rafael Albuquerque, durante o evento)
Com objetivo de incentivar escritores da cidade a criarem obras literárias e valorizar a cultura local, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lançou em 25 de agosto, o programa Aparecida em Letras, na Sala do Centenário do Aparecida é Shopping.
“É com muita alegria que damos mais um passo em prol da cultura em nossa cidade. A Prefeitura está oferecendo recursos para que os escritores possam compartilhar suas perspectivas e narrativas a toda população”, destacou o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), sobre o programa.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcos Alcântara, o programa fomentará a criatividade literária de escritores, além de enriquecer a cultura local. “Nós estamos vivenciando um momento muito ímpar e especial da cultura de Aparecida. E o foco do programa é esse, de incentivar, apoiar, valorizar os escritores que tem colocado pontos tão importantes de pesquisas da história da nossa cidade. A Secretaria de Cultura está aí para abraçar todos os escritores, todos aqueles que realmente amam a história e a trajetória da nossa cidade”, manifestou.
Memórias
Como parte do lançamento do programa, duas primeiras obras literárias foram apresentadas: Aparecida de Goiânia: Nossa História, Nossa Gente e Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia – Volumes I e II. Ambas são criações da escritora local Nilda Simone que, ao longo das últimas décadas, pesquisa a história e a cultura aparecidense, ajudando a população a entender e se identificar com a trajetória da cidade centenária. “Este programa é de suma importância, porque nós escritores aparecidenses precisamos de um espaço para divulgação, mídia, precisamos vender, publicar e criar”, salientou Nilda Simone.
A autora narra passagens marcantes presentes na memória dos moradores mais velhos. Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia I e II relembra histórias engraçadas, pitorescas e até aterrorizantes. “Esse livro tem causos e lendas, encantos e mistérios sobre Aparecida que foram vivenciadas pelo meu avô, meu bisavô, nossos amigos, minha mãe, e assim a gente conta”, reiterou a escritora.
Secretária e presidente da Academia
O talento e dedicação à escrita da autora foram reconhecidos de forma que as obras lançadas serão utilizadas pedagogicamente na rede municipal de ensino. “Acredito que é muito importante colocar os alunos das nossas unidades educacionais em contato com esses livros, com os autores da nossa cidade. Esta é uma forma de valorizar os escritores locais, mas, também, de incentivar os alunos sobre a importância da leitura. Vamos buscar levar para as escolas criações de mais escritores aqui da nossa cidade, propiciando, cada vez mais, conhecimento sobre a história de Aparecida”, disse a secretária municipal de Educação Professora Idelma Oliveira, durante o ato.
O presidente da Academia de Letras de Aparecida de Goiânia, Rafael Ferreira de Albuquerque, marcou presença no lançamento do programa e parabenizou a inciativa. “A gente está num momento muito rico da nossa cultura que é um retorno mesmo à leitura. Porque a gente passou por um momento muito obscuro da Educação, onde o livro didático acabou sendo um pouco esquecido, o literário então, nem se fala. Então, incentivar a leitura, principalmente das crianças, hoje, é o mais importante. Ter esse tipo de espaço por meio da Prefeitura, junto com a Academia de Letras e, claro, junto com grandes escritores é muito importante”, comentou.
Secretário de Cultura de Aparecida, Marcos Alcântara: “Nós estamos vivenciando momento muito ímpar e especial da cultura de Aparecida. O foco do programa é esse, de incentivar, apoiar, valorizar os escritores que tem colocado pontos tão importantes de pesquisas da história da nossa cidade. A Secretaria de Cultura está aí para abraçar todos os escritores, todos aqueles que realmente amam a história e a trajetória da nossa cidade”
(Informações: Comunicação. Com Redação do JORNAL CIDADE)